sábado, 7 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.193 - Bidu: HQ "Vida de cachorro"

Mostro uma história em que um cachorro de rua queria ser o novo bichinho de estimação do Franjinha no lugar do Bidu. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 198' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Mônica Nº 198' (Ed. Abril, 1986)

O cachorro Carlito assiste a frangos assados na padaria, o dono o expulsa de lá com medo do cachorro espantar os fregueses. Carlito consegue fugir e fala que o espetáculo dos frangos não estava mal, mas abriu o apetite dele, que o problema de ser cachorro sem dono é que nunca se tem uma hora certa para comer e decide arrumar um dono para ele ou não se chama "Carlito Viralatex da Silva".

Carlito encontra a casa do Franjinha, vê dando comida para o Bidu e escolhe Franjinha para ser seu dono. Carlito toca a campainha, mostra placa para adotá-lo e que se chama Carlito e Franjinha o acolhe, dizendo que vai cuidar dele e vai buscar comida para ele. Carlito pega a comida do Bidu, que estava na coleira e reclama, e Carlito diz que ele almoça todo dia e não vai lhe fazer falta. Franjinha volta com a comida do Carlito, que come tudo, dando raiva no Bidu e Franjinha fala para ele não ser guloso que já comeu todo o almoço dele.

Franjinha diz que não pode ficar com dois cachorros e vai buscar um novo dono para ele. Carlito fala ao Bidu que ele vai ter que sair. Bidu diz que foi com ele que o Franjinha falou e que sempre foi dele. Carlito fala que Franjinha enjoou do Bidu e que tomou a decisão quando encontrou outro bichinho simpático e inteligente como ele. Bidu acredita, fica triste e diz que não aguentaria ser mandado embora pelo Franjinha. Carlito o solta da coleira e Bidu vai embora.

Carlito fala que tinha que ser um deles, aproveita que agora ele vai ter comida quente e abrigo. Franjinha volta, pergunta pelo Bidu que sumiu e depois vai procurá-lo, só que antes, cuida do Carlito, lhe dando bando, leva para tomar vacina, o deixa na coleira e leva a Dona Gertrudes para ser a nova dona dele, junto com seus 15 gatos.

Carlito acha que aquilo não é vida para ele, se solta da coleira e vai atrás do Bidu. Carlito diz que é para ele voltar para casa, o Franjinha está morrendo de saudades, se enganou sobre ter enjoado dele e disse que é o melhor cachorro do mundo, um verdadeiro amigo. Bidu volta, Franjinha fica feliz e percebe que o Carlito fugiu e diz que vai ver que ele não gostou de lá. No final, Carlito diz que ainda não está preparado para essa vida, quem sabe no dia que se cansar de aventuras, mas, por enquanto, prefere curtir a sua vidinha sem dono, mesmo que, as vezes, de barriga vazia.

História legal em que Carlito procura ser adotado, cansado da vida de cachorro de rua, e escolhe o Franjinha para ser seu dono, só que ele já tinha o Bidu e podia ficar só com um cachorro. Carlito finge para Bidu que Franjinha enjoou dele para ele sumir, mas quando Carlito ver as  desvantagens de ser um cachorro doméstico, resolve voltar para rua. 

Se fosse só pela comida, Carlito ia adorar, mas vendo que tinha que tomar banho, vacina, ficar em coleira e possibilidade de morar em casa com 15 gatos, achou melhor ficar na rua. O Carlito foi mal com o Bidu só porque queria ficar no lugar dele, pelo menos se redimiu e foi buscá-lo de volta, quando desistiu de ser cachorro doméstico.

Foi legal ver o Carlito assistindo frangos assados como se fosse uma TV de cachorro, coisa que era bem retratado nos gibis, ele falar todo o seu nome, "Carlito Viralatex da Silva" com destaque era cachorro vira-lata, além do absurdo do Carlito tocar campainha, escrever e mostrar placas que era para adotá-lo e mostrando seu nome. Ele apareceu só nessa história, como de costume de personagens secundários criados para só uma história.

História do estilo do Bidu apenas como cachorro do Franjinha. Mostra comparação das vidas dos cachorros de rua e dos domésticos, alerta de adoção e reflexão de bichos morando na rua e os perrengues que passam, principalmente em passar fome, só que dessa vez na visão do próprio cachorro de rua, que, mesmo que passe fome, acha a vida na rua melhor por ter liberdade e por isso pode acontecer da pessoa adotar um cachorro e depois ele fugir porque preferiu a rua.

É incorreta atualmente por mostrar problemas de cachorros de rua, fazer o Bidu fugir e Franjinha ficar sem ele, tudo que dá ideia de dar pena nos leitores, traumatizar, é proibido nos gibis atuais. Esse final de cachorro voltar pra rua por achar que é melhor, dar ideia de que tomar vacina é ruim, assim como tomar banho também é errado. Se fosse hoje, certamente colocariam Milena na história, cuidando do cachorro com sua mãe veterinária e ele ficar feliz com o novo dono que ela arranjasse.

Os traços muito bonitos, típicos dos anos 1980, teve erro do Bidu falar de boca fechada na 5ª página da história (página 38 do gibi). Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 47' (Ed. Globo, 1995). Termino mostrando a capa desse almanaque. 

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 47' (Ed. Globo, 1995)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/09/bidu-hq-vida-de-cachorro.html

Charges/Cartuns! ★ N°255.201 a N°255.300