quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os 50 anos dos Flintstones!

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/42/6240flinstones1.jpgNo dia 30 de setembro de 1960, quando estreou em horário nobre no canal ABC dos Estados Unidos, a série de desenhos animados Os Flintstones, dos estúdios Hanna-Barbera, tinha um desafio: conquistar uma audiência conservadora que era propriamente o alvo da gozação daquela família de classe média da Idade da Pedra, cheia de manias, trejeitos e problemas contemporâneos sob a roupagem de troglodita.

Passados 50 anos, Fred, Wilma, Pedrita, o "cachorro" Dino e os vizinhos Barney, Beth e Bambam conseguiram mais do que isso.

Cultuados por diferentes gerações de fãs, os Flintstones também estrelaram tiras de quadrinhos, gibis, espetáculos teatrais, brinquedos, produtos licenciados, filmes live-action para o cinema e até um parque temático.

http://www.desenhosparaimprimir.net/wp-content/uploads/2010/08/Os-Flintstones-para-imprimir-1.jpg
A série original seguiu até 1966. Nas décadas de 1970 e 1980, ganhou longas-metragens especiais e spin-offs - como Bambam & Pedrita e Garotos das Cavernas (que também chegaram aos quadrinhos) - e uma nova sequência de episódios inéditos, além da série Os Flintstones nos Anos Dourados (Flintstones Kids), na qual os personagens são crianças.

Fred Flintstone e sua família estrearam nos quadrinhos em 1961, nas tiras de jornais produzidas pelo cartunista e animador Gene Hazelton. No mesmo ano, ganharam as páginas dos gibis, com um título próprio lançado pela norte-americana Dell/Gold Key Comics.

Foi a extinta TV Excelsior que trouxe os Flintstones para o Brasil, em 1961. Dois anos depois, a editora O Cruzeiro publicava os personagens pela primeira vez em gibi no País.

http://images.pictureshunt.com/pics/t/the_flintstones-5297.gif

Até os anos 2000, incluindo alguns intervalos, eles foram publicados, na sequência, pelas editoras Abril, RGE, A Tribuna - que também lançou Os Flintstones nos Anos Dourados, no final da década de 1980 - e Panini Comics.

Com o cancelamento, em 2005, do título que dividia com os Jetsons na Panini, a família Flintstone apareceu até 2008 em outro gibi da editora, o Almanaque Clássicos do Bumerangue.

Por enquanto, no Brasil, os personagens estão fora das bancas. Mas na TV eles continuam encantando as novas gerações.

http://i79.photobucket.com/albums/j128/_ucha/animacao/ed%20benedict/fredwilma.jpg
Graças ao SBT, que, além de exibir diariamente Flintstones Kids no Carrossel Animado, trará de volta a série original a partir do próximo dia 2 de outubro, sempre no último bloco do programa.
http://i79.photobucket.com/albums/j128/_ucha/animacao/ed%20benedict/fredebarney3.jpg
Apesar de as comemorações terem sido tímidas em todo o mundo, o aniversário dos Flintstones não passou em branco no site de buscas Google, que no último dia 30 de setembro homenageou a família pré-histórica colocando no lugar do logotipo da companhia uma ilustração com toda a turma em um paradisíaco cenário da cidade de Bedrock.
Os Flintstones
Yabadabadoo!
Por Marcus Ramone - http://www.universohq.com.br/

Nenhum comentário: