sábado, 30 de julho de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°486 - Cebolinha: HQ "De novo, Seu Juca?"

_CB_70_%281978%29.jpg (471×730)
Capa de 'Cebolinha Nº 70' (Ed. Abril, 1978)
Nessa postagem mostro uma história de quando o Cebolinha e a Mônica perturbaram o Seu Juca quando ele foi jardineiro. Com 5 páginas no total, foi publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 70' (Ed. Abril, 1978).


Nela, a Dona Cebola, mãe do Cebolinha, pede para ele levar um café para o jardineiro da casa. Quando o Cebolinha chega lá, ouve o jardineiro cantando enquanto faz poda na moita e o Cebolinha reconhece pela voz e jeito de dançar que era o Seu Juca. Com a animação de tê-lo visto, Cebolinha faz derrubar o café quente na bunda do Seu Juca e ainda sobe em cima dele, perguntando o que ele faz lá, já que na última vez estava com uma camisa engraçada (camisa de força).
HQ_De_Novo_Seu_Juca+%281%29.jpg (489×730)
Seu Juca, já desesperado por ter visto o Cebolinha, fica pensando como foi a última vez que eles se encontraram, pensando que quando saiu do hospital ia trabalhar como jardineiro para ter descanso e acaba caindo lá. Cebolinha pergunta se ele está triste e logo emenda que ele está triste porque está com saudades da turma e trata logo de ir chamá-los. Seu Juca impede, falando que não precisa porque está alegre.
HQ_De_Novo_Seu_Juca+%282%29.jpg (478×730)

Mônica aparece, perguntando para o Cebolinha qual era a piada. Seu Juca ao vê-la trata logo de se esconder na moita. Mônica estranha, corta a moita e vê que era o seu Juca, sendo que ela acabou cortando o cabelo dele, deixando careca. Mônica pergunta desde quando ele resolveu ficar careca, e aí o Seu Juca percebe que perdeu o cabelo e começa a chorar. Mônica pensa que está chorando de felicidade em vê-los e diz que estão felizes também e vão ajudá-los a cuidar do jardim. 

Foi só Seu Juca aceitar a ajuda deles que na mesma hora é derrubado pela escada que o Cebolinha carregava e faz com que ele caia dentro do saco de folhas que havia cortado. Mônica pergunta aonde está o seu Juca, ele aparece dentro do saco e Cebolinha trata de bater com a escada e Mônica dá pauladas, pensando que era um monstro-folha. Aí descobrem que era o Seu Juca, pensando que ele estava dormindo dentro do saco.
HQ_De_Novo_Seu_Juca+%283%29.jpg (482×730)
Depois de um tempo, Cebolinha estranha estar cuidando do jardim a 1 quilômetro de distância do Seu Juca, que fica aliviado por ter se livrado dos pestinhas. Mônica faz o alicate soltar da mão e com a sua força vai parar em uma árvore que estava uma coruja, que acaba voando tonta e se choca com um pássaro, que cai no lago em que estava um sapo, que voa e acaba batendo uma pedra gigante que estava em uma ladeira e acaba se chocando direto no Seu Juca.

No final, passa um tempo, Seu Juca está internado no hospital todo quebrado, com gesso no corpo inteiro. O médico comenta com a enfermeira que Seu Juca está se recuperando bem, mas logo ele começa a dar umas risadas de louco, e o médico estranha que ele estava bem até agora pouco. Na verdade, Seu Juca passou a enlouquecer quando viu da janela que a turminha estava indo visitá-lo no hospital.
HQ_De_Novo_Seu_Juca+%284%29.jpg (484×730)
Muito engraçada essa história, bem voltada aos absurdos típicos dos quadrinhos e desenhos animados. Seu Juca sofreu muito dessa vez, Cebolinha e Mônica pegaram pesado com ele, com direito a ficar careca e ser espancado com escada e paulada, inclusive. Eles eram bem mais perversos com o seu Juca do que atualmente, sem comparação. Seu Juca fica doido só com a presença de alguém da turminha, só avistar é como se visse assombração, coisa típica esquizofrênica. Eles aprontam muito com ele, sem intenção, mas se soubesse se controlar, conseguiria contornar os pestinhas.

Gosto de quando eles veem e já gritam logo "Seu Juca" com sorriso de orelha a orelha. Eles gostam do Seu Juca, mas ele tem pavor da turminha e com o jeito de tratar logo de se livrar deles, acaba se complicando mais. A turminha, por sua vez, não se manca que Seu Juca não gosta deles, e fazem as coisas sem querer só para "ajudá-lo", mas acabam o atrapalhando ainda mais as atividades. Nessa postagem AQUI falei mais sobre o personagem Seu Juca.
HQ_De_Novo_Seu_Juca+%285%29.jpg (474×730)
Interessante também que mostravam a última aparição que teve, como que aconteceu na história passada. Por ser uma das primeiras histórias do Seu Juca e suas aparições eram ocasionais, costumavam muito colocar títulos como "De novo, Seu Juca?", "Seu Juca novamente", "Mais uma vez Seu Juca", etc. Depois que passou a ser um personagem frequente, passaram a colocar títulos mais elaborados.

Os traços típicos do final dos anos 70, com uma característica muito marcante da língua dos personagens ocuparem quase toda a boca deles. Achava engraçado esses traços. E teve alguns erros de cores de deixarem de pintar a língua dos personagens. Na postagem a coloquei completa.  Ela foi republicada depois no 'Almanaque do Cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989). Abaixo, a capa desse almanaque:
_ACB_5_%281989%29.jpg (508×730)
Capa do 'Almanaque do cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989)
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/07/cebolinha-hq-de-novo-seu-juca.html

Nenhum comentário: