Mort Walker... O criador do "Recruta Zero" e vários outros personagens de tirinhas de jornal (Zezé & Cia, Arca dos Bichos, etc) partiu neste sábado, dia 27 de janeiro de 2018, aos 94 anos!
Nesta matéria especial, relembraremos a trajetória desse grande artista ao longo de seus mais de 68 anos (!) de carreira... Que descanse em paz!
Confira abaixo:
O "Submundo" está de LUTO (pois sou um dos maiores fãs e adoradores do "Recruta Zero" desde a infância)... Mort Walker começou muito cedo na carreira de cartunista, e aos 11 anos de idade já se arriscava desenhando pra jornais do Kansas. Aos 20, foi convocado pelo exército americano (em plena 2º Guerra Mundial) onde alcançou o posto de primeiro-tenente. De volta aos EUA, retomou a carreira de cartunista e criou o "Recruta Zero" em 1950! Só que inicialmente, o "Zero" (Beetle Bailey) era uma tirinha universitária sobre a vida no campus (acima, postei uma pág em P&B com as tirinhas dessa fase - antes dele virar recruta)!
A tira na universidade não fazia muito sucesso, mas com o início da Guerra da Coréia, o personagem acabou sendo convocado pelo exército (ele deixou de ser um estudante vagabundo e preguiçoso e passou a ser um recruta vagabundo e preguiçoso, rs). Com essa mudança, veio junto todo um universo de personagens carismáticos no Quartel Swampy: O "Sargento Tainha", O "General Dureza", "Dentinho", "Quindim", a "Dona Tetê", o "Tenente Escovinha", "Roque", "Cuca", o cachorro "Otto", e vários outros! Além do "Recruta "Zero", Walker criou também as tirinhas de "Zezé & Cia" (a família do Zero) e a "Arca dos Bichos"!
Mort Walker desenhou a tira do "Recruta Zero" por 68 anos (!) mais do que qualquer outro cartunista americano (segundo o jornal "The Washington Post"). No Brasil, o Recruta Zero já passou pelas mais diversas editoras (Saber, Nova Sampa, Globo, L&PM, Ópera Graphica), sendo que seu auge foi na RGE durante os anos 70 e 80 (onde chegou a ter revista mensal, almanaques, e especiais diversos). A Pixel (atual detentora da série) chegou a lançar uma revista bimestral pro recruta (já cancelada), além do "Livro de Ouro" (que teve 4 Vol). Faço votos ainda pra que o rei da vagabundagem e da preguiça tenha vida longa novamente nas bancas! Mort Walker: Missão cumprida, soldado... Descanse em paz! Até+
Créditos:) Leo Radd - http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2018/01/submundo-hq-n204.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário