terça-feira, 26 de outubro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°989 - Personagens Esquecidos 15: Jaime (namorado da Tina)

Nessa postagem falo sobre o Jaime, que foi o namorado fixo da Tina durante os anos 1980 e que foi para o limbo dos personagens da MSP. Mostro, então, a trajetória do Jaime e algumas histórias marcantes com ele.

Criado em 1981, Jaime foi um dos personagens da nova fase da Tina dos anos 1980. Logo depois da transição da fase hippie para a nova versão em 1977, Tina e sua turma não tinha uma identidade e personalidades próprias, seguiam de acordo com experiência dos roteiristas para os personagens para ver o que poderia dar certo ou não nesse núcleo. Era até normal, por exemplo, histórias com Tina e Pipa interessadas no Rolo. Com a reformulação dos anos 1980, deixaram o Rolo mulherengo, Pipa ganhou um namorado fixo, o Zecão, e criaram o Jaime, como o namorado fixo da Tina.

Jaime (ou Jaiminho) era loiro com barba loira sem bigode, tendo algumas variações de cor, as vezes aparecendo castanho ou ruivo, mas sempre com barba e cabelo da mesma cor. Era alto e algumas vezes mais magro, outras vezes mais musculoso, de acordo com o desenhista. Histórias com Jaime com Tina eram frequentes e eram típico namoro padrão, algumas vezes histórias com conflitos no namoro, mas no geral era mais para mostrar que ela tinha namorado.  Quando tinham conflitos, era no estilo Jaime ser ciumento de ver Tina conversando com outros homens.

Algumas vezes ele aparecia sozinho como amigo do Rolo ou do Zecão ou fazendo figuração ou até mesmo dando conselhos para os conflitos amorosos do Rolo no lugar da Tina, quando a história precisava de um conselho masculino. Embora o Jaime fosse considerado namorado fixo, a Tina teve alguns outros namorados durante o período que ele ficou frequente nas histórias, pode ser porque o roteiro pedia se fosse outro namorado, fora da característica do Jaime.

Sua estreia foi em uma história de 2 páginas de 1981 (e republicadas em 'Almanaque da Mônica N° 5' - Ed. Globo, 1988) em que a Tina não quer que a família coma o pudim que seria do namorado dela, mas acaba ela mesma comendo e passando mal no final . O personagem não tinha nome ainda, foi colocado apenas como namorado da Tina, provavelmente não tinham intenção ainda de ser namorado fixo dela e depois mudaram de ideia. Destaque para a presença da família da Tina como o pai, a Vovoca e do irmão Toneco que estavam sumidos dia gibis até então.
Na história "Enfim, sós" ('Mônica N° 156' - Ed. Abril, 1983 e republicada no 'Almanacão de Férias Nº 6' - Ed. Globo, 1989), Jaime está namorando com a Tina na casa dela, mas tem vários imprevistos com a família da Tina chegando na casa e interrompendo o namoro. No final, eles vão namorar na rua, mas brigam na praça porque o Jaime falou mal da família dela. Nessa já com nome definido. Interessante que nessa tiveram participações rápida também do papagaio Palestrino Toneco e Toim, irmãos da Tina hippie, que estavam sumidos também na época.
Em "Pra distrair", por volta de 1984 (e republicada no 'Almanaque da Magali Nº 3' - Ed. Globo, 1990), Tina fica com tédio da viagem do Jaime e resolve ir a uma sorveteria com o amigo Ronaldo. Tina tenta desviar de Pipa e Zecão para eles não contarem ao Jaime. 

Só que a Tina não contava que o Jaime voltaria cedo da viagem e ela ficou com medo do namorado vê-la conversando com outro, achando que estava namorando outro na ausência dele e resolve fugir. No final, Jaime conta que não tem problema de ela sair com amigos na ausência dele e Tina toma satisfação se Jaime não saiu com alguma pernambucana durante a viagem.
Em "Comigo aconteceu de gostar de namorada de um amigo meu", ('Mônica Nº 191' - Ed. Abril, 1986 e republicada no 'Almanaque da Magali Nº 3' - Ed. Globo, 1990), Jaime apresenta a Tina para o seu amigo Bebeto, que acaba se apaixonando pela Tina a primeira vista. 

