segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.118 - Cascão: HQ "Um dia na praia"

Capa de 'Cascão Nº 58' (Ed. Globo, 1989)

Mostro uma história em que o Cascão passou sufoco por ir à praia contra a sua vontade. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 58' (Ed. Globo, 1989).

Cascão, enquanto observa todos na praia através de um binóculos, reclama que todos insistiram para ele ir à praia e ele tinha dito que não queria, ainda insistiram que vai ser divertido e não ser um estraga-prazeres e reconhece que está sendo muito divertido, menos para ele e diz que está para ver uma coisa mais sem-graça ir à praia.

Um menino convida o Cascão a jogar futebol de praia porque está faltando um no time dele. Cascão vai, mas quando vê a onda quase atingindo a praia, sai correndo e os meninos até pensam que a onda o levou. Depois, Cascão diz que o jogo é bruto demais para ele e vê uma menina bonita e perde o interesse quando ela entra no mar. Ainda observa pessoas contentes indo para o mar para nadar ou surfar, quando vê uma menina brincando na areia. Ele brinca com ela, mas a mãe dela aparece para levá-la ao mar e tirar a sujeira. 

Cascão olha as pessoas felizes no mar e comenta que todos estão se divertindo, menos ele por causa do medo besta da água. Tem a ideia de fechar os olhos e andar devagar em direção ao mar pra ver se consegue perder esse medo duma só vez. Ele anda bem lentamente, até que chega a hora de ir embora e já no carro, fica feliz que vai ficar par a outra vez, se livrando mais uma vez de tomar banho.

História legal em que o Cascão é obrigado a ir à praia pelo seus pais e amigos e vê que todos se divertem, menos ele por não gostar de água. Reparando a felicidade deles, tenta se aproximar do mar aos poucos, bem devagar para ver se consegue criar coragem, mas demorou tanto que chegou a hora de ir embora e adiada mais uma vez seu primeiro banho.

Mostrou a ideia de gente que adora praia e outros não, que não entendem a graça que tem de estar na praia. Como Cascão foi obrigado a ir, contra a sua vontade, não estava se sentindo bem naquele lugar, ainda mais por ter mar e ele não suportar água e pior ainda para ele. Se bem que podia gostar de praia por causa da areia, mas por causa do risco de se molhar no mar, aí não gosta. A pior coisa é estar em um lugar que não esteja bem. Ele podia ter dito não e ter ficado com os avós ou até mesmo sozinho em casa para não ir. 

Foi legal ver a onda quase pegando o Cascão e ficando a dúvida se ele tomou banho ou não, mas logo vimos que eles escapou, e também a brincadeira com a menina se sujando com areia e o dilema dele de ver todos se divertindo e ele não achar graça em nada e tentar tomar banho de mar em vão no final. Pra mim, as melhores histórias do Cascão antigas eram as de miolo, costumavam ser mais engraçadas que as de abertura, que mesmo assim eram boas também.

Gostei também da cena da primeira página com ele avistando de binóculos de longe todos curtindo praia, a princípio até parecia falas dos outros, mas vimos que era o próprio Cascão falando. Chama a atenção de vários personagens figurantes, sem mostrar contracenando com sua família e seus amigos. Como ele não queria estar na praia, achou melhor ficar isolado dos outros bem longe e contracenou só com alguns.

Boa parte da história foi um monólogo do Cascão, que sempre ficavam muito engraçadas com ele falando sozinho, ele era campeão em monólogos. Os traços muito bons, deixando os personagens fofinhos, adorava desenhos assim. As cores nesse estilo típicas nos primeiros meses de 1989 também eram muito caprichadas.


Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/01/cascao-hq-um-dia-na-praia.html

Charges/Cartuns! ★ N°223.201 a N°223.300