sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°228 - Mingau: HQ "Apuros de um gato"!

_Magali_18_(1990).jpg (514×730)
Capa de 'Magali Nº 18' (Ed. Globo, 1990)
No dia de Halloween, mostro uma história bacana em que o Mingau precisou enfrentar uma bruxa quando ele estava procurando por comida. Tem 8 páginas e foi a história de encerramento de 'Magali Nº 18' (Ed. Globo, 1990).

Começa o Mingau se enroscando nos pés da Dona Lina, mãe da Magali, pedindo comida depois do almoço e ela se recusa a dar. Ele sai de casa cabisbaixo e resolve ir à luta atrás de comer algo na rua.
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(1).jpg (488×730)
Primeiro, o Mingau vai a um restaurante, se senta na mesa com o menu na mão e pede algo com muito peixe e muito creme de leite ao garçom, que ao ver o gato lá, dá um chute nele expulsando do restaurante. Mingau reclama que com os gatos do cinema isso dá certo e volta a procurar comida. No caminho, vê uns gatos revirando lixeira, mas ele não aceita por não estar tão desesperado para comer.
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(2).jpg (499×730)
Quando se conforma em voltar para casa esperar a janta, surge uma sardinha na sua frente, mas ele não vê que era uma armadilha em que a sardinha estava amarrada por um fio. Mingau tenta pegar sardinha, mas ela é puxada e o Mingau cai no chão. Depois tenta de novo e não consegue também. Na terceira tentativa, ele consegue, mas é capturado por uma bruxa com uma rede e diz que agora ele terá um novo lar. 
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(3).jpg (482×730)
Mingau diz à bruxa que sabe que ele é fofinho, lindo e irresistível, mas não quer ficar lá. Com isso, tenta fugir pela janela, só que a bruxa lança um raio e o traz de volta. Mingau insiste em dizer que não vai ficar lá porque ele é da Magali, até que a bruxa traz um frango assado a ele. Ele adora e pensa em ficar lá mais um pouco. 
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(4).jpg (481×730)
Enquanto come, a bruxa fala que só estava faltando pelo de gato gordo para acabar a sua poção da maldade para se tornar a bruxa mais malvada. Mingau ouve tudo e tenta fugir, mas a bruxa o pega de novo. Com o Mingau nas mãos, ela fala que precisaria tirar pelos dele todos os dias. Ele fica desesperado, dizendo que desse jeito ia ficar pelado. 

Quando a bruxa pega a pimenta para a poção, o Mingau aproveita para assoprar em direção aos olhos dela. Ela passa a ficar com olhos ardendo e lança raios por todos os cantos e nessa hora o Mingau consegue escapar e vai correndo para casa. 
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(5).jpg (502×730)
No final, Magali estava preocupada com a demora dele e entrega a sua janta. Ele come tudo e se enrosca na dona Lina, pedindo mais. Ela não aceita porque não quer outro comilão em casa. Então, Mingau lança um raio em direção à geladeira, que faz abrir sozinha e as comidas se levitam sozinha até ele. Mingau herdou o dom de mágica da bruxa. Magali e sua mãe desmaiam e o Mingau diz que ser gato de bruxa tem suas vantagens.
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(6).jpg (506×730)
Acho essa história muito boa, de fato ele passou um sufoco e se apavorou com a bruxa malvada, tudo por causa da sua gula. Engraçada a cena do Mingau em um restaurante com o menu na mão e logo depois sendo chutado. Personagens sendo chutados não tem mais atualmente, ainda mais bichos.  Dá para notar que nessa época, o Mingau era mais comilão, assim como a dona, e, então passava vários perigos por causa disso.
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(7).jpg (494×730)
Os traços excelentes, adorava os desenhos do Mingau assim, sem dentes caninos à mostra a toda hora como é hoje. Assim como nessa história era bem melhor.  Era também mais gordo, porque comia toda hora, diferente da Magali, que nunca engorda. Na postagem a coloquei completa.

Gosto de histórias do Mingau na rua, fora da sua casa. Sempre achei que, além de contracenar com a Magali, mostrando os costumes dos gatos, ele devia ter sua turma de gatos fixos, mas isso nunca aconteceu. Os gatos com quem ele contracenava sempre apareceram só em 1 história. A que apareceu mais vezes, recentemente foi a gata Aveia, que é sua namorada oficial, mas que anda sumida. 
_Mingau_Apuros_de_um_gato+(8).jpg (512×730)
Legal nas histórias do Mingau é retratar os costumes dos gatos, Nessa, por exemplo, ele se enrosca nas pernas da mãe da Magali para pedir comida, exatamente como um gato de verdade faz, Outra coisa interessante nas histórias dele, que dá impressão que a Magali ou outras pessoas entendem o que ele está falando. Fazem de uma forma que até estão dialogando tranquilamente. E os gestos dele, como colocar a mão na cintura dão um charme a mais no personagem.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/10/mingau-hq-apuros-de-um-gato.html

Nenhum comentário: