segunda-feira, 1 de junho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°840 - A Turma: HQ "Anjinho encapetado"

Mostro ma história em que o Anjinho ficou mal e o Cebolinha ficou bonzinho quando a Mônica tirou a auréola do Anjinho para colocar no Cebolinha. Com 20 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 95' (Ed. Globo, 1994).

Começa o Anjinho salvando uma menina que estava se afogando, impedindo um vaso cair em cima da cabeça de uma mulher, ajudando um velhinho cego atravessar a rua e salvando um menino de ser atropelado por um carro. 

A gente descobre que era um Diabão dentro do carro que provocou o atropelamento do menino e os outros problemas e fica com muita raiva, falando que o trabalho dele seria mais fácil se o anjo idiota não estivesse por perto e não pode dominá-lo porque a aréola o protege de todo mal e é difícil a vida de capeta.

Falando em capetinhas, nessa hora Cebolinha está atrás de uma moita, planejando pegar o coelhinho da Mônica, consegue e corre até subir na árvore. Ele joga insetos na árvore para a Mônica não subir e dá nós nas orelhas do Sansão. Mônica bufa de raiva e Cebolinha diz que ninguém vai salvar o coelhinho, até que Anjinho surge e devolve o Sansão para a Mônica. 

Anjinho fala que o Cebolinha não deve se divertir a custa dos outros e pede para a Mônica não bater nele dessa vez porque á está tudo resolvido. Mônica agradece beijando o Anjinho, que diz que vai descansar um pouco porque teve um dia duro.

Mônica comenta que o Anjinho é tão bonzinho e o Cebolinha, um diabinho e tem a ideia de pegar emprestada a auréola do Anjinho e colocar no Cebolinha para ver se passa um pouco da bondade para ele. Cebolinha estava planejando mais um plano infalível, quando Mônica põe a auréola nele e desiste do plano. Nisso, Anjinho acorda e descobre que está sem auréola e fica desesperado. O Diabo ove Anjinho falando  e consegue deixar o Anjinho em seu poder.

Enquanto isso, Cebolinha está bonzinho com a auréola e encontra Cascão reclamando que ele rapelou as figurinhas no bafo e quer uma revanche. Cebolinha confessa que roubou no jogo, ganhou porque passou cola na mão e devolve as figurinhas para o Cascão mais as figurinhas dele. Cascão pergunta se ele está bem e Cebolinha confirma e em seguida salva o Cascão de ser molhado quando uma mulher havia jogado água de balde na rua.

Cascão estranha e logo depois Cebolinha vê um muro rabiscado com desaforos para Mônica. Ele vai lá, apaga e escreve "Mônica linda e maravilhosa" no lugar. Cascão acha que Cebolinha pirou e ele diz que apenas percebeu que estava errado e resolve procurar a Mônica para pedir desculpas por tudo que aprontou com ela.

Mônica conta para Magali o que fez e diz que foi por que o Aninho tinha bondade sobrando e o Cebolinha, faltando e ela só equilibrou as coisas. Cebolinha aparece e pega o Sansão, porém para abraçar e beijar muito, diz que o coelhinho sofreu muito nas mãos dele, mas não vai voltar a se repetir. Mônica fica feliz, á que a rua agora vai ser um sossego, sem traquinagens e planos infalíveis e Cascão acha que vai ser um tédio.

Anjinho aparece e Mônica aproveita para explicar tudo. Ela conta que o Cebolinha não vai pegar mais o Sansão e Anjinho o pega, dar nós nas orelhas e ainda pisa em cima e foge voando com o Sansão.  A turma vê que o Anjinho estava com cabelo formando chifres de diabo e as asas diferentes e deduzem que ele ficou mau e não sabem como pode ter acontecido. O Diabão aparece e explica que o Anjinho perdeu a auréola e tomou conta da alma dele.

Mônica tenta enfrentar o Diabão, mas ele a paralisa, falando que a força dela não é párea para o poder do mal e ordena ao "anjo do inferno" começar a praticar as suas más ações Ele tenta jogar água de balde no Cascão, provoca dor de dente na Magali ao comer melancia e escreve desaforos para Mônica no muro.

A turma fica desesperada por não ter mais um anjo da guarda por culpa da Mônica e se perguntam quem vai protegê-los agora. Cebolinha aparece falando que vai tentar, falar com o Diabão com humildade para não incomodar os amigos e o Diabo diz que a auréola só deixa bonzinho, mas não dá poderes e dá um peteleco no Cebolinha, que para longe e fica desacordado no chão. 

Mônica e Magali ouvem e tentam tirar a auréola do Cebolinha. Mônica tira, enquanto Anjinho está dando chute em um cachorro, o Diabo vê e tenta pegar a auréola, mas acaba queimando as mãos ao tocar por conta da bondade, então ele chuta a auréola para bem longe, amarra a turma para não incomodarem e manda Anjinho jogar a turma do alto de um precipício.

