quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°901 - Mariazinha: HQ "Rubão, o machista"

Compartilho uma história em que a Mariazinha sofre com as atitudes machistas do seu namorado Rubão. Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 188' (Ed. Abril, 1985). 
Capa de 'Mônica Nº 188' (Ed. Abril, 1985)

Mariazinha encontra a Pipa e diz que não aguenta mais. Pipa pensa que ela está prestando vestibular e quando Mariazinha fala que é o Rubão, Pipa pensa que era ele que estava fazendo. Mariazinha fala que não aguenta mais o Rubão e ele aparece reclamando que não quer vê-la andando sozinha por aí. Mariazinha responde que ele também sai sozinho e ele diz que lugar de mulher é na cozinha. Mariazinha fala que ela não é mulher dele, só namorada e Rubão pergunta se namorada não é mulher e a leva para casa dela.

Chegando lá, Mariazinha reclama que ficou chato o que Rubão fez na frente da Pipa e ele diz que não quer vê-la de conversa fiada na rua e manda preparar café para ele. Ela diz que não é mulher dele e Rubão responde que se ela quiser ser mulher dele, vai fazer e que precisa treinar porque o café dela é fraco e melado. Mariazinha manda Rubão fazer porque ela tem que estudar. 

Rubão pergunta para que estudar, que para casar, ter um monte de filhos, lavar roupa, fazer comida e limpar casa não precisa de estudos, a mãe dele ensina. Mariazinha pergunta se ele quer uma mulher ou uma empregada e ele diz que quer uma mulher como a mãe dele foi para o pai. Mariazinha pergunta como fica a realização profissional e humana dela, todos tem os mesmos direitos, e Rubão responde que cada um no seu lugar e o dela é na cozinha. Mariazinha não aguenta e termina tudo com Rubão. Ele vai embora dizendo que mulher não falta para ele, mulher é tudo igual e quer ver Mariazinha arrumar outro namorado como ele. Mariazinha sente ódio, jura vingança e telefona para o Adolfo, que está parado na dela, e vai provar ao Rubão que pode arranjar namorados muito melhores que ele.

Mariazinha sai com Adolfo de minissaia com barriga e pernas à mostra. Eles vão a uma sorveteria e Adolfo deixa Mariazinha pagar a conta. Ela comenta que Rubão nunca a deixou pagar as contas e que morria de ciúme quando saía de minissaia, enquanto um homem assobia para ela. Fala também que não podia cumprimentar e dar beijinhos nos amigos, enquanto beija o Rolo, não podia trabalhar, fumar ou beber e quando Adolfo tentou beijá-la, Mariazinha dá um soco nele e telefona par ao Rubão de um orelhão dizendo que está morrendo de saudades e querendo voltar a namorar com ele, terminando assim. E, com isso, ele se se deu bem, confirmando que ela não consegue encontrar namorado melhor que ele.

História muito legal com o casal Rubão e Mariazinha, com crítica ao machismo. Mostra que ninguém deve controlar e interferir nas vontade das pessoas, desrespeitando, muito menos um namorado. Embora a sociedade mudou e a maioria não tolera atitude imbecil do Rubão, mas tem os que seguem a mentalidade atrasada do Rubão até hoje e serve de alerta. Altamente impublicável hoje, o povo do politicamente correto acha que não deve ter isso em revistas infantis, vão incentivar os outros a serem machistas, aí não fazem mais histórias assim.

Para quem não conhece esses personagens, Rubão e Mariazinha era um casal da Turma da Tina nos anos 1980, em que Rubão era o machista controlador, bem conservador, achava que era dono dela, pegava pesado obrigando a usar roupas longas para os outros homens não vissem seu corpo bonito, achava que ela tinha que cozinhar, lavar roupa para ele, cuidar da casa, não podia trabalhar fora nem estudar, apenas ser uma mulher do lar. Já Mariazinha era a submissa que tentava se libertar dele, mas sempre acabava voltando para ele, pois no fundo gostava de ser subordinada por ele. Rubão também era arrogante com seus amigos, implicando com roupas e homens usarem brincos, se metendo nos relacionamentos deles e até a favor de campanha da volta dos "bons tempos" conservadores, como mostrado na histórias "Todos comigo", de 'Cebolinha Nº 7' (Ed. Globo, 1987).

Muitos até podem se perguntar por que Mariazinha não dava logo um "pé-na-bunda" nele em definitivo, antes ficasse sozinha do que mal acompanhada. É que nos anos 1980 a sociedade era extremamente machista, se ela terminasse, o povo da época ia achar absurdo, iam reclamar porque ela fez isso com Rubão. Fora que servia de ponte para terem sido criadas outras histórias, pois se ela terminasse, não teriam mais histórias com eles.

O casal foi para o limbo do esquecimento em 1989, depois não apareceram mais nem em figurações nas histórias da Turma da Tina e não foram mais lembrados nem em histórias especiais reunindo personagens esquecidos. A sociedade mudou, começou a ter movimentos feministas e acharam melhor terminar com os personagens do que mudar as características deles. Nos anos 1990 até alguns personagens tiveram essa pegada de machismo e ciúmes excessivos de vez em quando como Chico Bento e Rosinha, Titi e Aninha, Rolo com suas namoradas, assim como namorado de Tina com ela, mas com as namoradas se dando bem no final.

Se tivesse uma história de despedida de Rubão e Mariazinha ou voltassem com os personagens hoje, iam mudar com ela finalmente terminando com ele e sendo uma mulher independente, aí ficaria na escolha de cada um seguir o seu caminho, com Rubão sendo machista com outras mulheres, ou então ele ia se regenerar, vê que estava errado e casal voltaria, só que com ele manso e atendendo todas as vontades dela. Nesses casos, eu preferia vê-la sem o Rubão do que ele se regenerar e mudar personalidade. Para mudar, melhor ficarem no limbo do esquecimento mesmo.

Os traços nessa história ficaram muito caprichados, típicos dos anos 1980. Dessa vez a Pipa teve uma roupa diferente sem de colegial com camisa branca e saia preta como era de costume. Roteirista fez questão de colocar a Pipa e o Rolo para mostrar que o casal era da Turma da Tina. Tudo indica que foi a história de estreia deles, não conheço outra mais antiga, pelo menos é a mais velha deles que eu tenho na coleção. Nunca foi republicada até hoje, quase nenhuma deles foram republicadas, só algumas em 'Coleção um tema Só Nº 25' - Mônica - Amigos da Turma' - Ed. Globo, 2000) e a última história deles, de 'Mônica Nº 36', de 1989, que republicaram também no 'Almanaque Temático Nº 33'  - Mônica - Praia' (Ed. Panini, 2015).

Falei também sobre Rubão e Mariazinha nessa postagem aqui:

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/12/mariazinha-hq-rubao-o-machista.html

Tiras N°14692 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Um marco tecnológico! A Estrelinha Mágica brilhava, cantava e cabia na palma da mão. O brinquedo foi baseado na personagem do filme Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica, lançado em 1988. Quem lembra? #TBT

Um #TBT do tempo do vídeo-cassete, quando a Turma da Mônica apresentou um filme especial: O Natal de Todos Nós. “Que festa bonita é o Natal. É quando se sente que existe o amor”.

Tiras N°14691 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°14690 : Especial MIX nº513 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14689 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°14688 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14687 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14686 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14685 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14684 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14683 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9561 a N°9570





Charges/Cartuns! ★ N°110011 a N°110020