sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Submundo HQ N°284 - "Conan - O Bárbaro": Cronologia de Sangue e Metal do Cimério de Bronze (Parte 1)...

Criado por Robert Howard em 1932... "Conan - O Bárbaro", levou a literatura PULP ao ápice do gênero: "Espada e Feitiçaria" (popularizado ainda mais pelo cinema nos anos 80, com o 1º filme do Cimério). Nesta postagem dividida em 2 partes e de autoria do Camus (colaborador do "Submundo"), conheceremos melhor a vasta cronologia de "Conan" nos quadrinhos!
As histórias de Conan, originalmente, saíram sem uma ordem cronológica exata a ser seguida, mas durante toda sua trajetória nas HQs podemos ver suas fases: criança, adulta, e na velhice. Ladrão, mercenário, pirata, soldado, general, gladiador, Rei. Tudo isso foi Conan da Ciméria. E agora, abriremos antigos pergaminhos que nos darão um vislumbre de seus maiores feitos...

Confira abaixo:
"O Nascimento": Conan - O Cimério nº 8, 15, 23, 32 (Mythos): Conan nasce e tem seus primeiros aprendizados .
"Venarium":  Conan - O Cimério 45-46 (Mythos): Conan salva uma jovem e luta em Venarium, sua famosa 1º grande batalha. Ele parte, então, em sua jornada para o mundo civilizado.
"Adeus, Ciméria": Conan - O Cimério 1 (Mythos): Saindo da Ciméria, encontra novos companheiros.
"A Filha do Gigante de Gelo"Conan - O Cimério 2 (Mythos): Conan encontra Atali, uma graciosa e mítica jovem. E conhece os guerreiros Niord e Gorm. Nota do escriba: Atali foi a filha de Ymir, o gigante de gelo. Apesar de aparecer somente uma vez, ela impressionou Conan com sua beleza, fazendo com que o cimério cite esse encontro muitas vezes ao longo de sua vida.
"À Mercê dos Hiperbóreos":  Conan - O Cimério 3, 4, 5, 6 (Mythos): Conan precisa sobreviver aos violentos hiperbóreos, junto ao grupo de seus aliados.
"O Deus na Urna": Espada Selvagem de Conan 199 (Abril) ou Conan - O Cimério 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14 (Mythos): Conan tem conhecimento pela 1º vez sobre Thoth-Amon, um poderoso feiticeiro que viria ser seu maior inimigo. Nota do escriba: Thoth-Amon foi um líder feiticeiro stígio, adorador da serpente Set. Seu passado é um mistério. Ele é o mais importante e o mais poderoso vilão do universo de Conan.
"A Torre do Elefante": ESC 11 (Abril): Conan chega a civilização e põe um roubo em prática, mas precisa lidar com o famoso feiticeiro Yara e uma terrível surpresa. Nota do escriba: Yara foi um poderoso bruxo, dominador da famosa Torre do Elefante, caso que ficou famoso entre muitos guerreiros.
"O Demônio Alado de Shadizar": ESC 198 (Abril): Conan conhece Fafnir, O Vanir, e Jenna. Nota do escriba: Fafnir, O Vanir foi um aventureiro/mercenário aliado de Conan ligado aos nórdicos. Nota2: Jenna foi uma ladra dissimulada, sendo uma das primeiras mulheres notáveis na vida de Conan.
"Os Guardiões da Cripta": Esc 199 (Abril) ou Conan - O Cimério 29 a 31 (Mythos): Conan, juntamente com Jenna, encontra um grande tesouro.
"O Jardim do Medo": ESC 200 (Abril): Conan e Jenna, ainda em sua jornada como ladrões, chegam a um misterioso jardim.
"Casa de Intrigas": ESC 201 (Abril): Ainda ao lado de Jenna, Conan é feito prisioneiro pelo Sacerdote Vermelho. Nota do escriba: Conan e Jenna se separam.
"A Coisa da Cripta": Esc 56 (Abril): Fugindo de lobos, Conan entra numa estranha caverna, só para descobrir o horror.
"A Teia do Deus-Aranha": ESC 202 (Abril): Conan enfrenta o Deus-Aranha. Nota do escriba: Ele enfrentaria fera parecida novamente em: "Conan e o Deus-Aranha"!
(lapso de tempo)
"A Mão de Nergal": Conan - O Bárbaro 9 (Mythos) ou Conan - O Cimério 47 a 50 (Mythos): Conan enfrenta o famoso demônio Nergal.
(lapso de tempo)
"Ciméria": Esc 61 (Abril) ou Conan - Ciméria, encadernado (Mythos): Conan, cansado do mundo, decide voltar à Ciméria, onde encontra sua mãe.
(lapso de tempo)
"Conan e o Feiticeiro": Esc 31 a 32 (Abril): Conan, ameaçado pelo feiticeiro Hisarr Zul, aceita o trabalho de recuperar o poderoso Olho de Erlik, mas as coisas vão se complicar na busca pelo artefato. Conan conhece a ladra Isparana
"Pela Alma de um Cimério": ESC 131-132 (Abril): Conan busca recuperar sua alma em um reino distante, onde conhece a futura Rainha Taramis, ainda criança.
"A Espada de Skelos": Esc 34 a 36 (Abril): Em Shadizar, Conan faz um acordo para levar o amuleto de Erlik até o khan de Zamboula. Ele reencontra Isparana.  
(lapso de tempo)
