quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.198 - Chico Bento: HQ "O desenho"

Capa de 'Chico Bento Nº 60' (Ed. Abril, 1984)

Dia 15 de outubro é Dia dos professores e em homenagem mostro uma história e que o Chico bento desenhou a professora Marocas no quadro negro e ficou com medo de castigo que ela podia dar. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 60' (Ed. Abril, 1984).

A turma do Chico Bento faz bagunça na sala de aula, jogando aviõezinhos de papeis em cima das carteiras e menino puxando cabelo da Rosinha, quando a professora Marocas chega e eles voltam a seus lugares, fingindo que nada aconteceu. Ela acha interessante como seus alunos se comportam quando não está na sala de aula e em seguida vê sua caricatura no quadro negro.

Marocas quer saber quem foi o autor do desenho. Zé da Roça diz que não foi ele, Chico comenta que vai ver que foi alguém da outra classe e Rosinha, um fantasminha. Marocas fala que eles são engraçadinhos e pergunta se acham que ela nasceu ontem. Chico responde que não, que sabem que ela nasceu faz tempo. Marocas diz que vai olhar mão de cada um porque o autor ainda está com pó de giz nas mãos. Chico limpa mão na carteira e ela descobre o autor.  Chico mostra a mão dizendo que está limpinha, Marocas fala que não adianta porque ele se entregou.

Zé da Roça conta que o Chico tem mania de desenhar, o caderno dele está cheio de rabiscos. Chico mostra o caderno e ela vê vários desenhos. Chico pede desculpas, não faz mais um desenho na vida e a professora fala que quer ter uma conversa com os pais dele. Depois da aula, Marocas vai na casa dele, fala com os pais e fica decidido que Chico vai com ela para a capital. 

Eles pegam ônibus, no caminho. Chico sonha que vai ter castigo de escrever um milhão de vezes no quadro que não vai mais desenhar, que vai ser expulso da escola pelo diretor por ter feito caricatura da professora e que vai ser preso na cadeia por ter feito isso. Depois, eles chegam ao destino, Marocas fala que quer que o Chico converse com uma pessoa para ouvir bons conselhos e no final descobrimos que eles foram a MSP e Marocas mostra o caderno do Chico ao Mauricio de Sousa e lhe pergunta se acha que o Chico leva jeito para desenho.

História legal que o Chico desenha a professora Marocas no quadro negro e pensa que ia receber um grande castigo porque ela queria conversar com os pais e depois levar para outro lugar na cidade grande. Para sua surpresa, Marocas levou para os estúdios da "Mauricio de Sousa Produções" para Mauricio avaliar os desenhos dele e ver se tem futuro como desenhista profissional. Marocas percebeu talento do Chico, mesmo ele tendo aprontado com ela, o desenho dela no quadro já tinha vestígios bons e ela se encantou quando viu os desenhos no caderno, quem sabe não tinha vaga para o Chico ser futuro desenhista da MSP. Fica a imaginação após o final de qual foi a resposta do Mauricio, mas ele olhando o caderno, parece que gostou dos desenhos. 

O Chico não recebeu um grande castigo por causa do desenho da professora no quadro, porém ir em segredo para algum lugar da cidade grande sem contar ao Chico enquanto estava na roça para dar medo nele de ser coisa ruim ao ir para lá e ainda os pais permitirem isso, não deixa de ser um castigo. Foi engraçada a imaginação dele, pensando os castigos que ia receber como escrever um milhão de vezes no quadro, ser expulso da escola e ser preso na cadeia por coisa tão banal. Engraçado também ver a turma toda bagunceira, não foi só o Chico dessa vez, Marocas com ironia de chamá-los de "anjinhos", o Chico tentando disfarçar que não foi ele o autor do desenho, a Dona Cotinha pensar o que ele aprontou na escola, já sabendo da fama  do filho de mal aluno.

História mostra crianças que gostam de desenhar, que é até normal, mas que algumas escondem grande talento e faz alerta para os pais que veem que seus filhos desenham bem, e pais podem incentivar, ajudar a aprimorar os desenhos e quem sabe no futuro ser desenhista famoso. Incorreta atualmente por mostrar crianças bagunceiras dentro da sala de aula, desrespeitando, respondendo sem educação e mentindo para professora, além de menino puxar cabelo da Rosinha e Marocas enérgica, fazer Chico sentir medo até chegar à MSP.

Histórias envolvendo metalinguagem sempre eram divertidas, vimos os bastidores da MSP com até o Sidão (Sidnei Salustre) desenhando, muitas vezes era assim de ser usada só na piada final e passou a ser mais frequente nas histórias dos anos 1980 e 1990. Essa em específica, Chico, que é personagem da MSP, poderia virar desenhista do estúdio, e até pode considerar uma espécie de homenagem ao Mauricio e aos 25 anos do "Jubileu", 25 anos de carreira do Mauricio como cartunista e criação de Bidu e Franjinha, até então. Mauricio estava de bigode na época, tinha tirado barba e deixado só bigode, e eles sempre gostavam de colocar o Mauricio retratado nos quadrinhos com o visual que estava atualmente.

Os traços excelentes com arte-final do Alvin Lacerda que deixavam com charme a mais. Era legal os pensamentos dos personagens com tons azulados, hoje em dia, eles deixam coloridos como a história. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1995), às vezes, eles colocavam histórias do Chico publicadas originalmente em gibis dele em almanaques de outros personagens, não eram só histórias do Chico que saíam nos gibis mensais da Mônica e  do Cebolinha.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1995)

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/chico-bento-hq-o-desenho.html

Charges/Cartuns! ★ N°256.401 a N°256.500