sábado, 1 de julho de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.169 - Chico Bento: HQ "É de caranguejo ou não?"

Capa de 'Chico Bento Nº 437' (Ed. Globo, 2004)

Dia primeiro de julho é aniversário do Chico e em homenagem mostro uma história em que o Chico não acreditava em signos e ainda teve que lidar com caranguejos na sua festa de aniversário. Com 14 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 437' (Ed. Globo, 2004).


Nela, Rosinha lê o horóscopo no jornal, falando com Chico Bento que ele é do signo de Câncer cujo símbolo é o caranguejo e que os nativos desse signo são carinhosos, prestativos, amorosos e sentimentais. Chico diz que não acredita nessas bobagens de "horóspoco". 

Rosinha o corrige que é horóscopo e que não é bobagem, está tudo escrito no jornal e os nascidos em primeiro de julho são de caranguejo. Chico debocha que pode ter nascido primeiro de julho, mas não anda de lado igual a caranguejo. Rosinha joga o jornal nele, o chama de besta e vai embora.

Chico diz que as vezes a Rosinha se faz de boba e não entende as brincadeiras, desdenha de caranguejo é isso, é aquilo e diz que vai se preocupar com outras coisas como o aniversário dele. Diz que a mãe o tira de casa para fazer a sua festa surpresa e ele volta para bisbilhotar . Ele vê muitas coisas gostosas como bolo de milho com cobertura de chocolate, sanduíche de mortadela, doce de abóbora entre outras comidas. 

Percebe que tem também uma sacola de caranguejos vivos e ouve escondido a conversa dos pais que vão fazer croquetes de caranguejos que o filho tanto gosta. Chico diz para si mesmo que gosta de croquete, mas não de caranguejo, nota que eles estavam com olhos tristes e fala que não é caranguejo e não pode ajudá-los. 

Ao lembrar da Rosinha falando do Horóscopo, Chico acha que ele tem um pé de "caranguejice" e quando ver a mãe avisando que vai pôr os bichos na panela, ele pega os caranguejos. Dona Cotinha descobre que sumiram, Seu Bento acha que voltaram para o ribeirão. Dona Cotinha vê o Chico atrás da cortina, pergunta o que ele estava fazendo lá e ele dá desculpa que estava procurando alguma coisa que não lembra. Dona Cotinha diz que todo ano bisbilhota, não é pra atrapalhar e manda o filho se arrumar que logo os amiguinhos chegarão.

Rosinha aparece e pergunta o que Chico estava fazendo lá fora, ele diz que é por causa dos caranguejos e Rosinha lembra que ficou tiririca com ele mangando da cara dela sobre o Horóscopo. Chico tenta se explicar, quando Dona Cotinha e chama os dois para verem o bolo especial de milho com chocolate que fez e lamenta que faltou os croquetes e espera não fazer falta.

Depois, Chico tenta de novo se explicar, mas aparece os outros convidados da festa e não consegue. Dona Cotinha manda para eles se servirem. Zé Lelé pega um doce de abóbora e recebe um beliscão no dedão, Hiro bebe suco e reclama que uma coisa grudou no lábio dele, Zé da Roça reclama que o sanduíche de mortadela o mordeu.

Rosinha reclama que eles não sabem comportar em festa, tenta pegar uma geleia de goiaba e se espanta com um monstro, que, na verdade, era um caranguejo. Todos se assustam com os monstros nas comidas da festa e até dentro do bolo. Seu Bento fala que são os caranguejos que ele pegou de manhã e pergunta como foram parar lá. Chico conta que foi ele quem escondeu dentro do bolo e dos quitutes, ficou com pena de eles pararem na panela olhando os olhinhos tristes deles, parece que estavam pedindo para salvá-los como se ele fosse outro caranguejo.

Rosinha comenta que Chico é carinhoso, prestativo, amoroso e sentimental e cai a ficha do Chico que ele tem as características de quem é do signo de Câncer e passa a creditar em Horóscopo. No final, o Seu Bento vai devolver os caranguejos para o ribeirão, Dona Cotinha fala para eles voltarem a comemorar o aniversário e Chico assoprar as velinhas do bolo. Chico começa a andar de lado e explica que foi só brincadeira, caranguejo anda de lado e tem bom humor e todos riem.

