sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.189 - Propagandas de produtos de higiene da Turma da Mônica (Parte 1)

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 43' (Ed. Abril, 1973)

Há 50 anos eram lançados os produtos de higiene clássicos da Mônica da "Phebo" e em homenagem mostro propagandas dessa linha de higiene que marcaram época. Dividi em 2 partes e nessa postagem reúno as propagandas da "Phebo" que circularam nos gibis dos anos 1970.

A linha de higiene da Mônica da "Phebo" foram lançados em 1973, consistia de sabonete, shampoo, talco, colônia, óleo, creme dental e escova de dente. Por muitos anos, foi só a "Phebo" que produzia os produtos de higiene deles. Curiosamente, foram os primeiros produtos comerciais da MSP feitos especialmente para crianças, sem contar bonecos das personagens. Antes, as personagens estrelavam propagandas na TV e nos gibis  dos produtos alimentícios da "Cica" e o Jotalhão estampava a embalagem do extrato de tomate, mas não eram alimentos só para crianças, e, sim, para família toda.

A primeira propaganda da linha de higiene da "Phebo" em gibis saiu em 1973 e para anunciar a novidade que ninguém conhecia ainda,  criaram essa propaganda em que uma criança, a Paula, viu primeiro a linha da Mônica e espalhou a notícia para todas as crianças, que correram para o supermercado para comprarem e todas adoraram. Uma boa propaganda e que ainda demonstra na prática o termo "viralizar" dos tempos atuais. E a propaganda também mostra foto com os produtos que lançaram inicialmente: shampoo, talco, sabonete, óleo, colônia e pasta de dente.

Em 1974, a revista "Recreio Nº 257" da Editora Abril deu de  brinde um sabonete da Mônica quem comprava a revista. Então, fizeram essa propaganda anunciando o brinde falando que o Cascão não iria gostar, mas os leitores com certeza, iriam. E ainda teve foto da embalagem e do sabonete da Monica originais, a gente vê como era um sabonete de época e percebemos que mesmo em tamanho de amostra grátis já era bem grande. O brinde ajudou a tornar o produto conhecido por ter sido lançado pouco tempo e quem passava a conhecer, gostava e comprava nos estabelecimentos. Um bom marketing, imagino a revista que ficava perfumada, sendo embalada com o sabonete. 

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 55' (Ed. Abril, 1974)

A revista "Recreio Nº 280" voltou a dar brinde da linha de higiene da Mônica, agora o brinde foi do creme dental e anunciaram a novidade nessa propaganda, do tipo do que aconteceria na próxima edição da revista. O Cebolinha foi até gentil com a Mônica a chamando de simpática só porque vai ganhar um brinde de creme dental dela. E mostraram foto do creme dental, que mesmo em tamanho de amostra grátis, bem grande também.

Propaganda tirada de 'Recreio Nº 279' (Ed. Abril, 1975)

Em 1976, teve a primeira propaganda individual do creme dental da Mônica, mostrando mais detalhes dele. Com sabor tutti-frutti, o diferencial desse creme é que tinha gosto de chiclete e dava até para fazer bola enquanto escovava dente. Bem inovador. Para crianças que não gostava de escovar dente, foi um grande incentivo, sem dúvida. Tinham preocupação de tudo se tornar brincadeira para as crianças. Propaganda foi estampada com o tubo do creme dental de época e noção do tamanho da bola que podia fazer enquanto escovava os dentes. Não informou quantos gramas tinha, mas era muito grande comparado a pastas de dente atuais.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 69' (Ed. Abril, 1976)

Em 1976, teve a propaganda individual do sabonete da Mônica, estampado com uma menina tomando banho com ele, ao lado do talco e shampoo da Mônica. Propaganda mostrava que era o sabonete das artistas da família, quem tomava banho com ele, era igualzinho aos banhos de espuma que víamos nos filmes de cinema, porque é puro, com perfume muito gostoso e faz bastante espuma. A criança vai fazer do banho a brincadeira mais legal do dia e a mamãe não vai reclamar porque o sabonete vai dar inveja a muita gente, deixando pele muito mais macia e natural do jeito que ela gosta. Ou seja, só vantagem quem tomava banho com esse sabonete e na foto da embalagem mostra que era sabonete bem grande e pesado, durando muito tempo.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 73' (Ed. Abril, 1976)

