segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.024 - Bidu: HQ "O Folicão"

É Carnaval e então mostro uma história que um cachorro folião invadiu a história do Bidu, atrapalhando e azucrinando com ele. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 65' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Cascão Nº 65' (Ed. Abril, 1985)

Nela, surge um Cachorro Folião bem animado soltando confetes e serpentinas no Bidu e canta  a marchinha "Olha a cabeleira do Zezé". Bidu fica muito irritado por ficar enterrado e o Cachorro dá paulada nele, pedindo socorro, pensando que confetes e serpentinas estão vivos, que deixa Bidu tonto.

O Cachorro achou que Bidu estava sambando, diz que a ginga foi boa e é o melhor sambista e pergunta se quer ser o mestre-sala da escola de samba dele. Bidu aceita e o Cachorro fala que agora tem que convencer o Luisão, um cachorro alto e briguento, a sair da escola. Luisão dá uma surra no Bidu e o cachorro diz que tem gente que só arruma encrenca no Carnaval.

Luisão joga Bidu surrado longe e o cachorro comenta que adorou a pintura de Carnaval do Bidu, que  os olhos roxos estão um barato e queria que fizesse um igual nele. Bidu gosta e se prepara para dar uma paulada no Cachorro, mas ele coloca o Luisão na frente e Bidu dá paulada nele e acaba apanhando de novo e sendo jogado longe. 

O Cachorro manda Bidu se animar, dá um sorriso e Bidu sai cabisbaixo e chorando. Aparece o Bugu avisando ao Bidu que quer aparecer na historia no Carnaval e que ninguém o tira de lá. Bidu dá um sorriso, deixando o Bugu lá enquanto o Cachorro Folião joga confete e serpentina no Bugu, terminando assim.

Boa história com Bidu sendo perturbado por um cachorro folião, atrapalhando a atuação dele na história em pleno Carnaval e ser até surrado pelo cachorro parrudo Luisão. O Bidu não conseguiu expulsar o Cachorro da sua história, mas pelo menos se vingou do Bugu, que tanto o perturba também nas suas histórias, fazendo passar pelas mesmas coisas que passou com o Cachorro ou até pior.

Teve várias situações de Carnaval como confetes e serpentes, marchinhas, samba e escola de samba, de uma forma simples retratou bem a data e entrou no clima carnavalesco. O final ficou aberto para os leitores imaginarem o que o cachorro aprontou com o Bugu, eles gostavam de histórias com finais abertos assim na época. Fica a imaginação também de cada um se o cachorro aprontou com Bidu de propósito ou sem intenção. Incorreta hoje por ter cenas de violência com pauladas na cabeça, brigas, Bidu aparecer surrado, coisas que não podem mais nos gibis atuais, fora não ter mais histórias de Carnaval atualmente.

O Cachorro até podia ser o Bugu no lugar, mas o roteirista queria que o Bugu passasse também pelo sufoco e o jeito foi colocar outro cachorro. Lembra também estilo de história com o Louco, também não seria ruim se no lugar fosse o Louco ou o cachorro dele, que apareceu em algumas histórias. Não colocaram nome para esse Cachorro Folião durante a história, mas pode ser considerado que se chama Folicão, como foi o título dela. Ele só apareceu nessa história, assim como o Luisão. Os traços muito bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Foi republicada depois em 'Coleção Um tema Só Nº 13 - Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996).  

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 13 - Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/02/bidu-hq-o-folicao.html

Charges/Cartuns! ★ N°176.301 a N°176.400