"A Maldição do Monolito": ESC 20 (Abril): Conan é traído e fica preso numa misteriosa pedra. Ninguém jamais escapou.
"Jornada Para o Inferno": ESC 7 (Abril): Conan parte para a cidade de ladrões em busca de vingança.
"A Fortaleza de Bal-Sagoth": ESC 58 e 59 (Abril): Conan reencontra Fafnir - O Vanir, e terão de formar uma aliança.
"O Cerco à Makkalet": Conan em Cores 5 (Abril) e Conan - O Bárbaro 2, 3, e 5 (Mythos): Conan junto com Fafnir, se envolve em uma guerra a serviço do príncipe Yezdigerd, e lá conhece a guerreira ruiva Sonja. 
(lapso de tempo)
"Conan e o Deus-Aranha": Esc 117 a 120 (Abril): Conan vai parar na misteriosa cidade do Deus Aranha, e lá irá se envolver em muitas tramas opulentas na cidade ao se envolver com os adoradores do Deus-Aranha, e irá conhecer Rudabeh. Nota do Escriba: Rudabeh foi uma bela dançarina que mexeu muito com Conan, fazendo com que o Cimério quisesse levá-la consigo como esposa.
(lapso de tempo)
"Os Espectros do Castelo Rubro": ESC 1 (Abril): Conan tem grandes planos de um roubo, mas tudo dá errado quando se depara com um castelo amaldiçoado.
(lapso de tempo)
"Conan e Sonja em Busca de Lucro": Conan - O Bárbaro 21, 22, 23 (Mythos): Conan reencontra Sonja, e decidem trabalhar juntos novamente.
(lapso de tempo)
"O Colosso Negro": ESC 3 (Abril) ou "Conan - O Colosso negro", encadernado (Mythos): Conan, guardando a princesa Yasmela, precisa enfrentar um monstro sedento.
"A Montanha da Deusa da Lua": Esc 29 (Abril): Conan a serviço da princesa Yasmela, precisa resgatar um Rei.
"Os Companheiros Livres": Encadernado (Mythos): Conan cria Os Companheiros Livres Kozaks, grupo a serviço da princesa Yasmela. .
"A Ilha dos Desesperados": ESC 4 (Abril) ou "Conan - Sombras de Ferro ao Luar" encadernado (Mythos): Conan, escapando de um massacre enquanto liderava os destroçados Kozaks, encontra uma bela jovem e vai para uma sinistra ilha. 
(lapso de tempo)
"Conan - O Renegado": Conan - O Barbáro 15 a 18: (Mythos): Agindo novamente com Isparana.
"Conan - O Brado dos Kozaks": Conan - O Barbáro 24 a 26 (Mythos): Conan ainda ao lado de Isparana, é traido pelos Kozaks e reencontra o Rei Yezdigerd, que quer vingança!
(lapso de tempo)
"A Rainha da Costa Negra": Esc 41 a 57 e 137-138 (Abril): Fugindo de problemas, Conan vai para o mar e lá encontra a corsária Bêlit, que se torna seu primeiro grande amor, e juntos vivem grandes aventuras. Conan conhece o temível "Amra - o Leão" e ganha para si o titulo ao derrotá-lo. Conan reencontra Sonja e em viagem temporal conhece o Rei Kull. Conan conhece Zula. Nota do escriba: Bêlit foi uma das maiores piratas e sua temida tripulação acreditava que ela era uma deusa.
(lapso de tempo)
"A Sombra no Palácio da Morte": Esc 10 (Abril): Conan, acompanhado de Natala (uma escrava que ele tomou), estão perdidos no deserto, quando encontram um belo castelo, que é mais do que aparenta.
(lapso de tempo)
"A Maldição da Lua Crescente": Esc 5 e 6 (Abril): Servindo a Rainha Taramis (agora uma bela jovem), Conan acaba em péssima situação após um golpe dado pela irmã gêmea da rainha. Sendo ajudado pelo perigoso Olgerd Vladislav, chefe da tribo Zuagir, Conan escapa da morte certa. Mas o Cimério tem outros planos e parte para salvar a Rainha.
(lapso de tempo)
"A Armadura de Zuulda Thaal": Esc 78: Conan acaba sendo traído pelo bando Zuagir.
(lapso de tempo)
"Os Profetas do Círculo Negro":  Esc 12 e 13 (Abril): Conan é chefe dos ladrões afghuli, que são presos pelo Rei de Vendhia.
(lapso de tempo)
"As Negras Noites de Zamboula": Esc 8 (Abril): Algo sinistro esta ocorrendo em Zamboula, pessoas estão sumindo. Um cansado Conan, preocupado apenas em dormir, vai descobrir o motivo dos sumiços.
(lapso de tempo)
"A Estrela de Khorala": Esc 27 (Abril): Conan precisa salvar a Rainha de Ophir.
(lapso de tempo)
"As Muitas Faces da Morte": Esc 9 (Abril): Conan, liderando um grupo Kozaks, cai numa armadilha.
"Os Filhos do Lobo Branco": ESC 22 (Abril): Conan, chefe dos Kozaks, se depara com o massacre de uma pequena aldeia e jura vingança.
"A Lâmina de Fogo": Esc 17 e 18 (Abril): Conan, com um forte grupo Kozaks, acaba criando problemas ao não cumprir uma ordem do Rei do Iranistão. O Rei, então, conta com o perigoso Olgerd Vladislav, que retorna e quer vingança contra Conan.
"Os Guerreiros do Tempo": Graphic Marvel 15 (Abril): Conan reencontra Sonja, e juntos vivem missão que os levará aos tempos do Rei Kull.

