sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.183 - Astronauta: HQ "Visita Espacial"

Mostro uma história em que o Astronauta foi preso por extraterrestres que queriam fazer estudos com ele por ser de outro planeta. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 141' (Ed. Abril, 1984).

Capa de 'Cebolinha Nº 144' (Ed. Abril, 1984)

Extraterrestres se assustam ao verem uma bola voadora vindo do céu e descobrem que é uma nave espacial invadindo o planeta deles e que é o fim do mundo. Todos correm pedindo socorro e chamando o exército e se assustam com o Astronauta saindo da nave, dizendo que ele é alaranjado. O exército aparece, dá tiro de canhão no Astronauta, que sobrevive porque a roupa é vulnerável. Um soldado o prende em uma rede, o amarram e acham melhor desmontar a nave porque os armamentos deles evoluirão mil anos. 

Um repórter quer entrevistar o Astronauta em primeira mão. Ele diz que ficaram birutas, veio em paz, não quer arrumar encrencas com ninguém. Dois doutores mandam todos se afastarem do extrabordiano, pretendem levá-lo para o laboratório para uma série de experiências, fazer análise completa dele, testar sua resistência e seus pontos fracos.

Astronauta fica brabo, arrebenta as cordas, diz que não fica nem mais um segundo naquele planeta e consegue fugir na sua nave. Ele diz que era um povinho ignorante que não sabiam tratar uma visita espacial. Quando chega no Planeta Terra, vê que estava em clima de guerra, se pergunta o que está acontecendo e o ET, o Extraterrestre, na lata de lixo, pede para o Astronauta a ajudá-lo a sair daquele planeta maluco.

História legal em que extraterrestres tratam o Astronauta como um invasor espacial e quiseram aprisioná-lo pra fazer estudos com ele. Astronauta consegue fugir e encontra a mesma situação na Terra em que os terráqueos estavam querendo prender um ET que entrou no planeta. Mostra uma relação do que habitantes de um planeta fazem ao verem um ser estranho, uma inversão de papeis na visão dos humanos. Se existirem criaturas com vida inteligentes em outros planetas e se viessem para Terra em um disco voador, os humanos fariam a mesma coisa que os "bordianos" fizeram com o Astronauta nesta história e, com isso, teve mensagem de que não façam com os outros o que não deseja fazer com você.

Foi engraçado colocarem detalhes como o bebê chamando pela avó enquanto a mãe dele fala "mamãe", dizerem "sete Luas" por conta do planeta deles terem sete Luas, no Planeta Bordô ter também cidade como a Terra, exército, emissora de televisão, repórter querendo furo de reportagem entrevistando o ET Astronauta e doutores para examiná-los, esses detalhes faziam diferença e deixavam a história com humor. Eles gostavam de associar os planetas que o Astronauta visitava iguais à Terra só que habitados por extraterrestres, como prova também quando os ETs chamam de Astronauta de "extrabordiano" por causa do planeta Bordô, associação de "extraterrestre" com Planeta Terra. A diferença maior em relação a Terra que o céu do Planeta Bordô era rosado.

Foi uma paródia do filme "ET, o extraterrestre", um clássico do cinema, aparecendo, inclusive, o ET do filme. Ele apareceu em outras histórias da época, já que foi um filme de grande sucesso e repercussão na época. A raiva do Astronauta foi tão grande que agiu como Mônica de conseguir destruir sozinho as cordas que o amarravam só com a sua força. Outro absurdo legal foi o traje do Astronauta ser invulnerável até a vários tiros de canhão.

Incorreta atualmente por ter armas, canhão, tiro, alienígenas nada amigáveis, personagem dentro de lata de lixo, além do termo proibido "minha nossa". Apesar de que hoje em dia proíbem a palavra "louco" para não confundirem com o personagem Louco, a palavra "maluco" eles aceitam de boa, já "biruta" por ser tipo gíria de época e podiam implicar hoje por não gostarem de coisas datadas.

Traços muito caprichados, típicos dos anos 1980. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão Nº 16' (Ed. Globo, 1991) e depois republicada de novo em 'Coleção Um Tema Só Nº 15 - Cascão Extraterrestres' (Ed. Globo, 1996), sendo que neste, colocaram código fazendo referencia ao Almanaque de 1991 em vez de fazer referência que era uma história da Editora Abril.

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 16' (Ed. Globo, 1991)
Capa de 'Coleção Um Tema Só N°15 - Cascão Extraterrestres' (Ed.Globo, 1996)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/08/astronauta-hq-visita-espacial.html

Tiras N°17.540 : HÁ POUCA ELIPSE - Laerte!