Uma boa história em que o Chico debocha da Rosinha de acreditar sobre Horóscopo e dizer das características do signo de Câncer, o signo dele. Depois, Chico vê que teria croquete de caranguejos na sua festa de aniversário e como ficou com pena dos caranguejos vivos pararem na panela, resolve esconder nas comidas da festa e seus amigos são mordidos quando experimentam e só resta Chico falar. Como mostra que ele é carinhoso, prestativo, amoroso e sentimental com os caranguejos, passa a acreditar em Horoscópo.

Chico ficou representado como os que não acreditam nessas coisas de signo e a Rosinha, aqueles que acreditam, mas no final o Chico cedeu por causa das suas características. A conversa de Horóscopo no início não foi em vão, foi preciso para ter a relação com o caso dos caranguejos durante a festa e Chico se convencer que Horóscopo não é bobagem. O Chico sempre teve essa característica de ser carinhoso, amigo de todos, até dos animais e das árvores, uma característica básica e marcante nos nativos de Câncer, por isso não foi a toa de escolherem a data de primeiro de julho de ser data fixa oficial de aniversário dele para ele ser canceriano.

Quando resolveram colocar datas fixas de aniversário dos personagens a partir de 1994, as datas foram todas baseadas na Astrologia, fizeram mapa astral a fundo dos personagens com astrólogos de verdade de acordo com as características deles para escolherem as melhores datas, achei bem interessante isso. Poderia até ter sido as datas de criações dos personagens e pronto, mas colocando de acordo com a astrologia, ajudaria até para criarem histórias de aniversário sobre signo deles, como essa ou a "Aniversário dos signos", de 'Mônica N° 175', de 2001, por exemplo, já que todo ano são obrigados a ter histórias de aniversário deles e ajudaria a variar.

A festa do Chico teve só comidas simples por sua família ser bem pobre e rural, nem refrigerantes tinha. Bem normal isso nas festas do Chico e dava mais simplicidade, acontecia também com aniversários do Cascão, por ele ser mais o pobrezinho da Turma do Limoeiro. Chico Bento falou uma boa parte sozinho,, eram bons esses monólogos dos personagens. O final não gostei, bem vazio, só para dar uma piadinha final, dava para ser melhor.

É incorreta atualmente por conta de intenção de matarem caranguejos vivos para fazer croquetes, seria maltrato a animais e nada que possa dar pena ou traumatizar as crianças não pode mais nos gibis atuais, finais tristes ou com reflexão, nem pensar, agora tem sempre que ter finais felizes. Não aceitariam também os caranguejos morderem os convidados da festa, Rosinha jogar jornal em cima do Chico dando ideia de violência e o tema de Horóscopo que hoje em dia implicariam com crianças envolvidas com Astrologia, coisa que antes não ligavam para isso. Provavelmente, a palavra "Câncer" de signo é proibida hoje nos gibis para não ter duplo sentido com a doença e não traumatizar, afinal, tudo que é duplo sentido eles alteram até nos almanaques.

Os traços ficaram feios e bem esquisitos, típicos dos anos 2000, odeio traços daquela época, histórias até podiam ter bons roteiros, mas traços feios assim ou piores, me afasta de ter gibis dos anos 2000. Davam pra caprichar mais, podiam ter deixado só em histórias de miolo, que tinham traços mais simples para agilizar produção, pelo menos nas de abertura dava para melhorar. O pior foi o nariz do Chico menor, que passaram a adotar assim para não ser como bullying contra narigudos na vida real. Chico ficava muito mais bonito com nariz grande. Pelo menos não teve caretas excessivas deprimentes e traços e letras ainda eram feitos a mão,  diferente dos digitais horrorosos de hoje, menos mal.

FELIZ ANIVERSÁRIO,  CHICO!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/07/chico-bento-hq-e-de-caranguejo-ou-nao.html

Charges/Cartuns! ★ N°242.701 a N°242.800