sexta-feira, 28 de maio de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°948 - Uma história do Astronauta enfrentando um Novo Demônio

Compartilho uma história em que o Astronauta teve que livrar a Terra de ter dois Diabos dominando o planeta. Com 15 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 75' (Ed. Abril, 1979).
Capa de 'Cebolinha Nº 75' (Ed. Abril, 1979)

Começa com anjos subindo a "Escada da Ascensão Espiritual" no universo e um anjo para de subir no meio do caminho e senta na escada. Um anjo comenta que já aconteceu há milhões de anos e o último que fez isso foi confinado no planeta Terra e está até hoje provocando confusão com seu mau gênio, rebeldia e todos os seus poderes e deve acontecer com esse ser que acabara de sentar.

O outro anjo comenta que ele não parece ser mau e o outro ser diz que quando param de subir, começam a transforma-se e em seguida aparecem os Anjos Guardiões que só aparecem quando o equilíbrio do universo está ameaçado.

Eles perguntam ao Anjo porque parou, a ascensão é obrigatória. O Anjo responde que teve uma vaga lembrança quando eles podiam subir ou descer há milhões de anos, e teve saudade de quando tinham aquele alegre irresponsabilidade. Os Anjos falam da consequência dessa "alegre irresponsabilidade": gases e matérias em explosão contínua, constelações formando-se e desmanchando e o universo explodindo mil vezes, tudo por causa de forças terríveis que são desencadeadas quando algum deles resolve descer.

O Anjo fala que não estava descendo, apenas parou um pouco. O Anjo Guardião diz que nenhuma força pode parar no universo e, então, o Anjo resolve descer como rebeldia. O Anjo Guardião aciona a emergência que tem um anjo caído ameaçando o universo. Eles tentam a técnica do circuito alado dimensional para irem atrás dele e o Anjo não entende por que tata pressa deles.

Cada vez que desce, começa a transformação e ele passa a entender a preocupação dos anjos. Passa a se transformar em um diabo e diz que quanto mais desce, mais sente energia que nunca imaginou que tivesse no corpo, é a dor e a força de mil universos explodindo dentro dele. Os Anjos Guardiões unem as asas para a formação do circulo dimensional, cercam o Anjo Diabólico e conseguem se livrar do segundo Ser Diabólico e lamenta que o "Planeta Prisão" vai ter mais um diabólico motivo para se preocupar.

Nas proximidades da Terra surge o Ser Diabólico e ao ver a Terra e diz que seja quem for que viva lá, vai conhecer a força dos seus novos mil ódios e maldades. Astronauta estava próximo e Vê um vulto na sua nave e pensa que era um anjo no vácuo espacial. Ele vai conferir mais de perto. O Ser Diabólico considera o Astronauta uma coisa insignificante e que deve ser habitante do "Planeta Prisão" e joga o Astronauta de volta à nave apenas com um gesto. 

Astronauta vai checar o que é aquela criatura que pode ser perigosa para a humanidade e descobre que ele era um demônio, vindo de outra dimensão e com tantos poderes quanto o velho Diabo Terrestre. Comenta que o nosso Diabo deve ter vindo do mesmo lugar que ele e reconhece que existe de fato. O Ser Diabólico fala que tem bilhões de habitantes na Terra e vai gerar mais guerras, desconfiança e destruições  e o Velho Diabo exilado terá muita coisa que aprender com ele.

Surge o Velho Diabo da Terra e fala que mais um deixou de subir a escada e foi parar nos domínios dele. O Novo Demônio diz que era domínio até agora e pergunta por que ele não pensa em aposentadoria, Astronauta vê que eles estão discutindo e isso não pode acontecer, pois são muito poderosos e seria perigoso para a humanidade. O Velho Diabo fala para ele voltar para a escada como um bom diabinho e evitar aborrecimentos e o Novo Demônio sugere que para ele partilhar o mundo da Terra e se não concordar disputam duelo na força e ele ganha por ter a força de mil demônios novos.

Astronauta interrompe, avisando que se eles brigarem lá perto da Terra, vão destruir todo o sistema. O Novo Demônio fala que é o terráqueo insignificante de novo e Velho Diabo corrige que nenhum deles são insignificantes se podem ser grandes aliados e fora que Astronauta tem razão, quem quer que vença, vai ficar vagando pelo vácuo espacial porque não sobrará muita coisa do sistema solar se desencadearem todas as energias na luta.

Astronauta leva os demônios à sua nave e, através de aparelhos especiais, fazem brigar no universo neutro para não atingir a humanidade e dentro de uma hora, ele traz o vencedor do duelo. Então, o Novo Demônio volta à escada celestial e fica revoltado que foi enganado pelo humano e pretendia ensinar muitas coisas aos terráqueos. Logo reconhece que eles não tinham nada a aprender com um pobre diabo como ele e resolve subir a escada com os outros anjos.

Na nave, Astronauta comenta que um toque no botão "retorna às origens" e a Terra fica livre dos 2 Diabos, teve que enganá-los, mas não ficara com consciência pesada. Vão ficar lutando por uma hora e o vencedor da batalha mortal vai ficar toda eternidade esperando que ele ligue a máquina de retorno, e ficar para sempre vagando no vácuo espacial. Acha que foi uma ideia diabólica e dá gargalhada, mas logo percebe falou palavra "diabólica" e estranha.

