quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°971 - Cebolinha Nº 6 - Panini - 2021


Nas bancas a revista 'Cebolinha Nº 6' da terceira série da Editora Panini lançada em agosto de 2021. Comprei essa edição e faço uma resenha como foi e o que achei dela.

Não é uma revista especial ou comemorativa, comprei essa por indicação dos comentaristas do Blog Ricardo e Miguel e aí resolvi dar uma chance. Tem 84 páginas, formato canoa, com 1 página de seção de correspondências e 3 páginas de passatempos, custando R$ 7,90. Não tem  as seções "Turma do Mauricio" (mostrando fichas dos personagens) e tiras clássicas a partir dos anos 1960 presentes nas revistas do Cascão, Chico Bento, Magali e Turma da Mônica para seguir o estilo de como eram as revistas do Cebolinha antes de reiniciarem numeração em março de 2021. Ou seja, tem mais páginas com histórias inéditas em relação as outras, assim como a da Mônica.

Na distribuição chegou aqui dia 2 de agosto, até que estão chegando cedo ultimamente as revistas nas bancas que estão vendendo. A capa com logotipo em HD e com alusão à história de abertura com extensão na contracapa para justificar preço, código de barras, QR Code e selos não aparecerem na capa principal.

Capa com desenho se estendendo na contracapa

Essa edição tem 10 histórias, incluindo a tirinha final, e a história de abertura é "Trinta dias", com 15 páginas. Escrita por Alexandre Lourenço, Cebolinha combina com a Mônica em ficar 30 dias sem aprontar com ela e se ele conseguir, fica sendo o novo dono da rua por 30 dias. Ele até consegue, mas foi apenas o início para se envolver em muita confusão.


É considerada história de plano infalível no decorrer da história, só que sem ser bolado pelo Cebolinha e sem surra. São tipos de alternativas que encontram para ter histórias de planos sem ter meninos apanhando da Mônica porque a ordem não é mostrar violência, aí eles não apanham e não são surrados violentamente. Essa até que o roteiro não foi ruim no geral, até legal ver o Cebolinha sofrendo em não poder aprontar com a Mônica, foi a melhor da revista, chato é ver muros e árvores colados com cartazes por causa do politicamente correto em vez de rabiscarem direto como era antigamente, nunca consigo me acostumar vendo muros com cartazes nas revistas. Os traços bons comparado ao estilo atual, apesar de PC, mas pelo menos com contornos grossos e sem caretas exageradas.


Em seguida vem a história "Seu Cebola e o Louco", com 8 páginas, mostrando o encontro do pai do Cebolinha com o Louco, surgindo dentro da gaveta, causando muitas loucuras e irritando o Seu Cebola, principalmente na insistência do Louco achar que ele é o "Cenourinha", como o Louco chama agora o Cebolinha.

Não gostei dessa, ainda mais da ideia do Seu Cebola ver o Louco. Acho crianças vendo até acho válido, mas adultos fica estranho. Tipo se fosse a Mônica, Magali ou outra criança seria melhor, se quisessem variar sem ser o Cebolinha. Histórias do Louco hoje são fracas e com Seu Cebola piorou e para completar Cebolinha quando o viu estava até calmo, achando tudo normal, ou seja, bem descaracterizado. Fora o final que nem entendi. Já chegou a ter histórias do Seu Cebola vendo o Louco na fase clássica como nas histórias de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983), 'Cebolinha Nº 72', (Ed, Globo, 1992) e 'Cebolinha Nº 127', de 1997 (as 2 primeiras coincidentemente histórias de Natal), mas todas achei poucas atrativas, mesmo sendo da fase clássica.

Os traços nessa história também horríveis e decadentes, com arte-finais bem finais e claramente visto traços de PC com expressões parecendo carimbos e sem vida. Nariz do Seu Cebola bem pequeno, como vem sendo nas revistas atuais, já que não podem mais mostrar personagens narigudos para atender o politicamente correto de não ficar parecendo ser bullying com narigudos na vida real.


Em "Pé de Sansão", com 8 páginas, Cebolinha e Cascão tem plano de plantar uma árvore de Sansão para eles terem seus próprios coelhinhos de pelúcia e, assim, poder dar nós a vontade sem ser no Sansão original da Mônica. Foi mediana essa, perde a graça de não mostrar Mônica batendo nos meninos, só correndo atrás deles, só pra não mostrar violência e os meninos surrados depois de apanhar. Bem raramente até aparecem que apanharam (não nessa revista), mas não surrados violentamente e com olho roxo, no máximo uma estrelinha saindo. E mereciam ter caprichado mais nos traços dessa história, bem feios assim.


