segunda-feira, 23 de março de 2009

Aniversário dos Simpsons-A família mais louca das séries de animação comemora 20 anos no ar!


A família mais pirada de todos os tempos comemora seus 20 anos em 2009. Para isso, um longo calendário, denominado pela distribuidora Fox de “Best. 20. Years. Ever”, foi preparado para festejar a segunda década de sucesso dos moradores de Springfield. A celebração global vai durar até o dia 14 de janeiro de 2010, data em que se comemora o 20º aniversário do programa, que estreou regularmente em 1990.
Considerada a série mais antiga da televisão norte-americana, "Os Simpsons" começaram as comemorações de 2009 com uma nova vinheta de abertura, o que representa a primeira atualização desde 1987, quando o primeiro piloto foi ao ar. A música tema continua a mesma, mas alguns personagens novos foram adicionados à vinheta. Outro plano da emissora é enviar mulheres vestidas como Marge Simpson para circular em diversos bares de Nova York, Chicago, Los Angeles, Boston e São Francisco. Essas atrizes irão entregar códigos de ringtones e papéis de parede de celular com a temática dos Simpsons.
Criado pelo cartunista Matt Groening, a série exibiu 432 episódios na atual 20ª temporada, o que faz dela a mais antiga em exibição nos Estados Unidos. Recebeu inúmeros prêmios, como: 24 Emmy Awards, 26 Annies e um Peabody.
Mas não para por aí, em 1998 foi eleita pela revista Time como a melhor série televisiva do século. Mais tarde, em 2000, conseguiu sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, além de uma atração temática na Universal Studios. Mas a pergunta é: Como uma família que tem Homer Simpson como chefe consegue fazer tanto sucesso? Ele é pai, mas também é preguiçoso, guloso e não dispõe de muita inteligência. É casado com Margie, a sábia-estranha mãe do malandro Bart, da politicamente-correta Lisa e da bebê Maggie. Para o publicitário Gustavo Cunico, de Santos / SP, os Simpsons definitivamente revolucionaram o mundo das animações, trazendo temas polêmicos e retratando o dia-a-dia das famílias norteamericanas, de uma maneira escrachada para um público diverso – composto por crianças e adultos. “Fico impressionado com a variedade de personagens com diferentes características físicas e comportamentais. Apesar dos papéis principais, você nunca sabe o que vai acontecer.”, diz Gustavo. A série conta com um enorme número de coadjuvantes, incluindo colegas de trabalho e escola, professores, policiais, barmans, e por aí vai... Mas o que realmente faz diferença são as tantas participações especiais; ícones da música, da política, do cinema, como Greenday e Tom Hanks, que apareceram no filme (2007) e Ronaldo e 50 Cent, nas temporadas 18 e 16, respectivamente. Além disso, a série não deixa de criticar o modo de vida norteamericano, o governo dos Estados Unidos, as sociedades e as religiões de forma aberta e sem censuras. Enfim, faz parte do roteiro do desenho tudo o que possa despertar gargalhadas nos adultos, a raiva dos chefes de estado e o sorriso inocente das crianças.
O último episódio notoriamente polêmico brinca com a crise financeira mundial, na qual a família Simpson acaba perdendo sua casa, por falta de pagamentos da hipoteca. No desenho, a casa é leiloada e arrematada pelo vizinho Ned Flanders, que posteriormente acaba alugando a casa para os próprios Simpsons.
Em 2002, no episódio 15 da série, o Brasil foi o alvo da vez. O Rio de Janeiro é mostrado com macacos e ratos nas ruas e com uma população sexualmente agressiva. No episódio, Homer é seqüestrado por um taxista, Bart é atacado por meninos de rua, e os programas infantis tem apresentadoras sexys e provocantes.
A EMBRATUR protestou e ameaçou processar os produtores da série. A atitude do governo brasileiro foi alvo de chacota em perante a imprensa internacional. Antes mesmo do episódio ir ao ar no Brasil, o secretário de turismo do Rio de Janeiro protestou a respeito da forma como a cidade foi retratada no desenho.
Este e outros casos de revolta contra o sarcasmo dos episódios não deram em nada. A família Simpson continua adorada por milhões de pessoas, e considerada a série de maior sucesso da história da animação.

Nenhum comentário: