Compartilho uma história em que o Horácio ficou esperando seus amigos que tinham marcado compromisso e não aconteceu como ele queria. Foi publicada em 'Mônica Nº 180' (Ed. Abril, 1985).
Escrita por Mauricio de Sousa, Horácio marca encontros com Lucinda, Antão e Alfredo, cada um por vez, e ninguém aparece em seus respectivos compromissos. No final, Horácio reflete se ele viveu aquele dia ou não. Afinal, os compromissos foram no mesmo dia e ficado horas esperando cada um acabou sem fazer nada o dia inteiro.
Coitado do Horácio sofrer e ficar triste por causa de capricho dos outros, até fome passou esperando o Antão, pelo menos aprendeu a lição de não marcar mais encontro com eles por não serem confiáveis. Se bem que Horácio é tão bonzinho, não duvidamos que ele poderia voltar a marcar compromissos mesmo com o risco de fazerem tudo de novo.
Mauricio quis mostrar problema de pessoas que não cumprem palavras e não honram com seus compromissos quando marcam encontros e não comparecem deixando a pessoa que espera sem fazer nada e não vivendo o tempo perdido que esperou o outro. Já dá raiva uma pessoa se atrasar para o encontro e ela não comparecer é pior ainda, perde total confiança nelas.
Quem sabe o Mauricio viveu isso na vida real e quis retratar em história do Horácio, seu auto ego já declarado. É incorreta atualmente por ter viéis filosófico adulto e povo do politicamente correto achar que não é apropriado para crianças, e também por Horácio ter final triste e hoje só pode ter histórias com finais felizes para as personagens.
Essa teria que ser em 1 página, aí colocaram em 2 páginas e desenhos ampliados com 3 linhas de quadros em cada página, ao invés de 4, para ocupar mais espaço no gibi. Era comum fazerem isso nas histórias do Horácio, desmembrando um tabloide em 2 páginas. Traços ficaram bons, tudo indica que essa foi desenhada pelo Mauricio e não foi só o roteiro. Como era tabloide de jornal, não tinha título, com o detalhe que o logotipo era sempre adaptado com o assunto da história, era legal esse detalhe. A seguir, mostro a história completa.