quinta-feira, 3 de julho de 2008

As Melhores Tiras da Turma da Mônica!




Chegaram nesta semana nas bancas os primeiros cinco livros de coletânea com tiras clássicas da Turma da Mônica: As Melhores Tiras da Mônica, As Melhores Tiras do Cebolinha, As Melhores Tiras do Chico Bento e As Melhores Tiras do Penadinho e As Melhores Tiras do Bidu.

A Mônica só estreou em 1963 nas tiras do Cebolinha. Ela era a irmã menor do Zé Luís, algo que logo foi esquecido por Mauricio de Sousa. Com o tempo, a menina invocada foi conquistando mais e mais fãs, sempre com seu inseparável coelhinho de pelúcia e mesclando o jeito meigo com momentos de fúria quando os meninos a chamam de baixinha, gorducha e dentuça. E não é que a turma passou a ser dela? Hoje, a Mônica é reconhecida internacionalmente. Considerada a "primeira-dama" do quadrinho nacional, em 2007, foi eleita embaixadora do UNICEF - é a única personagem a ter este título no mundo. Em 2008, recebeu o título de embaixadora do turismo brasileiro.

Cebolinha surgiu em 1960, nas tiras do Bidu e do Franjinha publicadas nos jornais. No começo, tinha alguns fios de cabelo a mais e só anos depois Mauricio chegou aos cinco que se tornaram uma de suas marcas registradas. Naqueles tempos em que a preocupação com o "politicamente correto" passava por outro entendimento, o arteiro garotinho logo passou de coadjuvante a personagem principal... até surgir uma certa baixinha dentuça. Sempre ao lado do Cascão, só tem uma coisa que faz mais do que trocar o "r" por "l": pegar no pé da Mônica e bolar planos "infalíveis" contra ela, para se tornar o dono da rua. Mas como esses planos nunca dão certo, o jeito é tentar fugir das coelhadas.

Visualmente o Chico Bento que estreou nas tiras de jornais, em 1961, era diferente da versão atual. Às vezes, ele ainda não falava o "caipirês", era um pouco mais velho e lembrava o Jeca Tatu, clássico personagem de Monteiro Lobato. Sua aparência foi alterada com o tempo, mas seu jeitão roceiro continuou e conquistou milhões de fãs no Brasil e no mundo. Quase sempre descalço, com roupas simples, chapéu de palha, o simpático Chico Bento mostra em suas histórias a vida simples do interior, seja ajudando o pai, defendendo a natureza, nadando no riacho, roubando goiabas ou namorando a Rosinha.

O Penadinho estreou nas tiras de jornais em 1963, mas era chamado apenas de fantasminha e contracenava com o Cebolinha. Com o passar dos anos, Mauricio notou o potencial do personagem, mudou sua "residência" para o cemitério e lhe "presenteou" com uma divertida turma, formada por outros fantasmas e alguns seres da ficção e da mitologia. Assim, foram surgindo Cranicola, Muminho, Zé Vampir, Frank, Lobi, Zé Caveirinha, Dona Morte, Alminha, entre outros.

Bidu foi o primeiro personagem de Mauricio e estreou em 1959. No começo, ele era só o cachorro do Franjinha, mas logo o desenhista enxergou que suas histórias podiam render ainda mais. Assim, ele passou a ter suas próprias tiras de jornais, que sempre fizeram muito sucesso. Nelas, o simpático cãozinho azul, que foi batizado por um jornalista da Folha da Manhã (a expressão era uma gíria que significava sabido, esperto), conversa com objetos inanimados, amigos e outros bichos e vive situações hilárias. E como o Bidu foi o primeiro personagem da turma, tornou-se o símbolo da Mauricio de Sousa Produções.

Cada livro tem 132 páginas em formato pocket, periodicidade trismestral e custam R$ 9,90 cada.

A Turma da Mônica foi criada por Mauricio de Sousa na década de 1960 e fez sua estréia pela Editora Continental, passando pela Editora Abril de 1970 a 1986, pela Editora Globo de 1987 a 2006 e a partir de 2007 sendo publicada pela Panini Comics. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, a Turma da Mônica já rendeu filmes, desenhos animados e uma grande variedade de produtos licenciados, conquistando não só o Brasil como também diversos outros países.
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=16429

Nenhum comentário: