domingo, 31 de maio de 2020

Submundo HQ N°305 - O Mercado de Quadrinhos na Argentina (Por Bond)...

O nome é Bond, "Eduardo" Bond, rs...(10/04/2020) O colaborador e autor desta matéria especial pro "Submundo", sobre o mercado de HQs na Argentina, em um relato de quem há pouco tempo voltou da terra de los hermanos!

E tem coisa boa por lá, pessoal... "The Rampaging Hulk - A Cor do Ódio" (2 Vol. com a revista magazine dos anos 70 INÉDITA no Brasil), O "Frankenstein" da Marvel, "A Madona Celestial" (saga clássica dos "Vingadores"), "Cap. América" do Kirby (anos 70), "Robocop" (baseado no roteiro original de Frank Miller), "Durango" (Metal Hurlant), "Skorpio", e muito mais!

Confira abaixo:








Em junho do ano passado eu e minha esposa fomos passar férias na Argentina, e como todo bom colecionador, fui cheio de esperanças acerca do material que encontraria por lá. Posso dizer que não me decepcionei nem um pouco. É incrível a quantidade de bancas (os famosos quiosques) e livrarias na capital argentina, sem falar dos incontáveis sebos que são o completo oposto dos brasileiros, no quesito quantidade, qualidade e preço. Então, relato aqui o que pude perceber na minha estadia em Buenos Aires, sob os olhares sempre vigilantes da minha esposa (as inimigas naturais de nosso hobby), num misto de alegria e tristeza por poder trazer coisas bem legais e pensar no quão nosso mercado ainda é fraco. Começando pelo básico: as bancas. Nessas, notei que quase não possuem quadrinhos, a maioria tem gibis antigos (da década de 90) e muito escassos. O forte destes quiosques é o colecionismo de modelos. Essas bancas são abarrotadas de coleções imagináveis deste segmento, indo de miniaturas de carros, veículos militares, capacetes de F1, personagens de animes e as clássicas Marvel/DC figurines, que lá são de resina, ao contrário da liga metálica usada aqui. Existe também a belíssima coleção de Batmóveis de metal, na escala proporcional aos que a Shell vendia há poucos anos. Aproveitei pra trazer os modelos do filme: "Liga da Justiça" e do game "Arkham Knight", pelo equivalente a R$ 75,00 cada. É interessante notar que esses quiosques também vendem balas, doces, até frutas!!! E diferente do Brasil, onde as bancas morrem mais a cada dia, lá é difícil andar um quarteirão sem uma ou duas desses lojinhas. O grosso mesmo dos quadrinhos se encontram em livrarias e comic shops. E é aí que o bicho pega. Nas livrarias existem sessões de tamanho variado abarrotados de quadrinhos, predominando os encadernados.

São dezenas (senão centenas) de formatos diferentes, materiais divididos por artista, ou fase, ou saga. Omnibus da Marvel em capa-dura dividem espaço com publicações no estilo da saudosa "Maiores Clássicos" com coisas maravilhosas, como vários vol. compilando o "Capitão América" do Kirby, "Thor", "4F" do Byrne, "Vingadores" em várias fases, e encadernados com sagas mais atuais. Existem também coleções limitadas com materiais completos de vários personagens Marvel, indo dos medalhões até personagens B, que provavelmente nunca veremos encadernados por aqui, tipo o "Nova" e o "Homem-Coisa". São tijolões em capa-dura, papel off-set e vários extras. Além de todas as capas originais. Nessa, aproveitei e trouxe 2 vol. bem parrudos com toda a "Hulk Magazine" dos anos 70, um com a fase inicial em P&B e outro com a fase colorida da revista, e um com todo o material sobre o "Frankenstein" da linha de terror da Marvel, em sua revista própria e participações nos gibis de heróis da editora. Infelizmente, nem tudo são flores: o preço dessas edições é bem salgado, o que pode ser explicado pelo que o VAM disse sobre essas edições serem importadas da Espanha. Materiais da DC já achei mais tímidos, vi alguns encadernados, mas de material que já deu as caras por aqui. Nesse ponto, a Marvel parece levar vantagem. De clássico, só vi "4º Mundo" e "Superman" do Byrne e algumas coisas menores. Existe também muito material europeu dos mais diversos autores, em edições muito bonitas, e vários Omnibus que jamais veremos por aqui, como "Transformers" da Marvel, "Judge Dredd Complete Cases", HQs da Dark Horse e muito mais. Isso sem falar na imensidão de material argentino, visto que a produção dos Hermanos é riquíssima. O que nos leva aos sebos.

