terça-feira, 13 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°935 - Dona Morte: HQ "Com os dias contados"

Mostro uma história em que um homem resolveu curtir a vida após descobrir que só tinha 3 meses de vida. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 10' (Ed. Gobo, 1987).

Capa de 'Cascão Nº 10' (Ed. Globo, 1987)

Nela, conhecemos o Otávio, que foi se consultar com o médico Doutor Fontes, que comunica Otávio tem uma doença incurável e só tem 3 meses de vida. Otávio sai da clínica arrasado e se pergunta o que vai fazer em 3 meses de vida e aí resolve viver a vida.

Otávio pede a conta do emprego puxando a gravata do chefe e é despedido. Vai ao bar, enche a cara de cerveja e pendura a conta para pagar daqui a 3 meses. Depois, chega em casa, a esposa reclama se não foi trabalhar por estar cedo em casa e Otávio a enfrenta, a chama de bruxa e já está cheio dela. A esposa pergunta se ele quer apanhar dela e Otávio a encara e vai embora, surpreendendo a esposa já que ele nunca agiu assim.

Depois, Otávio cai na farra na boate com  muitas mulheres e vai dormir no banco da praça. Vira mendigo esperando chegar a sua hora até que aparece a Dona Morte, só que para avisar que houve mudança nos planos e o nome dele está fora da lista. Com isso, Otávio avisa à Dona Morte para colocar outro nome na lista: Doutor Fontes. Ou seja, vai matar o médico porque o fez perder tudo com a notícia falsa.

História legal abordando tema de o que o leitor faria se descobrisse que tinha pouco tempo de vida. O homem descobriu que só tinha 3 meses de vida e já que ia morrer, resolve curtir a vida, só que extrapola e não esperava que não ia morrer mais. Com o abuso que fez, acabou perdendo tudo virando mendigo. É engraçada e triste ao mesmo tempo, dá pena de Otávio ter se tornado mendigo e só restou matar o Doutor Fontes que deu notícia falsa, pelo menos ia ser preso e não ia ficar mendigando na rua.

Culpa foi dele também, podia não extrapolar tanto, ou até podia ter ido a outro médico para confirmar ou insistir em um tratamento e ter sorte de curar da doença, que não foi revelada qual era. Se ele fosse um pouco mais pé no chão, pelo menos teria mantido o emprego até morrer. A coisa boa foi ter criado coragem e enfrentar a esposa  autoritária, que o tratava como panaca e batia nele. Mostra que ele era submisso e já podia ter separado há muito tempo. Impublicável hoje em dia por ter esse humor negro, além de envolver bebida alcoólica, farra e ter final triste não permitido mais nas revistas atuais.

Era comum histórias protagonizadas por personagens secundários e a Turma do Penadinho aparecer só no final e {as vezes nem aparecia. Gostava quando tinham histórias assim. Por isso a Dona Morte só apareceu no final para dar a notícia que Otávio não morreria mais. Como de costume em histórias assim, esses secundários aparecem só em uma história. Os traços ficaram bem caprichados, bem estilo anos 1980 que davam gosto de ver.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/04/dona-morte-hq-com-os-dias-contados.html

Tiras N°15342 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O mês que você nasceu = o personagem da Turma da Mônica que seria o seu melhor amigo! Confere? #TM

Tiras N°15341 : Especial MIX nº617 - Blog do XANDRO!




Charges/Cartuns! ★ N°123671 a N°123680





Charges/Cartuns! ★ N°123661 a N°123670





Charges/Cartuns! ★ N°123651 a N°123660





Charges/Cartuns! ★ N°123641 a N°123650