quinta-feira, 24 de junho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°955 - HQ "A Quadrilha do Cebolinha"

No Dia de São João, mostro em homenagem uma história em que o Cebolinha foi confundido por chefe de uma quadrilha perigosa de assaltantes de banco dando muita confusão. Com 6 páginas, foi publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981).
Cebolinha está atrasado para o ensaio da quadrilha da Festa Junina e corre com medo da Mônica brigar com ele, mas não lembra onde era o local do ensaio. Cebolinha resolve perguntar para um homem onde fica a quadrilha e ele responde que era ali, só estavam esperando por ele e já estava tudo preparado.
Cebolinha pensa que a Mônica deixou o cara esperando por ele se achar o melhor dançarino da quadrilha do bairro. Eles entram em um galpão e os ladrões que iam assaltar o banco do bairro se assustam com a entrada repentina e falam ao João que não é mais para fazer isso  e perguntam se ele trouxe o novo chefe da quadrilha deles. João mostra o Cebolinha e eles reclamam que era um anãozinho e não vai ser esse baixinho que vai dar ordem neles enquanto Cebolinha pensa que lá era o local que eles iam ensaiar a quadrilha e reclama que lá estava cheio de pulgas.
Os bandidos comentam que o chefe deles era o mais perigoso e inteligente bandido do país e se ele ouvisse a ofensa e atirasse estariam perdidos. Cebolinha pergunta se a quadrinha são eles e os bandidos pensam que ele trabalhou com outros mais perigosos que eles. Cebolinha pensa que a Mônica aprontou com ele arranjando pessoas que não sabem dançar e ele vai ter ensinar tudo a eles. Os bandidos perguntam ao Cebolinha quando começam e ele fala agora mesmo só que reclama que eles não estão vestidos ainda. 

Cebolinha faz todos se vestirem com roupa caipira e vão ensaiar em frente ao banco, manda formarem uma roda e começarem a rodar. Quando ele fala para olharem o pai da moça, os bandidos pensam que era sinal para eles atacarem o guarda, pegarem o dinheiro e sumirem. Na dança, caem as perucas deles e o guarda prende todos os bandidos. Cebolinha, sem saber de nada, pergunta onde vão levar a quadrilha dele e que não dá para ensaiar sozinho e aí desiste falando que a Mônica arrume outra pessoa no seu lugar. 

No final, o verdadeiro chefe da quadrilha de bandidos está desesperado pedindo para polícia aparecer e não aguentando mais dançar quadrilha com as crianças enquanto Mônica comenta com Cascão que ele estava procurando por uma quadrilha e não tinha ninguém para pôr no lugar do Cebolinha.
História muito legal com Cebolinha sendo confundido por um bandido perigoso, chefe de quadrilha para assaltar bancos. Interessante que o os bandidos pensavam que ele era o chefe deles e ao mesmo tempo o Cebolinha não sabia que eles eram bandidos, pensando que eram apenas pessoas que ele tinha que ensinar dançar quadrilha, e, sem querer, ajudou a evitar que eles assaltassem o banco.  Em nenhum momento ele teve conhecimento disso, nem quando foram presos. E legal que no final o verdadeiro chefe estava dançando quadrilha no lugar do Cebolinha.
Engraçado ver Cebolinha pensando que era instrutor de dança e fazer todos vestidos com roupas de caipira, alguns até vestidos de mulher e o bandido verdadeiro não aguentar as crianças. Foi bem criativo o trocadilho de quadrilha de dança de festa junina e quadrilha de bandidos, dando até um duplo sentido no título, coisa que gostavam de fazer na época. Por isso foi ambientada em história de festa junina para atender ao trocadilho que tanto queriam.

Era comum na época história com os personagens sendo confundidos com  chefe de organização de assaltantes de bancos por te ruma estatura parecida ou serem verdadeiros sósias deles. As vezes tinham conhecimento que eram bandidos, outras vezes só sabiam no final ou tinham conhecimento em nenhum  momento como nessa história. Completamente impublicável, não só por ter bandidos armados como também Cebolinha se envolver com a quadrilha em tentativa de assalto a banco, como sendo uma das coisas mais inadmissíveis  que a MSP em relação ao politicamente correto fez até hoje.
Os traços muito bons, típicos de histórias de 1981 com uma mistura de superfofinhos do final dos anos 1970 e com o estilo que eles queriam colocar nos anos 1980, ou seja, uma foi uma fase de transição. Nunca foi republicada até hoje assim como todas as histórias inéditas desse almanaque da Mônica Nº 9. Muito bom relembrar essa história há exatos 40 anos.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/06/hq-quadrilha-do-cebolinha.html

Tiras N°15723 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Viva São João, sô!! Arrasta para o lado e siga as dicas para comemorar.
O #tbt de hoje é muito especial. Há mais ou menos 51 anos, Mauricio de Sousa lançava a primeira revista da Turma da Mônica, pela Editora Abril. Desde o surgimento de Bidu e Franjinha, em 1959, os personagens eram publicados em tirinhas na Folha da Manhã. Foram tantas aventuras de lá para cá, que agora os gibis da Turminha mais amada do Brasil acabam de ganhar mais páginas, mais conteúdos, mais passatempos e estão de cara nova para transformar a leitura dos pequenos em uma nova experiência. Títulos já disponíveis para assinaturas, na Loja Panini e nas melhores bancas para ler e se divertir! #TurmadaMônica #MauriciodeSousa #Panini
Skin desbloqueada: Mônica e Cebola estrelas do pop. Capa da edição 36 da primeira série de TMJ - O Show deve continuar. #TBT
Assim de saúde! Na semana de aniversário da Milena, relembramos a estreia da personagem na Corrida Donas da Rua, em 2017. Na foto, Mauricio e Milena comemoram a chegada da nova amiga na Turma. #TBT
Esta é nossa homenagem à Enedina Marques, primeira engenheira negra do Brasil e inspiração para muitas meninas. À frente do tempo, Enedina superou inúmeras barreiras para cursar Engenharia Civil e formou-se em 1945 numa turma composta apenas por homens. O projeto de aproveitamento das águas dos rios Capivari e Cachoeira, no Paraná, é reconhecido como o seu maior feito na engenharia. Dona da Rua que chama!!! #donasdarua

Tiras N°15722 : Especial MIX nº680 - Blog do XANDRO!




Tiras N°15721 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!


Ria...Se Puder! 😁 N°12061 a N°12070





Charges/Cartuns! ★ N°133321 a N°133330





Charges/Cartuns! ★ N°133311 a N°133320