sexta-feira, 18 de março de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.027 - Jotalhão: HQ "A toca entupida"

Mostro uma história em que o Jotalhão fica entalado na toca do Coelho Caolho enquanto corria na mata. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 107' (Ed. Abril, 1981).
Capa de 'Cebolinha Nº 107' (Ed. Abril, 1981)
Coelho Caolho ouve um barulho enquanto lia um livro e a sua toca fica escura. Ele acende uma vela e coloca embaixo do traseiro do Jotalhão, que ficou entalado quando estava correndo lá perto. Coelho caolho avisou que isso ia acontecer desde que leu sobre cooper em uma revista.

Jotalhão diz que queria manter a forma dando corridinha e acaba afundando mais ainda na entrada da toca, caindo em cima do Coelho Caolho, que coloca vela acesa no traseiro do Jotalhão para ver se sai de lá.

Jotalhão come melancias que estavam ao redor e acaba alargando mais a entrada. Coelho Caolho e os filhos começam a ficar sufocados com a entrada de ar tampada e mandam Jotalhão sair de lá. Ele fica desesperado do seu compadre e afilhados tossindo e sufocados por culpa dele, mas está entalado e não consegue sair. 

Como eles desmaiam e não respondem nada, o Jotalhão põe a tromba em árvore do lado para ver se consegue puxar e sair, mas acaba derrubando a árvore pela raiz. Com isso, abre uma saída de ar na toca e Coelho Caolho e os filhos conseguem sair. Jotalhão chora, pensando que matou todos. Coelho Caolho se aproxima e ele finalmente consegue sair sozinho pela emoção, prometendo que isso não vai acontecer de novo. 

Ao comemorar dando pulos, acaba ficando entalado na outra entrada onde estava a árvore derrubada e a comemoração fica sendo do lado de fora da toca, precisando o Coeho Caolho levar suco para o Jotalhão no lado de fora.

História divertida em que o Jotalhão resolve correr para manter a forma e por descuido acaba entrando na toca do Coelho Caolho e fica entalado pelo seu peso enorme. Sem ar, acaba sufocando o Coelho Caolho e os filhos e o desespero faz derrubar a árvore sem querer, salvando todos. E consegue sair espontaneamente com a emoção de vê-los salvos, mas não contava que ficaria entalado de novo no final na outra saída da árvore.

Mostra tipo de histórias que quando está desesperado consegue qualquer coisa, até coisas impossíveis como derrubar árvore e sair da toca do nada. O medo de vê-los morrendo e a emoção de estarem vivos fez com que o Jotalhão conseguisse essas façanhas. 

Era boa a personificação dos bichos da mata fazendo coisas de humanos como ler livros e revistas de bem estar, ter moradias, fazer cooper, dessa vez até Jotalhão apareceu de camiseta e bermuda para correr. Esses absurdos eram muito bons. E ficou bem claro o parentesco do Jotalhão ser padrinho dos filhos do Coelho Caolho e compadre dele por isso.

A história também brinca como peso do Jotalhão, de ser muito gordo e ao comer melancias acabou aumentando peso mais ainda e ficando mais entalado. Piadas com gordos não pode mais hoje. Incorreta também por envolver sofrimento dos coelhos sem ar, Jotalhão ter final triste fora o Coelho Caolho colocar vela acesa próximo ao traseiro do Jotalhão a ponto de queimá-lo.

Os traços muito bons, típicos do início dos anos 1980. É tão boa que depois foi republicada 2 vezes, primeiro em 'Almanacão de Férias Nº 7' (Ed. Globo, 1990) e depois em 'Almanaque da Mônica Nº 52' (Ed. Globo, 1996). Curiosamente, na republicação de 1996, o código de referência ao gibi original, fez referência ao Almanacão de 1990 e não como uma história da Editora Abril, no caso, o código devia ser MSP96AMN05206 e não MSP90AFR00702. Termino mostrando as capas desses almanaques.

Capa de 'Almanacão de Férias Nº 7' (Ed. Globo, 1990)
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 52' (Ed. Globo ,1996) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/03/jotalhao-hq-a-toca-entupida.html

Tiras N°16.611 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.610 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°179.401 a N°179.500