terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.217 - Mônica: HQ "A grande surpresa de Natal"

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983)

Mostro uma história publicada há exatos 40 anos em que a Mônica é responsável em dazer a ceia de Natal da sua família e Cebolinha e Cascão comem tudo dando muita confusão. Com 6 páginas, foi história de miolo publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983).

Mônica comemora que terminou os dois pratos que ela mesma fez e vai ter a ceia de Natal mais gostosa do mundo. Cebolinha e Cascão surgem na janela, dizendo que eles têm que provar as comidas para ser verdade, só provando para acreditar. Mônica imediatamente tampa os pratos e os meninos reclamam que é uma grande porcaria, que ela pode ficar com esses pratos que devem estar horríveis, nem queriam provar e estão pouco ligando para esses pratos que ela chama de comida e vão embora.

Dona Luísa chama a Mônica para arrumar a mesa para a ceia, os meninos voltam e comem toda a comida para mostrar que a Mônica não manda neles, ficam gordos demais, pesados para correr e dizem que se a Mônica aparecer estão perdidos. Mônica aparece, eles ficam com medo, mas consegue pegar os pratos sem ter visto os meninos lá.

Mônica leva os pratos para a sala para servir aos pais e conta que terão uma grande surpresa. Ao levantar as tampas, não consegue, põe muita força e nada de destampar. Ela fala para os pais que teve problema técnico e vai buscar um abridor, quando recebe uma beliscada do Cascão na bunda e grita. Ela pergunta se foi a mãe quem a beliscou, que nega, e quando vira para o outro lado, leva outro beliscão do Cebolinha.

Seu Sousa pergunta se isso faz parte da surpresa. Mônica sobe na mesa, dá chute nas tampas e descobre lá os meninos, que improvisam uma apresentação de Feliz Natal. Os pais acham linda a surpresa e só falta a ceia. Mônica avisa para mãe que agora vai pagar o cachê artístico dos meninos: surra.

História engraçada em que a Mônica queria fazer uma surpresa para os pais com a ceia de Natal preparada por ela, só que a surpresa quem tem é a Mônica de saber que os meninos comeram tudo após ela recusar que eles provassem as comidas. Os meninos foram bem ousados em esconderem dentro do prato, porque se ela visse leve demais, já desconfiaria de cara.

Foi engraçado ver os meninos abudados querendo filar comida e Mônica não deixar, eles comerem tudo, ficarem gordos de tanto comer peru e rabanada inteiros, se esconderem nos pratos, darem beliscão na bunda da Mônica. O final ficou em aberto como conseguiram outra ceia depois dos meninos terem comido tudo, eles gostavam de finais abertos para leitores imaginarem sequência depois. 

Daria para colocarem a Magali no lugar deles, mas como Mônica precisaria carregar dois pratos ao mesmo tempo e não bateria na Magali, aí foi melhor os meninos agindo como gulosos. Teve bastante movimento, perderam chance de fazer desenho animado baseada nessa história. 

Era legal a autonomia que as crianças tinham nas histórias antigas, podiam cozinhar, ir a supermercado fazer compras, ir a cinema sozinhas, ficavam divertidas. Tiveram outras histórias da Mônica como cozinheira, só que cozinhando mal. Algumas com Magali também como péssima cozinheira. Incorreta atualmente por Mônica cozinhar, mexer com fogão e ainda os pais deixarem uma criança ser responsável para fazer uma ceia de Natal sozinha.

Os traços ficaram muito bons, típico dos anos 1989nsagrada deles. Interessante o Cebolinha dar arroto "burp!" sem trocar "R" pelo "L", pode considerar erro já que normalmente em onomatopeias ele trocava as letras. Nunca foi republicada nesses 40 anos até hoje assim como as demais histórias desse 'Almanaque da Mônica N° 20' e as de outros almanaques com histórias inéditas da Editora Abril, então, são bem raras hoje. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/12/monica-hq-grande-surpresa-de-natal.html

Charges/Cartuns! ★ N°263.201 a N°263.300