terça-feira, 27 de abril de 2021

Submundo HQ N°357 - "Frazetta": As Pinturas Fantásticas de Um Mestre da Fantasia...

Um lançamento inusitado e essencial pra amantes da verdadeira arte... entra em campanha de financiamento coletivo (Catarse) pela Editora Figura:

"As Pinturas Fantásticas de Frazetta"... É um álbum de luxo em capa-dura que resgata o melhor da arte de fantasia no estilo: "espada/bruxaria", pelo mestre Frazetta (sem dúvida, o maior expoente do gênero na cultura pop em todos os tempos)!

Confira abaixo (muitas imagens e detalhes da edição):

Frank Frazetta (1928-2010)... Foi um dos maiores ilustradores da ficção científica e da fantasia do século XX, sendo mais conhecido por seu trabalho no gênero "espada e bruxaria" em imagens icônicas vistas nos quadrinhos, pinturas, capas de livros e discos, posters, etc. Foi tema do documentário: "Painting with Fire" (de 2003) e com farto material artístico publicado em compilações encadernadas (tipo este Artbook comentado aqui nesta postagem) e revistas (capa e artes internas - pin-ups) tipo a "Heavy Metal" americana, que teve em Frazetta um dos grandes nomes entre os colaboradores da publicação. Ganhou diversos prêmios, entre eles: O "Prêmio Chesley" (1988, 1995, 1997), "Prêmio Hugo" (1966), e o "Prêmio Spectrum Grand Master of Fantastic Art" (1995). Começou cedo no ramo dos quadrinhos (ainda na década de 40) em estilos variados: Western, terror/suspense, sci-fi, e HQs baseadas em fatos Históricos!
 
Mas foi a partir dos anos 60, que Frazetta ganhou mais notoriedade com suas belas pinturas retratando universos fantásticos repletos de fantasia, bárbaros, monstros, e mulheres sensuais... E é este material que marcou e virou referência pra cultura pop em geral (inspirando inúmeros filmes, animações, e HQs: é claro). Assim, a Editora Figura (Torpedo 1936) lança este belíssimo Artbook com cerca de 200 ilustrações de Frazetta (entre pinturas e esboços) em capa-dura (formato 23,2 x 32,5 cm, 120 pág, R$ 72) com financiamento pelo Catarse (neste "LINK"). Eu (com o nome do "Submundo-HQ") estou apoiando este projeto e recomendo pra quem saiba apreciar a arte de Frazetta em seu AUGE (a maioria dessas pinturas foram produzidas entre os anos 60 e 80). A editora usará esta edição com uma espécie de TESTE pra publicação de outros Artbooks através do selo: "Figura Ilustra"!

Entre as imagens acima (que eu selecionei pra esta postagem)... Está uma CAPA de "Conan - O Bárbaro" (usada pela P&N em um dos LIVROS de Robert Howard), sendo que a edição trará 5 capas do cimério. Além de imagens usadas em capas das revistas "Heavy Metal" e "EERIE" (que aqui no Brasil serviu de base pra "Kripta" da RGE e "Cripta" da Mythos); O poster da animação: "Fogo e Gelo" (dos anos 80); A "Princesa de Marte" (Dejah Thoris); e uma montagem envolvendo vários trabalhos do artista. No Brasil, as HQs de Frazetta (histórias e capas) são publicadas desde o início dos anos 50, em títulos como: "O Globo Juvenil", "O Lobinho", "Coleção de Aventuras" (Força Expedicionária Brasileira), "Vampirella", "Kripta" (RGE), "Cripta" (Mythos), "Creepy" (Devir), "Combate Inglório" (Gal), e "Dan Brand" (lançamento recente com HQs de Frazetta dos anos 50)!
 
Até+    

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/04/frazetta-as-pinturas-fantasticas-do.html

Tiras N°15441 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Essa Turma tá muito zoeira, já passou do limite...

Tiras N°15440 : Especial MIX nº630 - Blog do XANDRO!



Tiras N°15439 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15438 : GARFIELD - Jim Davis!




Tiras N°15437 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15436 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder! 😁 N°10941 a N°10950