Em seguida vem "Rotina", com 5 páginas, em que mostra a rotina do Cebolinha e Cascão como xingar a Mônica, ela correr atrás deles, jogarem futebol, andar de bicicleta, etc. Bem simples, como eles estão em atividades o tempo todo dá sensação de movimento. Os traços também podiam ser melhores e mais uma vez não mostram meninos apanhando e surrados, só Mônica correndo atrás deles. 

Depois vem "Cenas Extras", com Seu Juca e Anjinho, com 8 páginas, em que mostra o após de Seu Juca ter se dado mal com a turminha quando ele era piloto de caça. Como ele estava de para-quedas, o Anjinho tenta ajudá-lo a não cair bruscamente, mas Seu Juca fica com pé atrás da ajuda já que o Anjinho conhecia a turminha.

Atualmente estão procurando colocar Seu Juca contracenando com outros personagens, sem ser Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Na Editora Abril, inclusive, era até raro a Magali aparecer nas histórias do Seu Juca, era mais o trio, depois passaram inseri-la também. Dessa vez foi o Anjinho para diferenciar mais, apesar de mostrar trecho do Seu Juca com a turminha enquanto contava ao Anjinho lembrando o que aconteceu antes de estar no para-quedas, então não é toda sem a turminha. Ponto positivo do Seu Juca se dar mal no final por ultimamente não ser com frequência. Traços bem feios, mostrando claramente que é de PC, davam para ser melhores.


Teve história "Senha" de 1 página com Cascão vendo senha para entrar no clubinho. A única de 1 página na edição e em seguida vem "Um herói dentro de casa", de 4 páginas, em que aparece um super-herói em frente a casa do Cebolinha, ficando bem animado. Traços também digitais nessa, que ficam feios.

Em "O disfarce do Rei", com Rei Leonino e com 10 páginas, em que o Rei Leonino se disfarça para ver se o povo precisa de alguma ajuda. Foi boa essa, desenhos do Ministro Luís Caxeiro é que ficaram bem estranhos. Curiosamente foi a única história com secundários nessa revista, as outras foram só com Cebolinha. Apesar da do Seu Juca com Anjinho, a maior parte ser com eles, mas teve presença do Cebolinha e da turminha nessa.


Termina com a história "O Ciclo", com 10 páginas, em que o Floquinho fica doente e o Cebolinha e o seu pai precisam levá-lo à veterinária Sílvia e conhecem um menino que está com o seu cachorro bem doente e em estado bem crítico. 

Estilo de história emocionante e com lição de moral no final como eles gostam atualmente, não podia faltar. A veterinária Sílvia é a mãe da Milena e está como fixa a veterinária oficial do bairro do Limoeiro. Em vez de criarem um veterinário diferente a cada história, agora é só a Sílvia. Traços medianos nessa, bom que o Floquinho apareceu de boca só em alguns quadrinhos, atualmente gostam de coçar boca nele para demonstrar onde está a frente dele.


Percebe-se que nessa edição procuraram colocar histórias de miolo mais desenvolvidas. É que atualmente costumam colocar histórias longas na abertura e encher com várias outras curtinhas de 1 a 3 páginas para ter mesmo número de histórias por revista. E curioso que foram 3 histórias do roteirista Alexandre Lourenço: "Trinta dias""Pé de Sansão" e "Rotina".  Não é muito normal mesmo roteirista ter várias histórias na mesma revista atualmente, no máximo 2.

Então, achei uma revista normal e mediana, nada de mais. Tem pontos positivos de aparecer meninos provocando a Mônica e ter alguma coisa de planos infalíveis em mais se uma história na mesma revista, mas não adianta nada se não mostram a Mônica batendo nos meninos e eles não aparecerem surrados, a graça era se darem mal apanhando. História do Louco com Seu Cebola foi a pior  e os traços feios de PC decadentes, estilo copiar/ colar e sem vida em quase todas as histórias desanimam bastante. Tem revistas atuais com maior número de histórias com traços melhores do que nessa. Comprei só essa edição neste mês e aí não tem resenha das outras. Fica a dica. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/cebolinha-n-6-panini-2021.html

Tiras N°15944 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O esporte é uma escola que ensina muito sobre união, respeito e igualdade. Para entrar no clima das Paralimpíadas de Tóquio, que começam terça-feira, uma imagem dos nossos Toys com os arcos olímpicos ao fundo. Eles representam a união dos cinco continentes. #paralimpiadas
tira+da+minica.gif (597×210)
tira324.gif (580×205)
tira314.gif (580×191)
11199537_1444980112468516_1264512733_n.jpg (612×612)

Tiras N°15943 : Especial MIX nº721 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15942 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15941 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°15940 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15939 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Charges/Cartuns! ★ N°143901 a N°144.000 * ESPECIAL