Continua na "Parte 2" desta postagem...
Até+

PS: O "Submundo" agradece mais uma vez a colaboração do Camus aqui no blog... E a cronologia de "Conan" continua na 2º Parte desta matéria (que vai ao ar durante o feriadão). Lembrando que este "Guia do Conan" ainda não aborda a NOVA coleção da Panini (e poderá - quem sabe - ser atualizado futuramente)!
Submundo.jpg (611 × 452)

Ria...Se Puder N°6238 - "Quando você crescer vai ficar bonito" me diziam...

Tiras N°12566 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Para proteger a galáxia contra a investida da frota pirata, Mônica e seus amigos formam a Brigada dos Ossos Cruzados. A missão? Resgatar o Astronauta, salvar a Terra e encontrar o Tesouro do Universo!
Disponível na Loja Panini: http://bit.ly/36oJG3m

Ria...Se Puder N°6237 - chega de 30 ovos por 10 reais!! se valoriza tu vale mas que isso!!

Tiras N°12565 : Especial MIX nº236 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6236 - Mamãe falou que a gravata é para combinar com meus olhos...

Tiras N°12564 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Ria...Se Puder N°6235 - O brasileiro quer self service de salgadinho...

Tiras N°12563 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!


Charges/Cartuns Especial N°84.100!

Charges/Cartuns N°84099!

Charges/Cartuns N°84098!

Charges/Cartuns N°84097!

Charges/Cartuns N°84096!

Charges/Cartuns N°84095!

Charges/Cartuns N°84094!

Charges/Cartuns N°84093!

Charges/Cartuns N°84092!

Charges/Cartuns N°84091!

Charges/Cartuns N°84090!

Charges/Cartuns N°84089!

Charges/Cartuns N°84088!

Charges/Cartuns N°84087!

Charges/Cartuns N°84086!

Charges/Cartuns N°84085!

Charges/Cartuns N°84084!

Charges/Cartuns N°84083!

Charges/Cartuns N°84082!

Charges/Cartuns N°84081!

Charges/Cartuns N°84080!

Charges/Cartuns N°84079!

Charges/Cartuns N°84078!

Charges/Cartuns N°84077!