domingo, 23 de janeiro de 2022

Submundo HQ N°402 - "TOP 10 - Contra o Crime" (de Alan Moore): A "Ed. Definitiva" de Uma das Melhores HQs do Mago...

No finalzinho da década de 90 (mais precisamente nos últimos meses de 1999), Alan Moore presenteou os leitores com uma de suas melhores obras... "TOP 10", uma série mais despretensiosa em relação à seus trabalhos grandiosos dos anos 80 (Watchmen, V de Vingança, e Miracleman), mas igualmente maravilhosa de ser lida e apreciada como as melhores séries policiais da TV!    

A "Ed. Definitiva" da Panini (capa acima) reúne todas as HQs (principais e intermediárias) da série, escritas por Alan Moore e cobrindo o dia-a-dia de uma delegacia de polícia num mundo repleto de super-heróis (e vilões) pra todos os lados!

Confira abaixo:

No 10º Distrito de Neópolis, a metrópole onde todos os cidadãos têm superpoderes, eles são a Lei: Um cachorro falante com uma armadura especial (!) uma "mulher perfeita" geneticamente engendrada, um cowboy com armas tecnológicas de última geração, um homem indestrutível, uma novata com uma caixa cheia de brinquedos... Estes e muitos outros policiais peculiares (pra dizer o mínimo) são os astros de "TOP 10", a série vencedora de diversos prêmios criada e escrita pelo mago Alan Moore, e ilustrada por Gene Ha e Zander Cannon. A edição da Panini é um TIJOLO (capa-dura, 576 pág, R$ 204,90) que reúne todo o material produzido por Moore em: "Top 10" 1-12, "SMAX" 1-5, "Top 10: The Forty-Niners", e "America's Best Comics Special" 1 (capas bem sortidas nesta postagem, rs)!
 
A narrativa segue um ritmo muito agradável de se ler, sem a pretensão de querer ser uma HQ grandiosa, a simplicidade de "TOP 10" acaba sendo justamente seu diferencial e maior qualidade, pois consegue homenagear de forma magistral os clássicos "enlatados" de séries policiais da TV nos anos 70 e 80, e ainda misturar o gênero "super-heróis" nessa equação. O leitor acompanha a rotina diária de uma delegacia de polícia num mundo de super-seres, alguns casos ganham mais importância do que outros (dependendo das gravidades dos crimes cometidos), mas o divertido na série é que mesmo os delitos mais "banais" (por assim dizer) não deixam de ser investigados por esses super-policiais, incluindo um "tarado invisível" solto por aí e a polêmica relação de zoofilia entre o policial que é um cachorro e uma mulher humana (imagem abaixo), que acaba virando zoação (e repulsa) entre os demais policiais do distrito, rs!

"TOP 10" já teve sua série principal (os 12 números da revista regular) publicada no Brasil entre 2005-2006 pela Devir, em 2 encadernados ("Contra o Crime" e "Assuntos Internos" - capas acima), só que em formato livro (o chamado "formatéco"), o que prejudicou um pouco a belíssima arte de Gene Ha. Infelizmente, todos os demais especiais e séries interligadas (spin-offs) de "TOP 10" foram pulados no Brasil (sabe-se lá por qual razão)? Mas são ótimas leituras também e revisitam as origens da cidade e personagens específicos. São elas: "Forty-Niners" (que chegou a ser prometida por uma editora nacional há anos atrás - não lembro se era a Pixel ou outra)? e "SMAX" (mini-série em 5 partes) focada em um dos personagens centrais da história. Além de um especial da "ABC" com capa de Alex Ross (acima). Tudo isso está incluso, agora, no encadernado da Panini (que eu recomendo muito: Tanto pra fãs de Moore, quanto pra fãs de séries policiais em geral)!
 

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2022/01/top-10-contra-o-crime-de-alan-moore-ed.html

Charges/Cartuns! ★ N°169.001 a N°169.100