Enquanto isso, a auréola percorre o bairro, para no nariz de cachorro, depois sacola de compras deu ma mulher, é arremessada no meio de m jogo de tênis, depois em um passarinho, que joga a auréola e vai parar em cima da cabeça do Anjinho, bem no momento que havia jogado a turma do abismo. Anjinho fica bom de repente e vê a turminha em perigo caindo e vai salvá-los.

O Diabão pergunta o que deu errado e Anjinho diz que o bem sempre vence o mal e o olhar angelical deixa o Diabão nervoso e volta para o inferno, prometendo que vai voltar, com esperança que um dia o Anjinho vai se descuidar da auréola de novo. A corda da turma some eles estão livres. Monica pede desculpas ao Anjinho pelo que fez e ele diz que auréola não deve ser emprestada, só depois de muito merecimento para ter e não era a hora do Cebolinha. 

No final, eles vão ver como estava o Cebolinha desmaiado, ele acorda, fala que é bom ver a turma, teve m sonho maravilhoso, está muito feliz e deseja abraçar todo mundo. Ao ver o Sansão, ele fala que deseja é dar nós no coelhinho encardido, provando assim que havia voltado ao normal. Magali pergunta se Mônica não vai atrás dele e ela responde que vai deixá-lo se divertir um pouco, pois depois de tudo que passaram , até o  encapetado do Cebolinha parece um anjinho de inocência.

Sem dúvida uma aventura sensacional. Mônica tinha intenção,  com a auréola do Anjinho, de deixar o Cebolinha bonzinho, sem aprontar com ela, mas não contava que o Anjinho ficava vulnerável às forças do mal quando está sem a auréola e o Diabão se aproveitou para se apoderar da sua alma e deixá-lo mau. Ao dizer que uma pessoa só merece uma auréola depois de mito merecimento, Anjinho quis se referir que só quando se morre e se for para o Céu é  que teria uma auréola.

Legal ver o Anjinho mau e aprontando com a Mônica e a turma e até tentar matar seus amigos no precipício, assim como Diabão queimar mãos ao tocar na auréola, Cebolinha encenar que ficou bom pra tentar pegar o Sansão da Mônica no final e a numeração de plano infalível do Cebolinha, que aquele era o Nº 1036, pra simbolizar que foram mitos planos. Até hoje a gente não tem ideia de quantos planos infalíveis reais o Cebolinha fez contra ela.

Histórias com Anjinho com diabos sempre eram envolventes, dava um bom contraste, fora que eram bem boladas.  Hoje em dia uma história assim sem chance nos gibis , proibiram diabos nos gibis, ainda mais com um teor assim de se apoderar de alma do Anjinho, ele tentar jogar turminha no abismo, Cebolinha ser comparado a um diabinho. maus tratos a animais  quando Anjinho chuta um cachorro, etc. Também é proibido personagens rabiscarem nos muros atualmente. 

Outro ponto interessante que vemos o Anjinho salvando outras pessoas fora as crianças da turminha no início da história, inclusive uma mulher adulta. Antigamente o Anjinho era anjo protetor de qualquer pessoa, até de adultos, á nos últimos anos, foi mudado isso e só é anjo protetor da turminha e só aparece para as crianças.

É até considerada uma história grande para a época, normal era ter menos que isso nas de abertura, mas eles estavam começando a colocar histórias maiores de vez em quando. Os traços muito bons, típicos dos anos 1990, com direito as línguas dos personagens  ocupando quase toda a boca toda, tipo um retorno de como era na segunda metade dos anos 1970. 

Teve uns erros, como Mônica falar de boca fechada nas páginas 3 e 5 da história (páginas 6 e 8 do gibi) e Anjinho aparecer de camisa verde na última página, erros comuns na época e gostava de erros assim. Um grande clássico dos anos 1990 que mereceu ser lembrado.

Charges/Cartuns! ★ N°93420

Charges/Cartuns! ★ N°93419

Charges/Cartuns! ★ N°93418

Charges/Cartuns! ★ N°93417

Charges/Cartuns! ★ N°93416

Charges/Cartuns! ★ N°93415

Charges/Cartuns! ★ N°93414

Charges/Cartuns! ★ N°93413

Charges/Cartuns! ★ N°93412

Charges/Cartuns! ★ N°93411

Charges/Cartuns! ★ N°93410

Charges/Cartuns! ★ N°93409

Charges/Cartuns! ★ N°93408

Charges/Cartuns! ★ N°93407

Charges/Cartuns! ★ N°93406

Charges/Cartuns! ★ N°93405

Charges/Cartuns! ★ N°93404

Charges/Cartuns! ★ N°93403

Charges/Cartuns! ★ N°93402

Charges/Cartuns! ★ N°93401

Charges/Cartuns! ★ Especial N°93.400

Charges/Cartuns! ★ N°93399

Charges/Cartuns! ★ N°93398

Charges/Cartuns! ★ N°93397

Charges/Cartuns! ★ N°93396

Charges/Cartuns! ★ N°93395

Charges/Cartuns! ★ N°93394