Esta é a capa da primeira edição da Turma da Mônica lançada fora do país, toda em inglês, sendo um dos gibis mais raros do Brasil. Foi em 1973, na Itália, no Festival Internacional de Quadrinhos de Luca. Uma imensa vitrine.
Há dois anos, a MSP se preparava para apresentar a Turma da Mônica para uma nova geração!
Com 6 edições e publicada pelo selo Mangá MSP, a primeira temporada de Turma da Mônica - Geração 12 foi um sucesso! #TBT #Geração12
"Quando repórter na Folha, um colega de redação me encomendou uma página com charges para ilustrar uma revista. Criei um menino e um cachorro. Sem nome nem nada. Desenhei, fiz arte-final e fui para o jornal. Até me dar conta de que tinha deixado os desenhos no táxi. Passei outra noite desenhando. Quando espalhei os papeis na redação, não acreditei. Tinha perdido de novo. Passei outra noite desenhando. Dessa vez os desenhos saíram limpinhos. Eu ainda não sabia, mas estava criando meus primeiros personagens de histórias em quadrinhos: Franjinha e Bidu.
No domingo, a primeira historinha do Bidu completa 62 anos. Publicada no dia 18 de julho de 1959, ele apareceu pela primeira vez entre duas reportagens da Folha da Tarde - uma sobre uma pirâmide asteca e outra sobre crendices e superstições.
Uma curiosidade: Bidu era uma gíria da época para adivinhão ou esperto. Outra: até o número 5 da sua revista, o Bidu era cinza. Como sempre, indiquei que queria 60% preto, mas a gráfica cometeu algum erro e o Bidu saiu azulado. Em vez de reclamar, gostei. Um cachorro azul era mais marcante e o erro gerou uma boa ideia. Eu ia adorar se um dia minhas historinhas fossem todas coloridas. Deu certo." - Mauricio de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário