quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Gibis Disney : COMIX n°38 & TOPOLINO n°3013 - Nas bancas!



Hoje em Portugal...COMIX n°38!
Hoje na Itália...TOPOLINO n°3012!
Nas bancas italianas a Topolino #3013 com capa/HQ do Giorgio Cavazzano.

Charge N°29660!

Charge N°29659!

Tiras N°4915 : Recruta Zero - Greg e Mort Walker!

Charge N°29658!

Charge N°29657!

Ria...Se Puder N°3945!

Charge N°29656!

Charge N°29655!

Tiras N°4914 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Charge N°29654!

Charge N°29653!

Animação do DIA : Corinthiano canta - I will survive!

Charge N°29652!

Charge N°29651!

Tiras N°4913 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charge N°29650!

Charge N°29649!

Arquivos Turma da Monica N°44 - As Melhores Histórias do Pelezinho nº 6!

Já à venda nas bancas "As Melhores Histórias do Pelezinho" nº 6. Com essa onda de politicamente correto predominando atualmente, esse gibi está longe disso e está repleto de situações incorretas e absurdos.

Essa edição tem 16 histórias, incluindo a tirinha final. Continua sendo todas dos anos 80, tiradas dos últimos números de Pelezinho da Editora Abril. Todas as histórias bem curtas, prevalecendo de 3 a 4 páginas, bem objetivas e sem encheção de linguiça. Nada de paranoia dos bons costumes, só tem diversão.

O gibi abre com a história "A lua caiu?!", em que o Pelezinho joga forte a bola para o alto enquanto estava jogando futebol com o Cana Braba e o Frangão à noite  e cai algo na cabeça do Frangão, que pensa que foi a Lua que caiu em cima dele. Só o fato de eles estarem na rua jogando bola altas horas da noite já não seria publicada atualmente. Nos gibis atuais, as tramas raramente se passam durante a noite, já que criança não tem que estar sozinha na rua à noite porque é perigoso.

Em "Emburacado", Pelezinho cai num buraco ao tentar pegar uma bola que caiu lá dentro e seus amigos fazem de tudo para tirá-lo de lá, com muitas atrapalhadas. Hoje, personagens não caem em buracos e nessa história tem presença de um capeta que é a piada do final da história, que também é impublicável atualmente.

Agora algo terrível para os padrões atuais é na história "Na panela". Na trama, uma mulher tenta bater no marido com panela e é o Pelezinho que leva a panelada e passa sufoco para tirá-la da cabeça. É muito engraçada e tem os absurdos ao longo da história. Só que é inadmissível isso nos gibis de hoje. Não usam mais esses métodos violentos em suas histórias.
Trecho da HQ "Na Panela"
Outra história de destaque e também impublicável é "A vontade". Nela, o Cana Braba passa sufoco para poder ir ao banheiro. Mostra o Cana cagando na privada, além de levar bolsada e ser chutado. Muito boa. Outras situações incorretas aparecem como Pelezinho contracenando com bandido que esconde em uma moita dinheiro roubado em "A moita", Pelezinho ensinando o Rex a ser um cão de guarda em "O cão de guarda" e Pelezinho vendendo amendoim na rua na história "Vai amendoim?". Afinal, trabalho infantil não pode.

Legal ver uma vitrola na história "A serenata", em que o Pelezinho e o Teófilo disputam uma serenata para a Bonga, e ver muitos absurdos ao longo de todo o gibi. A história que encerra o gibi "" eu já conhecia. O Jão Balão coloca um gravador à noite debaixo do travesseiro do Pelezinho enquanto ele dormia e, com isso, a frase "É com o Jão Balão" fica no subconsciente do Pelezinho para o Jão tirar proveito.

O melhor que nessa edição mantiveram o material original como um todo e não tem modificações toscas em relação aos gibis originais, pelo menos aparentemente. Com exceção da história "Vai amendoim?" em que colocaram "dois reais" em vez de cruzeiros. Nada de muito sério e que comprometa o sentido da história. Até compreensível, embora eu preferisse que mantivesse o texto original.
Texto alterado da HQ "Vai amendoim?"
Pelo menos no gibi que eu comprei, dessa vez tiveram alguns erros na impressão nas cores. Em algumas páginas as cores ficaram fora de lugar, com pontos brancos aparecendo. Algo raro acontecer isso na era Panini com tudo digital. Não sei se aconteceu isso em todos os gibis ou se foi só no meu, porém gostei disso: fica parecendo com os gibis da Editora Abril e Globo que tinham vários erros de colorização. Abaixo, uma página da história "De Arquibancada" com as cores fora de lugar. Bem que podia acontecer essas falhas na impressão mais vezes.
Trecho da HQ "De Arquibancada"
Então, fica a dica de comprar esse "As Melhores Histórias do Pelezinho" nº 6. Um gibi ótimo, com muitas situações incorretas que a gente sente falta em ver nos gibis novos. Vale a pena. É diversão garantida.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29648!

Charge N°29647!

Tiras N°4912 : Turma do Penadinho - Mauricio de Sousa!

Charge N°29646!

Charge N°29645!