segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.222 - HQ "Um fim de ano difícil"

Capa de 'Cebolinha Nº 36' (Ed. Abril, 1975)

No Dia de Réveillon, mostro uma história em que a turma precisa impedir o Capitão Feio de poluir o mundo no primeiro dia do ano com a ajuda do Ano-Novo. Com 16 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 36' (Ed. Abril, 1975).

O Ano-Novo 1976 está no espaço, avista o planeta Terra, onde vai começar a trabalhar dia primeiro de janeiro e como chegou adiantado, vai aproveitar para conhecê-la melhor. Chegando lá, acha que está muito bagunça, se pergunta a que ponto os terráqueos chegaram.

Surge o Capitão Feio, que diz ao Ano-Novo que o planeta está desse jeito por causa do céu azul, das árvores verdes e da pouca poluição, mundo precisa de mais poluição e ele vai ajudá-lo a tornar o mundo mais poluído porque é sob o domínio dele que o mundo vai caminhar para o próximo ano e explica qual é o plano.

Anjinho vê, acha o plano terrível e vai avisar a turminha. Conta que o Capitão Feio voltou e que está dando maus conselhos ao Ano-Novo. Depois de contar, Cebolinha acha terrível e Cascão diz que tem seus prós e contras. Cebolinha pergunta o que Capitão Feio pretende fazer no primeiro minuto de 1976, Anjinho não sabe e Cebolinha o manda tentar localizar os dois e voltar para avisar a eles.

Quando chega no esconderijo do Capitão Feio, já tinha contado ao Ano-Novo o que deve ser feito no primeiro minuto de 1976, Ano-Novo diz que com ele ajudando será fácil e vão descansar enquanto esperam o primeiro minuto. Anjinho volta para onde está a turma com intenção de eles mostrarem ao Ano-Novo quem é o Capitão Feio.

Anjinho fala que o esconderijo do Capitão Feio é atrás do barracão onde era depósito de lixo. Eles vão até lá e a turma elege que o Cebolinha entre no esconderijo e ele reclama que quando era candidato a tesoureiro do clubinho não tiveram tanto entusiasmo. Ele vê os dois dormindo, chama a turma e Cascão dá ideia de que eles têm que acordar o Ano-Novo sem que o Capitão Feio acorde.

Cebolinha manda Cascão ir lá acordar o Ano-Novo, ele chama baixinho, mas Capitão Feio acorda e Cascão disfarça e foge carregando o Ano-Novo. Capitão Feio joga o seu novo raio de sujeira laçador e consegue laçar a turma toda, acabando com a fuga deles. Capitão Feio achou bom que eles apareceram que agora sabe que não vão atrapalhar os planos dele. Cebolinha diz que ninguém tinha intenção de estragar plano de um sujeito tão simpático e Cascão reclama por que então mandaram pegar o Ano-Novo.

Capitão Feio manda todos entrarem no esconderijo. Ano-Novo acha que os meninos parecem direitos e não entende por que está os maltratando. Capitão Feio diz que por que eles vivem atrapalhando seus planos de poluir o mundo. Ano-Novo pergunta que se poluir é tão bom por que eles impedem. A turma conta que poluir é errado, Capitão Feio está o enganando, não é para dar ouvidos ao bandido, poluição é a pior coisa, mas Cascão diz que não é tão ruim assim.

Capitão Feio manda todos calarem a boca, o Ano Novo acha que eles estão sendo sinceros. Capitão Feio diz que ficou ano inteiro bolando o plano e se não ajudá-lo vai jogar o raio de sujeira na turma e como está mais poderoso, vão levar 100 anos para se livrarem dele. O Ano-Novo conta que o plano é juntar o raio poluidor com a entrada dele no mundo, que e ficará poluído do primeiro ao último dia do ano. 

O Ano-Novo diz que não fará a sua parte. A turma fala que eles não terão Ano-Novo e nem vão desejar aos amigos. Capitão Feio diz que vai jogar o raio de sujeira nele, Ano-Novo o desafia e diz que pode jogar o rainho, Capitão Feio fica uma fera, joga o raio e surge o Ano-Velho 1975, que veio buscar o Ano-Novo e se jogou na frente do rainho porque ele terá tempo de se limpar.

Capitão Feio reconhece que perdeu e vai embora, prometendo que vai vencer quando voltar outra vez. O Ano-Novo agradece a turma, Cascão diz que sempre achou o 1975 muito legal, principalmente agora. Ano Novo 1976 vai embora, prometendo à turma de que vai conseguir ser um bom ano. Depois, todos vão comemorar o Réveillon com todos os pais na casa do Cebolinha, chegam à meia noite e todos comemoram a entrada de 1976 e Mônica comenta com o Anjinho que o céu está limpinho e que caprichou.