Jaime percebe o interesse do amigo pela sua namorada e fica com ciúme, principalmente porque os três saem juntos e Bebeto joga indiretas o tempo todo, não para de conversar com Tina na sorveteria, paga o lanches dela no cinema, fica ao lado dela no cinema, etc. No final, Tina conta para o Bebeto que ela gosta do Jaime e aí Bebeto jura que não vai mais se apaixonar por garota comprometida, mas logo se apaixona pela Pipa quando o Zecão apresenta a namorada dele.
Em "Foi assim..." , por volta de 1986 (e republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 39' - Ed. Globo, 1993), mostra a forma como Tina conheceu o Jaime. Tina conta pra amiga que se conheceram na praia, só que falando que Jaime a procurava e fazia tudo pra chamar atenção e ela nem se dava conta que estava afim dela, só que na realidade era o contrário, a Tina que chamava atenção e ele nem aí, conforme mostravam as imagens.

No final, Jaime aparece na casa da Tina e antes dele desmentir a história para a amiga e ela não se passar por mentirosa, Tina fala pra todos saírem pra não ouvirem a mesma história 2 vezes. 
Em "É a Pipa no namoro da TV" ('Mônica Nº 199' - Ed. Abril, 1986 e republicada em 'Coleção Um Tema Só N° 12' - Cascão e o Capitão Feio'), aparece mais o Jaime e Tina como figuração, vendo o programa no qual estava a Pipa procurando um novo namorado para ela. Representa o tipo de aparições de figuração sem ser o tema central da história.
Em "Eu me mordo de ciúme" ('Cebolinha Nº 19' - Ed. Globo, 1988), o  Rolo se morde todo o seu braço toda vez que tinha uma crise de ciúme com a sua namorada Nininha, quando conversava com amigos e até pagando mico quando ela conversava com o Pedro, irmão dela. Jaime dá conselhos para o Rolo não ser ciumento e no final, Nininha termina o namoro porque o Rolo estava convencido demais.

Aparece o Jaime sem a Tina, dessa vez só dando conselhos para o Rolo e resolver a situação do amigo, exercendo a função que seria da Tina de ser conciliadora e ajudar nos problemas amorosos dos amigos. Pelo visto colocaram o Jaime porque uma opinião masculina seria mais interessante naquele caso do que uma feminina.
Na história "Ombro amigo", ('Mônica Nº 23' - Ed. Globo, 1988), Tina ajuda Pipa e Zecão a se reconciliarem depois de brigarem de novo e no final a Tina flagra o Jaime levando outra mulher no carro e aí Tina começa a chorar, querendo ombro amigo da Pipa e Zecão. Ou seja, Tina consegue ajudar os problemas dos amigos com maestria, mas quando o problema é com ela, não conseguia.
Não foi oficialmente fim de namoro deles, se reconciliaram e Jaime apareceu algumas vezes na fase clássica até em 1991. Sua última aparição como namorado oficial foi na história "Palavras Cruzadas", em 'Gibizinho da Tina Nº 2', de 1991, em que um homem mostra cantadas para a Tina indiretamente ao perguntar coisas das palavras cruzadas que ele estava fazendo e quando ela se toca no interesse do cara, Tina avisa que tem namorado e aparece o Jaime para tirar o barato dele. No final, uma mulher velha e feia mostra interesse pelo cara e ele pergunta a mulher qual é o antônimo de bonita.
Após essa história, Jaime foi para o limbo dos personagens e não foi mais considerado namorado da Tina, que passou a só ter namorados diferentes a cada história. Com a nova fase da Tina nos anos 1990, que era para ser mais gostosona e não o estilo de conciliadora de problemas amorosos dos amigos, roteiros pediam mais que a Tina não tivesse namorado fixo, até porque cada namorado dela tinha uma personalidade diferente.

Até que depois de um bom tempo sumido, Jaime voltou a aparecer só em aparições esporádicas, maioria do tipo de tentativas de retorno de namoro, que eles tinham terminado e ensaiavam uma volta. Assim, ele voltou em 2000 na história "Paixão antiga", de 'Mônica Nº 170'. Nela, Tina reencontra o Jaime depois de muito tempo, ele tinha feito uma viagem para a Inglaterra e trouxe a Leslie com ele.