No final, o Velho Diabo, vencedor do Duelo, estava em cima da nave do Astronauta, só esperando ele chegar na terra para voltar a domina ro Planeta Prisão, e comenta que desde o início já sabia da "ideia diabólica" do Astronauta com tanto tempo de serviço, não era difícil imaginar a verdadeira intenção do Astronauta.

História maravilhosa, envolvente do início ao fim mostrando a ideia da "Escada de Ascensão Espiritual", escada para aumentar o nível espiritual dos anjos, mas quando um anjo desce e se transforma no Diabo e é exilado no Planeta Terra. Mostra também como seria a Terra se tivessem dois diabos ou então ter um pior que o Diabo atual. Como não podia ter dois diabos na Terra, resolvem duelar e Astronauta aproveita para fazer os dois sumirem e não ter mais diabo na Terra, mas não contava com a habilidade do Velho Diabo já saber do seu plano e conseguiu reverter e voltar à Terra.

Como já estava sabendo das intenções, por isso o Velho Diabo aceitou e ainda disse que terráqueos podem ser grandes aliados. Astronauta não teve ética e pensava que podia enganar o Diabo, mas viu que não era bem assim. Percebeu que o plano deu errado quando falou a  palavra "diabólica" que, naquelas alturas, não devia mais existir e tudo devia estar em harmonia na Terra. Astronauta não podia destruir o Diabo porque na vida real ele ainda existiria e daria mensagem errada para os leitores, por isso o Diabo se deu bem nessa história.

Sensacional também ver a rebeldia do Novo Demônio em descer a "Escada de Ascensão Espiritual", a luta dos anjos guardiões para não desequilibrar o universo e a luta entre o Novo e o Velho Diabo para ver quem vai ficar governando a Terra. Interessante que Astronauta foi só aparecer a partir da página 7, roteirista quis deixar bem explicada a forma do Novo Diabo aparecer na Terra. No início também não falaram abertamente sobre diabos e que o anjo estava virando um novo diabo, só deixavam a  entender, e só foi sendo explicado melhor depois da presença do Astronauta. A Terra considerada como Planeta Prisão, um castigo para os seres maus foi legal também.

Capaz de até ter sido o Mauricio de Sousa o roteirista dessa, visto que nos anos 1970 ele gostava de escrever histórias longas de aventuras e com ar filosófico para personagens secundários como Astronauta, Horácio, Piteco, Turma da Mata. 

É considerada bem pesada para um gibi infantil e impublicável atualmente, sem dúvida, achariam traumatizante para as crianças. Nem pode mais ter diabos nos gibis, muito menos assim nesse nível. Na época, os gibis atendiam a todas as idades e por isso até era comum esse estilo de histórias. Depois, fizeram a história "O Deus Cebola" ('Cebolinha Nº 155' - Ed. Abril, 1985), antológica também, com esse tema da "Escada de Ascensão Espiritual" com a diferença naquela que o Anjinho teve ética de ajudar o Diabo no final e nessa, o Astronauta agiu de má fé, pensando que podia enganar o Diabo.

Os traços são um show a parte, sensacional ver desenhos assim bem detalhados, nunca foi visto o Diabo desenhado assim. O Astronauta ainda com bochechas pontiagudas, característico dos anos 1970 e na colorização, o Astronauta aparece com cabelo de cores diferentes, na época prevalecia com o cabelo branco, mas as vezes aparecia de cor amarelo e outras da cor da pele dele e nessa ficou variando cabelo entre branco e cor de pele, mas nada que tire a magia da história.

Tudo indica que nunca foi republicada até hoje, e, com isso, se torna bem rara, mas não seria republicada porque era considerada incorreta para os anos 1980, muito pelo contrário, por sinal, já que seguiam com histórias incorretas a todo vapor. É que pouquíssimas histórias de secundários dos anos 1970 foram republicadas por padrão. Nos Almanaques do Cebolinha, Cascão e Chico Bento só tinham histórias dos respectivos personagens. Já nos almanaques da Mônica, normalmente os chamados "Almanaques da Mônica" tinham histórias só dela e os com termo "Almanaque da Turma da Mônica" é que tinham também histórias com secundários e mesmo assim procurando colocar histórias mais curtas deles. Essa do Astronauta podia ser sido republicada a partir de 1984 a 1986 pela Editora Abril e por causa disso não deve ter sido. E na Editora Globo não foi por ter passado o tempo, ser considerada velha para republicação.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/05/uma-historia-do-astronauta-enfrentando-um-novo-demonio.html

Tiras N°15594 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Parabéns hoje pro Mauricio Takeda e Sousa. Nos gibis, o Do Contra. Brilha, DC! #ParabénsDoContra
Sextando com o novo visual do Do Contra, diretamente da terceira série de #TurmadaMônicaJovem para comemorar o aniversário do ícone. #TMJ3
As medidas de prevenção contra a gripe, como a vacinação, uso de mascara e distanciamento social são essenciais para impedir a disseminação do vírus. Faça sua parte. Para mais informações : turmadamonica.com.br/protegidocontragripe #ProtegidoContraGripe #SanofiVacinacao #JuntosProtegemosAVida

Tiras N°15593 : Especial MIX nº655 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15592 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15591 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15590 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15589 : GARFIELD - Jim Davis!





Ria...Se Puder! 😁 N°11501 a N°11510





Charges/Cartuns! ★ N°129901 a N°129910