Uma história de aventura muito boa em que o Capitão Feio decide que o Ano-Novo 1976 o ajude a poluir o mundo logo no primeiro minuto do ano e a turma tenta impedir o plano dele. O Ano-Novo, por ser uma criança, pensava que poluição era coisa boa e iria ajudar o Capitão Feio, mas a turma faz com que ele descubra que poluição é a pior coisa e com a ajuda do Ano-Velho 75 conseguem salvar a Terra.

Seguiu a ideia de que Ano-Novo retratado como criança e Ano-Velho como um idoso como eles gostavam. Eram bem criativas e envolventes as histórias do Capitão Feio em querer poluir o mundo em datas comemorativas como Natal e Réveillon. Interessante o mistério inicial de saber como seria o plano do Capitão Feio. A turma sabia que ele queria poluir o mundo, mas não a forma que faria e por que precisava da ajuda do Ano-Novo e que só foi mostrado ao longo da trama. O Ano-Novo só poderia entrar na Terra no dia primeiro de janeiro e após o Ano-Velho sair, são os absurdos das histórias em quadrinhos que se tornavam muito boas.

Na época o Capitão Feio aparecia só de vez em quando, ficava muito tempo sumido e depois voltava, dando um ar de surpresa e sempre dava uma expectativa boa quando retornava. No início, o esconderijo dele era uma casa abandonada perto do depósito de lixo, só depois que acharam melhor ele se esconder no esgoto e ter como aliados monstros de sujeira, que não falavam e passaram a falar a partir da época da Editora Globo.

O Cascão antigamente achava bom os planos do Capitão Feio e ainda o defendia, como prova em algumas partes da história ao dizer que poluição tem prós e contras, que não é tão ruim assim, que o capitão Feio tem bom gosto de escolher o esconderijo. Cascão só ajudava a turma porque sabia que eles não iam gostar de mundo poluído. 

Bem curioso o pai da Magali bem diferente como estamos acostumados, como um gordo narigudo parecido com a filha. Foi a segunda  aparição dele, antes tinha aparecido em uma história de "Dia dos Pais" em 1975. Depois, apareceu bem raramente outras vezes, mas com traços diferentes a cada história e só em 1986 que apareceu com os traços fixos como Seu Carlito como conhecemos. A mãe da Magali também estreou em 1975 e também aprecia diferente a cada história até ter traços definitivos nos anos 1980. 

Já os pais do Cascão não tinham estreado nos gibis ainda, por isso não apareceram nessa história, só apareceram primeira vez em 1977 como um casal sujinho como o filho e aparições raras depois disso, só passando a ter frequência constante com o lançamento do gibi do Cascão em 1982. Normalmente naquela época os pais do Cascão eram só citados, sem presença física e algumas vezes retratado que Cascão ficava sozinho em casa.

Vimos que em 1975 as histórias já estavam com um linguajar mais informal nos gibis comparado ao início dos anos 1970, quando eram extremamente formais. História incorreta hoje em dia por Capitão Feio querer poluir o mundo, ser bem perverso, hoje ele é retratado mais como vilão cômico e nem deseja poluir a Terra. Incorreto também Cascão tratar que poluição e sujeira são coisas boas, as palavras "azar" e "bandido" são proibidas atualmente, talvez alterariam a palavra "pinote" por ser datada, e fora que nem fazem mais histórias de Réveillon há muitos anos, também proibidas.

Os traços ficaram bons, característicos do meio dos anos 1970 como os personagens já começando a perder bochechas pontiagudas, mas ainda estavam. Em 1975 já dava para perceber uma diferença mais nítida em relação aos traços de 1970 a 1972, por exemplo. Tiveram erros do Capitão Feio aparecer sem sujeira no segundo quadro da 6ª página da história e no quinto quadro da 8ª página da história e o Ano-Velho aparecer limpo nas suas duas últimas cenas após receber o raio de sujeira. 

Nunca foi republicada em almanaques convencionais da própria Editora Abril nem da Globo. Só republicaram na Editora Panini em 2013 na 'Coleção Histórica Nº 36' na reedição do gibi do 'Cebolinha Nº 36' da Abril. As imagens da postagem tirei dessa 'Coleção Histórica', então, pode ter chances de ter alterações em textos ou em desenhos ou até redesenhar personagens ou correções de erros em relação ao gibi original de 1975.

FELIZ ANO-NOVO A TODOS!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://blogdoxandro.blogspot.com/2023/12/arquivos-turma-da-monica-n1221.html

Charges/Cartuns! ★ N°264.501 a N°264.600