A nova propaganda do creme dental da Mônica foi lançada em 1976 mostrando várias crianças escovando os dentes com o creme e informando que além de deixar os dentes mais fortes, limpos e brilhantes, ainda vai sentir gosto de chiclé de bola, que vai poder dizer para todo mundo que masca chiclete e escova dentes ao mesmo tempo e se experimentar o creme dental, vai ser o melhor divertimento após o almoço e o jantar.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 76' (Ed. Abril, 1976)

Em 1976, tiveram os lançamentos da escova de dente da Mônica e do creme dental de sabor hortelã, que se juntaram com a linha de higiene da "Phebo" e, então, o creme dental agora com dois sabores: tutti-frutti e hortelã. Para anunciar a novidade, fizeram essa propaganda com uma historinha da mãe que comprou a escova para a filha, dizendo que tinha pontas arredondadas e não machuca a gengiva. E que ela comprou também o creme dental da Mônica de sabor hortelã. que era verdinho, gostoso, parecendo chiclete e faz até bola e pergunta para filha se vai deixá-la usar também e a filha deixa.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 46' (Ed. Abril, 1976)

Foram lançados os sabonetes com formato dos rostos das personagens em 1977. Fizeram sabonetes da Mônica, Cebolinha, Bidu e Horácio e vinham juntos em um estojo. Antes, só tinha sabonete da Mônica em formato tradicional e tinha um desenho dela de corpo inteiro segurando uma flor no centro. Esses sabonetes com formato das personagens, provavelmente com mesma fragrância, não duraram muito tempo, foram uma espécie de edição especial limitada. 

Na propaganda, mostra Mônica, Cebolinha, Bidu e Horácio tomando banho em uma banheira de espuma e informando o lançamento dos sabonetes e também o do estojo com 2 sabonetes da Mônica tradicionais, talco e shampoo e que seriam ótimas sugestões de presentes para dar de aniversário para criançada.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 86' (Ed. Abril, 1977)

Em 1977, teve a propaganda anunciando sabonete, shampoo e talco da Mônica. Lembraram que o sabonete era neutro, cheiroso e não irritava a pele, o shampoo limpava, deixava os cabelos macios e não ardia os olhos e que o talco deixava o corpo perfumado o dia todo e usando os produtos, a mamãe não vai mais lembrar que a orelhinha do filho estava suja ou as mãos não estavam limpas e a criança não vai mais fazer de conta que esqueceu da hora do banho. Foi ilustrada com os produtos com pernas como se estivessem correndo para o banheiro, segurando toalha, pente e escova para esfregar o corpo. Simples e bem criativa.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 94' (Ed. Abril, 1978)

Em 1978, teve a nova propaganda da escova de dente da Mônica e do creme dental. Informam que a escova era macia com pontinhas arredondadas e não machucavam as gengivas, que o creme dental a criança podia escolher entre os sabores de tutti-frutti (branco) e hortelã (verde), os dois com gosto de chiclé e quem usava os dois produtos, vivia sorrindo e com dentes bonitos. Foi estampada só com a foto do creme dental de hortelã e da escova de dente. Definitivamente, esse creme dental foi a sensação dos anos 1970, algo bem inovador para a época, anunciavam bastante esse.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 95' (Ed. Abril, 1978)
Como podem ver foram produtos muito bons que caíram no gosto da criançada, de fato eram muito cheirosos e dava gosto de usá-los, e as propagandas bem criativas que conseguiam despertar curiosidade e incentivar compras. Maioria delas dirigidas a crianças que achavam chato tomar banho e que usando os produtos elas iam tomar banho ou escovar dente brincando. Curioso que as propagandas dos anos 1970 tinham muito texto explicativo, não só especificamente dessas, mas todas no geral eram nesse estilo com textos grandes, a partir de meados dos anos 1980, deixaram propagandas com foco nas ilustrações. Em breve posto a segunda e última parte das propagandas de produtos de higiene da Mônica a partir dos anos 1980. 
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/09/propagandas-de-produtos-de-higiene-da-turma-da-monica-parte-1.html

Charges/Cartuns! ★ N°252.701 a N°252.800