segunda-feira, 15 de março de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°925 - Bidu, Duque e o Gato: HQ "Tradição quebrada"

Compartilho uma história em que um gato se revoltou e quis quebrar a tradição de cães perseguirem gatos, sobrando para o Bidu e o Duque. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 32' (Ed. Abril, 1983).

Capa de 'Cascão Nº 32' (Ed. Abril, 1983)

Nela, Bidu vê um gato e começa a latir e querer correr atrás dele. O Gato interrompe, dando um basta naquilo e Bidu pergunta o que aconteceu. O Gato diz que cansou de correr. Bidu diz que podem esperar um pouco e depois volta a perseguição. O Gato responde que tomou decisão e não corre mais de cachorro nenhum, mas se ele quiser brigar é só ir junto.

Bidu parte para a briga e o Gato sai vencedor, jogando Bidu longe. Duque o vê caindo e pergunta se ele apanhou de algum buldogue. Bidu responde que apanhou do Gato. Duque diz que isso é antinatural, os cães sempre bateram nos gatos. Bidu responde que aquele gato não quer saber disso e Duque vai lá conversar com o Gato e tomar satisfação com ele.

O Gato fala para o Duque não amolar senão apanha também, não vai mais apanhar dos cães e não vai levar mais desaforo para casa. Duque o acha marrudo e folgado e parte para a briga e acaba também apanhando do Gato. Duque avisa que não podem deixar o Gato quebrar uma tradição milenar e Bidu sugere reclamarem com o "Sindicato dos Cães". Duque acha melhor os 2 partirem para a briga juntos e acabam apanhando dos gato. No final, o Gato se sente o vitorioso e ao ver um rato quer correr atrás dele, mas, para a sua surpresa, o Rato bate no Gato, também querendo quebrar a tradição milenar de gatos perseguirem ratos.

História bem divertida, dessa vez com o Bidu como um simples cachorro, mostrando a rivalidade entre cães e gatos e o Gato querer quebrar essa tradição. Ele até conseguiu bater nos cachorros, mas acabou se dando mal apanhando na rivalidade entre gatos e ratos. Ou seja, o Rato foi o grande vencedor no final. Foi engraçado os diálogos entre Bidu, Duque e o Gato, acharem que o Gato era folgado, os cachorros defendendo que tradição tem que ser mantida, com  direito a sugestão de reclamarem com o "Sindicato dos Cães" e o Gato achar que isso tinha que mudar, além de ver a briga feia entre eles. 

Permitiu o leitor decidir se fica do lado do Bidu e do Duque ou do Gato, se apoia os valores conservadores ou liberais. O mais correto seria a conciliação, afinal, na vida real existem cachorros amigos de gatos, mas o roteirista quis ter a brincadeira de fugir da cadeia alimentar e também dar lição no Gato valentão, fazendo sentir o que os cachorros quando ele apanhou do Rato. Já tiveram outras histórias com gatos se revoltando de cachorros perseguirem, algumas até tendo conciliação entre eles. Também tiveram algumas histórias de brigas com Bidu e Mingau por causa disso, normalmente sem conciliação entre eles no final nesses casos.

Legal também o título dar créditos também ao Gato, que não é um personagem fixo como  Bidu e Duque. Esse Gato apareceu só nessa história. É incorreta por causa da briga de rua entre os bichos estimulando violência e não fazem mais histórias envolvendo brigas com os personagens. Mônica bater no Cebolinha e nos outros meninos já é raro aparecer atualmente, aí com outros personagens é que não fazem mesmo.

Os traços muito bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980, Nunca foi republicada em almanaque convencionais da Editora Globo. Poderia ter sido a partir de 1988, com mais chance em 1990 ou 1991, quando tinham mais frequência histórias de miolo de 1983 em almanaques, mas acabaram esquecendo dessa.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/bidu-duque-e-o-gato-hq-tradicao-quebrada.html

Tiras N°15206 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Iti malia! O álbum de fotos da Mônica, aniversariante da semana, com a carinha de Turma da Mônica Baby. Graciosa, autêntica e determinada desde sempre! #TurmadaMônicaBaby #ParabénsMônica

Tiras N°15205 : Especial MIX nº591 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15204 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°15203 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15202 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°15201 : GARFIELD - Jim Davis!