Diferentemente dos sebos brasileiros, onde conservação e preços são propositalmente inversos, no mau sentido, e os mercenários livres arrancam o coro dos desavisados, encontrei um verdadeiro Paraíso em Buenos Aires! Existem dezenas de sebos espalhados pela cidade, dificilmente se anda muito sem topar com um, e existem verdadeiros tesouros em ótimo estado de conservação e preços muito bons. Encontrei muitos exemplares da antologia "Skorpio" em excelente estado de conservação e custando em média R$ 7,00 cada. Além da clássica revista "Fierro" (que chegou a ter algumas edições publicadas no Brasil), especiais com histórias fechadas de materiais da "Heavy Metal", coleções de antologias dedicadas aos mais diversos autores e personagens, indo de "Sherlock Time" ao "Tarzan" do Kubert, e muito material Disney desde a década de 60 a preços bem baixos. Sobre mangás, não tenho muito a falar, pois o que vi não é muito diferente daqui em qualidade e formatos. Shonens de luta e mais material mainstream. No saldo final, voltei com as malas abarrotadas de gibis e a carteira vazia, feliz e triste ao mesmo tempo por saber que dificilmente viveremos algo parecido por aqui, onde devemos ficar suplicando para que a Panini termine a publicação de um clássico como "4º Mundo" (que sim, achei completo também...) Obrigado e até mais! Até+
PS: O "Submundo" agradece esta 1º e muito bem-vinda colaboração de "Bond" aqui no blog (e numa postagem internacional ainda por cima, rs)... Em tempo, me interessei muito por várias dessas edições que dificilmente veremos por aqui, em especial: "The Rampaging Hulk" e o "Cap. América" do Kirby (entre outros)!
Submundo.jpg (611 × 452)

Charges/Cartuns! ★ N°93370

Charges/Cartuns! ★ N°93369

Charges/Cartuns! ★ N°93368

Charges/Cartuns! ★ N°93367

Charges/Cartuns! ★ N°93366

Charges/Cartuns! ★ N°93365

Charges/Cartuns! ★ N°93364

Charges/Cartuns! ★ N°93363

Charges/Cartuns! ★ N°93362

Charges/Cartuns! ★ N°93361

Charges/Cartuns! ★ N°93360

Charges/Cartuns! ★ N°93359

Charges/Cartuns! ★ N°93358

Charges/Cartuns! ★ N°93357

Charges/Cartuns! ★ N°93356

Charges/Cartuns! ★ N°93355

Charges/Cartuns! ★ N°93354

Charges/Cartuns! ★ N°93353

Charges/Cartuns! ★ N°93352

Charges/Cartuns! ★ N°93351

Charges/Cartuns! ★ N°93350

Charges/Cartuns! ★ N°93349

Charges/Cartuns! ★ N°93348

Charges/Cartuns! ★ N°93347

Charges/Cartuns! ★ N°93346

Charges/Cartuns! ★ N°93345

Charges/Cartuns! ★ N°93344

Charges/Cartuns! ★ N°93343

Charges/Cartuns! ★ N°93342

Charges/Cartuns! ★ N°93341

Tiras N°13521 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Se fosse pra escolher, qual grupo você faria parte? Lembrando que, no final, a Turminha toda brinca junto! #AoVivo #TurmadaMonica
 Estamos divididos entre a Mônica e o Franjinha. E vocês, como estão se sentindo neste domingo?#TurmadaMonica #TM #mood
 DESAFIO : Será que você lembra da música?! #TurmadaMônica #TM

Tiras N°13520 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13519 : Especial MIX nº365 - Blog do XANDRO!