quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Submundo HQ N°387 - O "Prisioneiro" (de Jack KIRBY): A HQ Perdida do REI - Baseada na Série Clássica de TV de 1967...

O "Prisioneiro" (de Jack KIRBY)... É um dos lançamentos mais importantes e inesperados do ano (me pegou de surpresa, rs): Trata-se de um "Artbook" (ou "Art Edition" se preferirem) com uma HQ perdida de Kirby (só no lápis - sem acabamentos editoriais) baseada na série clássica de TV (hoje muito cultuada) exibida entre 1967-1968!

Em campanha no Catarse, esta belíssima edição (formato gigante) da Skript revive a história do Agente Secreto: "Número 6", enviado como prisioneiro para uma comunidade pacífica e utópica conhecida como "A Vila": Lá, o "sistema" vigente (uma espécie de "Big Brother" - do livro de George Orwell) tentará quebrar o psicológico do agente em busca de segredos do seu passado! 

Confira abaixo:

O "Prisioneiro"... Uma HQ de Jack Kirby (com participação de Gil Kane e Steve Englehart) produzida em 1976 (quando a Marvel teria adquirido os direitos pra quadrinhos da série de TV dos anos 60) e engavetada logo em seguida, vindo a ser redescoberta em seus arquivos originais apenas há poucos anos atrás (e finalmente lançada no formato "Artbook" - Somente no lápis). O projeto da Editora Skript entrou em campanha no Catarse ("LINK") com este material INÉDITO no Brasil e esgotado mundialmente (eu já tentei importar a edição e não consegui encontrar). Mantendo o formatão gigante (tamanho A3 - 33 x 43 cm) em capa-cartão dupla de alta gramatura (R$ 89 - incluindo de brinde um fac-símile e um bookplate: Ambos com artes de Kirby), a edição traz a HQ original em P&B (acima, postei 3 pág internas: Nas quais a arte de Kirby ganha um contorno todo especial em sua versão PURA e sem interferências externas - Um verdadeiro delete pros fãs do REI)!

A série de TV do "Prisioneiro" (com Patrick McGoohan) é uma produção inglesa e foi ao ar entre 1967-1968 (no Brasil, passava na TV Tupi)... Com elementos de sci-fi, espionagem, e muita sociologia, a série (que eu revi inteira só pra escrever esta postagem) teve apenas 1 temporada com 17 episódios e lembra obras distópicas tipo: "1984" (de George Orwell) e "Admirável Mundo Novo" (de Aldous Huxley), além de filmes surrealistas (os cenários e figurinos cheios de alegorias e os tais "rovers": Esferas brancas parecendo a "Bolha Assassina" que capturavam os fugitivos) e até mesmo conceitos filosóficos (o "Mito da Caverna", Kafka, entre outros). Na trama, um agente secreto pede demissão e logo em seguida é sequestrado e enviado à uma prisão em forma de comunidade (onde ninguém tem nome, apenas números). A cada capítulo, os gestores da "Vila" (nome do local-prisão) tentam quebrar o psicológico do protagonista pra fazê-lo revelar os motivos de sua demissão (e segredos diversos que ele carrega)!
 
O final da série foi bastante polêmico, pois terminou com muitas dúvidas no ar e deixando bastante pra "interpretação" do espectador, rs. O ator principal (McGoohan) era um dos idealizadores da série, mas entrou em conflito com um produtor (fazendo com que o final fosse apressado - inicialmente seriam apenas 7 episódios, depois, ficou acertado que seriam 2 temporadas com 13 episódios cada, e por fim: Fechou em 1 temporada com 17). De forma bem sacada, o ator foi escalado (em 1979) pra ser o diretor da prisão em "Alcatraz - Fuga Impossível" e fez a voz do "Número 6" num episódio dos "Simpsons". Nos quadrinhos, o "Prisioneiro" teve uma mini-série lançada aqui pela Editora Globo (CAPA acima, com fundo amarelo) em 1990 e que se passava 20 anos após a fuga no último capítulo da série. Recentemente, a Editora Titan publicou uma nova HQ (de Peter Milligan) ainda inédita no Brasil (acima, algumas capas - uma delas com arte do Kirby em cores). Vida longa ao "Prisioneiro" então (de volta à "Vila", rs)!
 

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2021/10/o-prisioneiro-de-jack-kirby-hq-perdida.html

Tiras N°16187 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Mitos e verdades sobre o crescimento infantil! A campanha "Além da Altura" traz algumas respostas.
Risadinhas, chats, emojis, selfies. Ela é kauaii ela! A estrela japonesa Naomi Watanabe já é de casa e participa com a turminha de mais um episódio de Mônica Toy. Disponível em Turma da Mônica e no Youtube: https://youtu.be/hSF45Ls0Ohc 

Pinacoteca de São Paulo, 2001. Mauricio de Sousa encara Cebolinha em “O Pensador de Planos Infalíveis”, uma versão divertida da famosa escultura de Auguste Rodin. #TBT

Tiras N°16186 : Especial MIX nº763 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16185 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16184 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16183 : GARFIELD - Jim Davis!

Tiras N°16182 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!