domingo, 14 de agosto de 2022

Submundo HQ N°437 - O "Justiceiro" Vol. 1 (de Garth Ennis): Bem-Vindo de Volta, Frank...

Uma das fases mais elogiadas e consagradas do "Justiceiro" em todos os tempos é a passagem de Garth Ennis pelo selo "Marvel MAX" (já publicado pela Panini em 4 Vol)... PORÉM, antes da linha MAX, o escritor irlandês ("Preacher", "Hitman", "The Boys") já havia reformulado o "Justiceiro" pro selo "Marvel Knights", que ´o material republicado agora pela Panini e que ANTECEDE da fase MAX!

Assim, o "Justiceiro" de Garth Ennis ganha uma NOVA coleção trazendo na íntegra o INÍCIO da saga de Frank Castle no selo Marvel Knights (um material já publicado pela editora Abril em "Grandes Heróis Marvel Premium", pela Pandora (Justiceiro Massacra a Marvel), e pela Panini em "Paladinos Marvel" (revista mensal dos primórdios da Panini no Brasil)!   

Confira abaixo o conteúdo completo do Vol 1:

Garth Ennis & Steve Dillon reformularam e revigoraram o "Matador de Criminosos" da Marvel, tornando-o um verdadeiro "Exército de 1 Homem Só": pronto para exterminar qualquer bandido em seu caminho. E Frank Castle começa logo com Mama Gnucci e toda a sua família mafiosa (com requintes de crueldade e humor negro): Em seu caminho, surge o "Demolidor" e o "Russo" (um vilão com muito músculo e pouco cérebro, rs). A guerra de Frank contra o crime continua quando ele define como alvo o general Kreigkopf, e tem uma parceria pra lá de inusitada com o Homem-Aranha (juntos contra o "Russo", que agora retorna com "tetas" enormes, kkk). Além disso, na 1º história de Ennis com o "Justiceiro", veja como o anti-herói libera toda a sua fúria contra o Universo Marvel inteiro (numa polêmica história "alternativa", na qual a família de Castle é morta por acidente num confronto entre os "X-Men" e a "Ninhada", fazendo com que o "Justiceiro" se torne um matador de super-heróis e super-vilões na HQ: "Justiceiro Massacra a Marvel")!
 
Nesta 1º edição da Panini (A coleção terá 3 Vol. no total), temos um mega-encadernado (capa-dura, 456 pág, R$ 184,90) contendo as histórias publicadas originalmente em: "Punisher" (2000) 1-12; "Punisher" (2001) 1-5; e "Punisher Kills The Marvel Universe" (1995)! Vamos por partes agora (como diria o estripador) pra contextualizar este material e fazer uma retrospectiva de sua publicação no Brasil: Antes de mais nada, é preciso relembrar que o "Justiceiro" vinha de uma fase deplorável de uma Marvel praticamente falida no final dos anos 90. O personagem havia morrido (cometido suicídio) numa história do "Ka-Zar" (que foi pulada pela Abril) e ressuscitado na malfadada fase do "Justiceiro-ANJO" (essa saiu num "GHM" em formatinho): Uma abominação tão ruim, que quando Garth Ennis assumiu o título nos anos 2000, preferiu ignorar essas histórias (se não me engano, elas são brevemente mencionadas, mas como se fossem apenas um sonho - ou algo assim: nada a ser considerado pra fins de cronologia)!

O 1º arco de Ennis é uma maxi-série em 12 edições: "Bem-Vindo de Volta, Frank" (publicada pela Abril no mix de "GHM Premium", e republicada em capa-cartão pela Panini e pela Salvat na coleção capa-preta), na qual a tônica é a violência com humor-negro (que funcionou muito bem pro "Justiceiro"). Em seguida, temos o 1º arco (em 5 partes) da NOVA revista mensal publicada aqui APENAS pela Panini na revista "Paladinos Marvel" (capas acima) em 2002. A série mensal continuava com Ennis e Dillon (alguns leitores criticam essa fase pela ridicularização de heróis que aparecem em participação especial, tipo: "Aranha", "Demolidor", e "Wolverine" - Humilhados das mais diversas formas, rs: Mas é preciso entrar no espírito da zoeira)! Por FIM, o especial: "Justiceiro Massacra a Marvel" (publicado aqui pela Pandora), foi a 1º HQ de Ennis com o "Justiceiro": É polêmica por mostrar o anti-herói matando alguns medalhões do nível do "HULK" (bastou um rastreador no monstro e esperar ele se tornar Bruce Banner pra levar um tiro na cabeça). Embora divida opiniões (eu gosto e muitos odeiam, rs), é uma HQ alternativa e vem mais como "extra" do encadernado!   
Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)

Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2022/08/o-justiceiro-vol-1-de-garth-ennis-bem.html 

Charges/Cartuns! ★ N°201.101 a N°201.200