sábado, 16 de janeiro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°910 - Piteco: HQ "As sombras da vida"

 

Nessa postagem mostro a clássica história "As sombras da vida" em que o Piteco encontra três senhores que apreciam a vida através das sombras que passam pela entrada da caverna deles. Um grande clássico lançado em janeiro de 1981 inspirado no Mito da Caverna de Platão e que está completando 40 anos. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 129' (Ed. Abril, 1981). 
Escrita por Rubens Kyiomura (Rubão), Piteco está caçando um dinossauro e ouve vozes e aplausos quando passa em frente a uma caverna. Falam que foi linda, mas pena que passou depressa e quando passa um dinossauro falam que é feia. Piteco estranha e vai lá e vê 3 senhores  de costas para a frente da caverna vendo imagens através das sombras que aconteciam na frente da caverna. Como Piteco fica parado em frente, eles reclamam que é uma forma feia e  mandam sair fora.


Piteco pergunta o que eles estão fazendo e eles falam que estão contemplando a vida, como se tivesse outra coisa para fazer. Piteco comenta que só tem uma parede ali e surgem outras pessoas passando em frente à caverna e os senhores ficam admirando a beleza delas. Piteco fala que é só uma sombra e deviam contemplar os donos dela e eles não acreditam e falam que Piteco está enganado e a vida é aquela onde estão vendo. Piteco fica admirado que eles acham que o mundo todo está naquela parede e resolve ficar na frente da parede, falando que se querem apreciar a vida, ele é a vida de verdade.

Os senhores ficam brabos e correm atrás dele e na correria saem da caverna. O clarão faz cegar os senhores, já que não estavam acostumados com claridade e se arrependem de terem parado de contemplar a vida. Piteco diz para eles abrirem os olhos devagar e aproveitarem tudo que podem ver lá fora. Quando abrem, se surpreendem  com a beleza, acham muito lindo a vida lá fora e agradecem o Piteco de mostrar a verdade, se não fosse ele, ficariam a vida toda olhando só as sombras da vida. Se despedem do Piteco para contemplarem o mundo do lado de fora.

Há uma passagem  de tempo através dos séculos até chegar a atualidade até então e no final acontece a mesma cena com o descendente do Piteco passando em frente a uma casa e vê 3 senhores  contemplando a vida somente através do que passa na televisão, como se não tivesse outra coisa para fazer e sem saber o que passa no mundo real, além da televisão.


História filosófica sensacional baseada no Mito das Cavernas do filósofo grego Platão com comparação à atualidade com excelente mensagem de reflexão. Os senhores só conheciam a vida através das sombras projetadas na parede das pessoas e bichos que passavam em frente à caverna, pensavam que o mundo e a vida eram só aquilo e não aceitavam quando falavam a verdade para eles, e quando Piteco os levou para fora da caverna, eles finalmente descobriram que não existia vida só nas sombras e ficaram encantados com a vida real e a verdadeira beleza. E o fato se repetiu na atualidade até então com os descendentes deles fascinados com a televisão, conhecendo a vida só através da televisão e sem saber o que se passa na vida real.

Incrível que passados 40 anos, a história do Rubão continua atual, muita gente continua alienada com conteúdo de televisão ou internet e sem olhar o que está à sua volta, como se a vida se resumisse aos meios de comunicação. Enquanto os homens da Pré-História admiravam as sombras, na atualidade admiram a televisão e internet, mudam só a forma do que admiram, mas a ideia de alienação é a mesma de não aproveitarem a vida existente além da televisão e internet. E ainda pode ter outras interpretações como ser alienado de só acreditar nas coisas que lhe convém, tem que ser aquilo que acham que é a realidade do seu mundo, até alguém provar a verdade (ou nem isso), permite o que acontece no mundo só do seu jeito sem aceitar outras diferentes formas, ou outras interpretações de acordo com a visão de cada um.


Permite também os leitores imaginarem a sequência após o final, se teria o mesmo final ou não que aconteceu na Pré-História. Essa história é tão boa a ponto das pessoas pensarem e interpretarem que é muito usada por professores em conteúdos de aulas de Filosofia, não é difícil encontrá-la em sites de Filosofia e Sociologia na internet, por exemplo.

Foi legal no final os homens falarem "fantástico show da vida" quando estavam vendo televisão, referência e comparação ao "Fantástico" da Rede Globo de Televisão, que provavelmente deviam estar assistindo na hora. Gostava também de quando mostravam passagens do Piteco evoluindo através dos séculos até chegar a atualidade e comparar com a  Pré-História, geralmente uma crítica à realidade. 


Curiosamente, teve créditos de roteirista, desenhista, entre outros, coisa raríssima de ter nas revistas da MSP na época, deve ser por causa de Platão e quiseram deixar com créditos completos, sendo que só teve nomes deles sem sobrenomes, deixando roteirista só como Rubens, o arte-finalista Alvin Lacerda só como Alvin e assim vai. Porém, já foi alguma coisa, já que antes dessa nem isso. 

Parece que essa foi a primeira história a ter créditos e ainda teve uma da Turma do Pelezinho em 1981 e apenas roteirista na história "Uma estrelinha chamada Mariana", de 'Chico Bento Nº 87' (Ed. Globo, 1990). Depois disso, só colocaram créditos completos de forma fixa a partir das revistas de 2015, quando reiniciaram numeração na Editora Panini, a pedido dos leitores para conhecerem os artistas que fizeram cada história, principalmente roteiristas. Essa história chegou a ser postada no antigo portal da Turma da Mônica na internet, só que na ocasião tiraram os créditos de roteiristas, só deixando a referência a agradecimento a Platão.


Os traços muito bem desenhados, típico do início dos anos 1980. Era legal quando a clava do Piteco tinha prego, hoje tiraram isso das revistas. Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 4' (Ed. Globo, 1988). Termino mostrando a capa desse almanaque.
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 4' (Ed. Globo, 1988)

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/01/piteco-hq-as-sombras-da-vida.html

Ria...Se Puder! 😁 N°9881 a N°9890





Charges/Cartuns! ★ N°112651 a N°112660





Charges/Cartuns! ★ N°112641 a N°112650





Charges/Cartuns! ★ N°112631 a N°112640





Charges/Cartuns! ★ N°112621 a N°112630