Tina pensa que é namorada do Jaime e finge que tem namorado também se agarrando com o primeiro cara que vê na rua. Depois descobre que Leslie era prima do Jaime, que trouxe só para conhecer o Brasil. Tina e Jaime tentam namorar de novo, mas acabam discutindo e brigando quando comentam o motivo que terminaram o namoro na outra vez, que foi por causa de que ele e faltava nos encontros e ele, por sua vez, se defende que faltava porque ela custava a se arrumar.
Depois, ele voltou em "Alma de crianção" ('Mônica Nº 7' - Ed. Panini, 2007). Nela, Tina e Jaime voltaram a namorar e estão passeando no shopping, só que em vez irem ao cinema, Jaime parava sempre em local de cultura "Pop/Nerd" como ver loja com miniaturas de carros de metais colecionáveis, bonecos de heróis colecionáveis, lojas de games, revistaria com histórias em quadrinhos. Tina acha tudo que era coisa para criança e que ele era um crianção, mas no final descobre que a Tina tinha coleção de bonecos infantis no quarto.

Nessa o Jaime assume uma característica de Nerd e até meio convencido, diferente do estilo que era nos anos 1980. Os traços são da fase "Radical Chic" da Turma da Tina, não gostava dos traços assim, muitas caras e boca que não condizem, e pelo visto retornaram com o Jaime nessa história para ter alguma com ele com traços assim e ficou com traços péssimos.
Em seguida, ele apareceu em 'Tina Especial Nº 1' (Ed. Panini, 2008). Foi uma revista que faziam minissérie de aventuras com a Turma da Tina em 3 edições seguidas em formato americano com eles como "Caçadores de Enigmas" e essa edição foi em volume único. Na história, a Turma da Tina participa do programa de televisão "Eu quero a bufunfa", uma gincana entre 2 equipes para ajudar a faculdade a equipe vencedora. 

Jaime aparece na equipe adversária e como namorado da Rúbia, rival da Tina e que roubou namorado dela, mas ao longo da história ele vê que a Rúbia não vale nada, que faz artimanhas e trapaças pra atrapalhar a equipe da Tina. No final, Tina vence a competição e Jaime fica pensando na Tina, mas eles não voltam a namorar. Faz parte da fase "Barbie" dos personagens da Tina, que também eram horríveis assim, e conseguiram uma história com Jaime nessa versão, aparecendo como musculoso roliço, um horror traços assim.
Sua última aparição foi uma participação especial na história "O dia Z (de Zica)" ('Tina Nº 4' - Ed. Panini, 2009). Nela, Tina não quer sair de casa naquele dia porque em todo ano naquele dia acontece uma "zica" com ela. Ela conta para a Pipa alguns momentos de azar em anos anteriores e uma delas foi que chegou mais cedo no encontro e flagrou o namorado Jaime com a Rúbia, e, assim restou só terminar o namoro com ele por não aceitar traição.

Nessa ele apareceu só em um quadrinho, só como lembrança de como Tina terminou namoro com ele e umas das lembranças de zica dela, mas não era o foco central, até porque a zica no final ficou com a Pipa. Colocaram palavra zica no lugar de azar porque já era proibida a palavra "azar" nas histórias da MSP, continuando assim até hoje.
Depois dessa, Jaime não foi mais visto e ficou de novo no limbo do esquecimento. Pena não ter tido um motivo oficial de fim de namoro, afinal, nunca teve cronologia na MSP, mas pode-se considerar que foi traição por ter ocorrido 2 vezes. Foi um bom personagem, pode ser que volte um dia quando algum roteirista lembrar, mas assim como participação esporádica e não sendo de novo namorado fixo da Tina. Hoje evitam histórias de namoro nos gibis da MSP e mesmo  quando tem, acham que rende mais Tina ter namorados variados que são diferentes nas personalidades e melhor para desenvolver os roteiros. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/10/personagens-esquecidos-15-jaime-namorado-da-tina.html

Tiras N°16210 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Que tal conversar com as crianças sobre a importância de respeitarem a si mesmas e aos outros?
Para levar às famílias informações sobre a importância de se fomentar relações respeitosas, o Instituto Mauricio de Sousa criou postagens ilustradas com os personagens da Turma da Mônica, numa versão para as redes sociais inspirada na cartilha “Bem me quer é quem me quer bem” do Comitê de Relacionamentos Saudáveis do grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (ELF/ FISESP), comprometida com a causa da construção de uma sociedade saudável, harmoniosa e inclusiva.

Tem um grande spoiler do final dessa tirinha…

Tiras N°16209 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16208 : Especial MIX nº767 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16207 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°16206 : HAGAR - Dik e Chris Browne!



Tiras N°16205 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16204 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°16203 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°156301 a N°156400