sexta-feira, 27 de maio de 2022

Submundo HQ N°419 - "Neal Adams & George Pérez" (R.I.P.): O Bravo E o Audaz...

"Submundo-HQ" está de LUTO esta semana... Pois num curto espaço de tempo (apenas alguns dias de diferença), perdemos 2 grandes MESTRES dos quadrinhos: Neal Adams & George Pérez (duplamente lamentável)!

Esta matéria especial é um TRIBUTO (e uma singela homenagem) à esses 2 já saudosos artistas... que se foram, mas deixaram um farto legado de magníficas e icônicas HQs que marcaram época (e gerações de leitores)! 

Confira abaixo:

Neal Adams (1941-2022): Iniciou sua carreira aos 18 anos (em 1959), desenhando "Archie" e sua turma. No final da década de 60, o artista se popularizou desenhando o final da 1º fase dos "X-Men" na Marvel, em material publicado pela Panini nos "Maiores Clássicos dos XM 5" (2008), em 2 edições da Salvat: "Crepúsculo Mutante" e "À Sombra de Sauron" (ambas de 2016), e mais recentemente em: "XM - Ed. Definitiva 3" (Panini). Nos anos 70, atingiu o AUGE de sua carreira na DC, com: "Batman" (fase compilada pela Panini em 5 Vol. de "Lendas do Cav. das Trevas") e "Lanterna Verde & Arqueiro Verde" (em 3 Vol. de "Lendas" - Panini), uma famosa e polêmica sequência de histórias que abordava temas sociais e de violência urbana ("Ricardito" usuário de drogas, etc). Teve passagem marcante por diversos outros títulos da Marvel/DC e editoras diversas, entre os quais: "Batman - Odisséia" (sua última saga com o morcego: Um material moderno publicado no Brasil apenas pela Eaglemoss em 2 Vol); Foi capa de "Conan - OMNIBUS 2" (Panini); "Desafiador" (Ópera Graphica); "Superman Vs. Muhammad Ali" (Panini);  O "Universo DC por Neal Adams" (Panini - 2009); "Vingadores - A Guerra Kree/Skrull"; e "4F - Antítese" (capa acima - lançamento recente da Panini)! Morreu aos 80 anos por complicações da sepse!
 
George Pérez (1954-2022): Nascido em Nova York, ficou famoso por seu estilo de arte super-detalhista e com vasto material produzido pra Marvel e DC desde a década de 70. O AUGE de sua carreira, contudo, foi durante os anos 80, quando desenhou: Os "Vingadores" (A Saga da Coroa da Serpente - "CHM dos Vingadores"); "Viúva Negra" (em ótima saga publicada por aqui apenas em "SAM" 29-30 da Abril); "Titãs" ("Lendas DC - Titãs" Vol. 1-11, da Panini); "Mulher-Maravilha" ("Lendas DC - MM" Vol. 1-4); e "Crise nas Infinitas Terras" (sua obra-prima mais famosa e que redefiniu o Universo DC em 1985). Na 2º metade dos anos 90, voltou a chamar atenção dos leitores com o "Desafio infinito" (Marvel) e "Hulk - Futuro Imperfeito" (ambas já encadernadas pela Panini). Além, é claro, de uma reformulação dos "Vingadores" (capa acima) no evento: "Heróis Retornam" (1998), um material compilado pela Salvat numa coleção especial de 3 Vol. em capa-dura (uma excelente fase da equipe, diga-se de passagem). Também ilustrou o épico crossover: "LJA Vs. Vingadores" (POSTER abaixo) e a "Crise Infinita" (DC)! Morreu aos 67 anos, de um câncer terminal no pâncreas!
 
Enfim, 2 grandes artistas... 2 grandes mestres das HQs de todos os tempos. Cada qual marcando época e sendo referência pra gerações de leitores. 2 perdas muito sentidas pra quem é fã de quadrinhos. Que descansem em PAZ!
 

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2022/05/neal-adams-george-perez-rip-o-bravo-e-o.html

Charges/Cartuns! ★ N°189.701 a N°189.800