sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°917 - Uma história do Chico Bento reproduzindo uma foto

Mostro uma história em que o Chico Bento quis reproduzir uma foto que viu em um livro. Com 2 páginas, foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 98' (Ed. Abril, 1978) e republicada em 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Globo, 1988). 

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Globo, 1988)

Chico Bento vê foto de um Shogun Oriental em um livro e tem ideia de fazer uma igual. Como não tinha os bichos, trono e foice originais, resolve improvisar com o que ele tinha na roça. Ele pega uma cadeira de balanço, um tridente de roçado e bichos de outra pessoas que encontra na roça:  2 cachorros simples, um gato e uma galinha no lugar de 2 cães-de-guarda, uma onça e uma águia, respectivamente.

Hiro é encarregado de tirar a foto e pergunta se Chico não quer tirar uma foto mais natural. Ele manda Hiro tirar foto logo e não encher e pensa que se aqueles caras podem tirar foto assim, porque ele não pode tirar. De repente, surgem os donos dos bichos bem brabos por Chico ter roubado os bichos deles. No final, eles colocam o Chico no colo para darem surra na bunda dele de galho de árvore, guarda-chuvada e paulada e aí sim Hiro gosta e resolve tirar a foto por estar bem natural.

História engraçada, bem curtinha essa e divertida. Chico roubou os bichos do povo da roça e resolveram dar surra nele e Hiro, que queria tirar foto mais natural, adorou tirar foto do Chico prestes a apanhar. Hiro sacana. Chico estava com pressa de tirar foto antes dos donos verem que ele roubou os bichos, se tirasse mais rápido dava tempo e ele não precisava apanhar.

Legal ver uma câmera lambe-lambe, hoje remetendo a algo antigo, mas que era possível ver nos anos 1970 com frequência. Gosto de histórias com o Hiro e bom também os donos dos bichos serem só figurantes. O tridente do Chico ficou parecendo uma foice de Diabo, de vez em quando aparecia ele capinando na roça com tridente assim. Impublicável porque aparece ideia do Chico apanhar na bunda, levar guarda-chuvada e paulada, hoje crianças não podem levar surra na bunda de chinelo nem dos pais e não pode ter agressões físicas nas histórias. Fora que ele roubou o bichos dos outros sem permissão e ter tridente lembrando Diabo também não seria aceito. Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1970, ainda com vestígios de bochechas pontiagudas, que estavam adaptando aos poucos. 

Nos anos 1970, a personalidade do Chico era diferente, era mais irritado, impaciente e mais lerdo e histórias com mais foco em absurdos e muitas vezes bem curtas. Não tinha nada definido, faziam experiências, melhorou a personalidade quando ganhou revista própria em 1982, mas definida mesmo só a partir dos anos 1990.

Chico Bento também não falava caipirês nos anos 1970, o Mauricio de Sousa até tinha desejo, mas a censura na época não deixava. Então para contornar isso, eram comuns histórias do Chico mudas ou então com poucas páginas e com textos curtos. Eram grandes números de histórias mudas, principalmente, como solução brilhante do Mauricio para isso. Chico só passou a falar caipirês no gibis a partir de 1980.

As imagens eu tirei do 'Almanaque da Mônica Nº 7' de 1988 e teve alterações colocando um caipirês nas falas do Chico, já nas falas dos secundários mantiveram todos falando certo. Eles alteravam as falas das histórias do Chico dos anos 1970 nos almanaques de 1980 em diante para padronizar com o estilo atual. Foi o primeiro caso de alterações em almanaques da MSP, inclusive na Editora Abril, essas alterações eram tão mal feitas que era nítido perceber que teve alterações lá, depois foram se aperfeiçoando e dava para perceber menos. E no início, eles alteravam, inclusive, as falas do Zé da Roça e do Hiro porque a princípio tinham intenção de eles falarem caipira também, chegaram a ter histórias com eles falando caipira nas revistas de 1980, mas mudaram depois por verem que se encaixariam mais falando certo por serem os mais inteligentes da Turma do Chico Bento. 

A seguir, deixo aqui a história completa:

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/02/uma-historia-do-chico-bento-reproduzindo-uma-foto.html

Tiras N°15067 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 

No Clássicos do Cinema, Cascão Potter está perplexo com a magia do Beco Diagonal! Por aqui, estamos perplexos com os traços, detalhes e referências do #MSPporDentro de hoje!

Pra conferir a arte final, é só arrastar pro lado! Aproveitando, quantos ícones da cultura pop você conseguiu encontrar na imagem?

Tiras N°15066 : Especial MIX nº562 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15065 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°15064 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°15063 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15062 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°15061 : Vida Besta - Galvão Bertazzi!

Tiras N°15060 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°15059 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15058 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

 

Tiras N°15057 : GARFIELD - Jim Davis!