sábado, 3 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°932 - Pipa: HQ "Amor mal correspondido"

Mostro uma historia em que a Pipa resolveu arrumar namorado por correspondência depois de terminar mais uma vez o namoro com o Zecão. Foi publicada em 'Mônica Nº 197' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Mônica Nº 197' (Ed. Abril, 1986)

Pipa vai à casa da Tina e diz que foi a gota d'água e terminou definitivamente o namoro com o Zecão porque ele pendurou 6 pôsteres da Natassia Kinski na parede do quarto dele em vez de colocar fotos dela e ainda disse que ela não é bonita como a Natassia.


Pipa diz que vai arrumar outro namorado mais sensível, delicado e inteligente. Tina dá ideia de namorar por correspondência através da seção "Correio Sentimental" da revista "Comigo". Pipa acha uma grande ideia para achar o seu par ideal e pega a revista da Tina para o Zecão se tornar coisa do passado, mas chora ao sair de lá, ainda ressentida com ele.

Em casa, Pipa vai vendo as correspondências dos homens. Ela vê mensagem do Ezequiel de 80 anos; de um cara que queria se casar, mas que tem 5 filhos; do Leo Gatão, um cara convencionado que se acha bonitão é o máximo; e do Plácido Azarildo, que acha que beleza não é importante e que dinheiro não traz felicidade. Nenhum desses a agradou.

Pipa ainda fica meia hora lendo as correspondências até que encontra a do Bruno, que era moreno, alto, olhos verdes, sensível, inteligente, fiel, bonito, porém modesto, e que prefere as gordinhas. Pipa se encanta e manda uma carta para ele. Pipa acha uma emoção o início de um grande amor, sem brigas e discussões como tinha com o Zecão e começa a chorar com saudades dele.

Pipa coloca a carta na caixinha dos correios e espera. Como demora, há passagem de tempo até o dia que ela recebe a cartinha. Zecão aparece perguntando se ela está mais calma e achando que ela já o perdoou. Pipa diz que acabou de receber carta do futuro namorado, que encontrou através do Correio Sentimental da revista. Zecão ri e diz que que não vai dar em nada e aposta que é feio, chato e narigudo. Ele se pergunta se não for e vai espiar a Pipa perto da janela da casa dela.

Na carta, Bruno diz que adorou conhecê-la e que vai se encontrar com ela na rodoviária na quinta-feira, dia 21, as 15 horas, e estará com camisa azul. Por coincidência, a carta chegou no dia do encontro e ela vai até lá se encontrar com Bruno. Zecão ouve e diz que estará lá e se pergunta se a camisa azul está limpa.

Tina vai à rodoviária com a Pipa, que estava bem ansiosa, até que chega o Bruno. Pipa estranha ser muito alto e ele fala que tem camisa azul e olhos verdes. Pipa pensou que ele era diferente e Bruno diz que namoro por carta é assim, a gente pensa uma coisa e aparece outra. Pipa se conforma e segura a mão dele para apresentar a cidade. Nessa hora, ele se desequilibra e cai, aí Pipa vê que Bruno, na verdade, era o Zecão disfarçado com pernas de pau e peruca.

Zecão diz que não podia deixar a Pipa se encontrar com um bonitão e charmoso, queria fazer as pazes e até tirou as fotos da Natássia do quarto. Pipa achou bonitinho o ciúme dele e se ele quiser, adoraria voltar o namoro, Assim, o casal faz as pazes e vão embora. Tina ainda espera o Bruno, mas demora e vai embora também. No final, aparece o verdadeiro Bruno, se lamentando que se atrasou e a Pipa desistiu, com a surpresa dos leitores que ele era igual a como o Zecão estava disfarçado até na altura gigante.

História muito engraçada com a Pipa querendo esquecer o Zecão através de namoro por correspondência. Mesmo com a tentativa, ainda gostava dele e como o plano do Zecão fracassou, acabaram voltando. Pipa é louca, ciúme doentio pelo Zecão, sempre terminavam namoro, principalmente por causa de ciúmes,  mas voltavam às boas no final. Só o fato de pendurar pôsteres da famosa no quarto foi motivo de ciúme dela. Hoje em dia ela não é ciumenta a esse ponto, por isso é impublicável.

Na época, como não tinha internet, era normal as jovens procurarem namorados por seções de correspondências amorosas em revistas ou em jornais e o roteirista quis fazer crítica com isso. Várias revistas de fofocas ou para meninas adolescentes tinham isso na época de criar anúncio do seu perfil nas revistas e aí permitiam mandar cartas um para o outro e ter um namoro por correspondência. 

Só que como dependia dos correios, demorava vários dias para saber a resposta de cada carta. E muitas vezes não davam para enviar fotos, aí só descobriam como eram no dia do encontro pessoal. Hoje em dia evoluiu e fariam adaptação com a Pipa procurando namoro por aplicativo de relacionamento de celular ou em grupos de redes sociais, com a vantagem de enviar e receber mensagens e fotos instantaneamente. Algo semelhante acontecia nas seções de cartas das revistas da Turma da Mônica que as crianças gostavam de trocar correspondências com outros leitores, criando até fãs clubes entre eles.

O grande absurdo foi o futuro namorado Bruno ser a cara do que o Zecão se disfarçou. Se ele não tivesse ido lá, a Pipa acabaria tendo a mesma surpresa de ver um cara gigante e feio. Foi criativo também a paródia à revista "Contigo" e à atriz Natasha Kinski. Também absurdo de Tina deixar porta de casa aberta e Pipa já ir entrando sem nem bater na porta.

Os traços excelentes da fase de ouro dos anos 1980 da Turma da Tina, com direito a Tina com cabelo curtinho, Pipa bem gorda e Zecão bem narigudo, assim que era bom ver os desenhos deles. Nas últimas revistas da Editora Abril, a cor azul era meio desbotada, quase branca, por isso os fundos bem claros quando eram para ser azuis e o Bidu aparecia quase branco também, mas curiosamente a cor da camisa do Zecão ficou bem vivas.

Tiveram propagandas inseridas nos rodapés das páginas, como era de costume na época, por isso a história ocupou 10 páginas da revista, mas se não tivesse, seriam 9 páginas. Dessa vez foram anúncios com chocolate "Lollo", pastilhas de hortelã "Garoto" e das bolas "Elka". Essa história foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 12' (Ed. Globo, 1992). termino mostrando a capa desse Almanacão.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/pipa-hq-amor-mal-correspondido.html

Tiras N°15302 : O Coelho Nero - Omar Viñole!


Tiras N°15301 : Especial MIX nº608 - Blog do XANDRO!


Tiras Especial N°15.300 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Nem todo herói usa capa. Uma homenagem para todos aqueles que enfrentam esse momento com tanta coragem. As ilustrações fazem parte do calendário anual da Mauricio de Sousa Produções. 

Que tal conhecer todos os homenageados? Você pode fazer o download do calendário e usar como fundo de tela para celular e desktop.

Tiras N°15299 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!




Ria...Se Puder! 😁 N°10671 a N°10680





Ria...Se Puder! 😁 N°10661 a N°10670





Ria...Se Puder! 😁 N°10651 a N°10660