terça-feira, 8 de junho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°951 - Rolo: HQ "Casal sem vintém"

Mostro uma história com o Rolo tentando enganar sua namorada no encontro para ela pensar que ele tinha dinheiro, quando na verdade, não tinha. Com 6 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 165' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Cebolinha Nº 165' (Ed. Abril, 1986)

Rolo pede dinheiro emprestado para o seu pai. Ele nega porque já emprestou semana passada. Rolo insiste para quebrar essa e o pai fala que só se for a guitarra na cabeça do filho. Rolo lamenta que está mais liso que nem quiabo em pleno sábado, dia do encontro com a sua namorada Lilian e nem adianta pedir aos amigos porque são mais duros que ele e se pergunta onde é a forca mais próxima para se matar.

Tina aparece e pergunta o motivo do baixo astral. Rolo diz que vai sair com a Lilian e está sem dinheiro. Tina o aconselha a Lilian financiar o passeio e pergunta se eles não racham as despesas. Rolo diz que as vezes, mas não queria que a Lilian soubesse que ele estava duro, ia ficar sem graça. Tina acha bobagem, a Lilian entenderia. Rolo tem uma ideia da namorada não perceber que eles estava sem dinheiro e aí resolve ir ao encontro sendo muito sutil.

À noite, Rolo toca a campainha e Lilian comenta que ele demorou. Rolo diz que esqueceu de pôr gasolina no carro. O casal vai ao cinema a pé e na fila da entrada, Rolo finge que está distraído para Lilian pagar as entradas. Ele sai da fila bem na vez que era para eles pagarem, fica uns minutos olhando para o Céu, até achar que já deu tempo da namorada pagar.


Rolo volta e Lílian pergunta onde ele foi. Rolo diz que pensou que era o Cometa Halley, mas era só um vagalume e na distração nem viu que era a vez deles, mas já diz que era para eles entrarem no cinema. Lilian fala que falta comprar os ingressos. Rolo se espanta  que ela não comprou e, então, fala que não vão ver aquele filme, é uma droga. Lilian comenta que o filme ganhou o Oscar e ele diz que foi marmelada e o casal vai a uma lanchonete.

Lilian pede várias coisas e Rolo, aflito, dá desculpa que só trouxe talão de cheques e o estabelecimento não aceita. Lilian diz que aceitam e continua pedindo mais coisas. Rolo apela falando que ela está gorda, comendo daquele jeito tinha que estar e melhor começar um regime já. Lilian fala que não está gorda e Rolo diz que é o que ela pensa e vão embora da lanchonete.

Lilian acha que o Rolo está esquisito e a noite está acabada para ela e manda pedir táxi para levá-la para casa. Rolo fala que vão voltar a pé para aproveitar para ela perder peso andando. Lilian, dá uma bolsada na cabeça dele, dizendo que não precisa perder peso e nem dele também e termina o namoro. Rolo confessa que estava sem dinheiro e não queria que ela percebesse. Lilian diz que era bobagem, tinha que ter falado antes. Rolo pergunta se ela pagaria tudo e ela diz que não porque o pai dela também não emprestou dinheiro e estava dura. Os dois riem e no final vão namorar no banco da praça e Rolo fala que  ainda bem que as melhores coisas da vida são de graça.

História engraçada demais com Rolo fazendo de tudo para que sua namorada Lílian não perceba que ele estava sem dinheiro no encontro. Se tivesse dito a verdade desde o início e ter ouvido o conselho da Tina, não precisaria passar por toda essa vergonha. Felizmente, ele se deu bem dessa vez já que a namorada também estava sem dinheiro. Mostra situação de jovens que querem sair, mas estão sem dinheiro e nem os pais querem ajudar a emprestar dinheiro para sair e mostrar que não precisar gastar muito para namorar.

Foi muito divertido ver o Rolo pedindo dinheiro para o pai, que, por sua vez, só quebraria guitarra na cabeça dele, as desculpas do Rolo como sair da fila do cinema para ver o Cometa Halley e dizer que a namorada estava gorda só para ela não pedir nada na lanchonete, assim como ele levar uma bolsada na cabeça. Tudo isso foi rachar de rir. Incorreta por um tema assim mais para jovens em um gibi infantil, fora a ideia de Rolo enganar namorada só por não ter dinheiro não ser bem vinda. As falas do Rolo de suicídio na forca e de que filme é uma "droga" (palavra proibida) e a violência da bolsada na Lilian na cabeça do Rolo também seriam censuradas.

Tina naquela época só aparecia para ser a conselheira, livrar os amigos dos seus problemas, principalmente os amorosos e ser conciliadora para que eles voltem a namorar. Era muito comum Tina assim em vez de ter os seus próprios conflitos, tendo mais destaques Rolo, Pipa e Zecão neste núcleo e Tina passou a ter histórias mais frequentes com os seus problemas a partir dos anos 1990. Já a Lílian apareceu só nessa história já que o Rolo aprecia com namorada diferente a cada história, mesmo quando ele se dava bem no final. A ideia era essa de ele sempre ter uma namorada diferente apropriada ao roteiro de cada história ou paquerar várias em uma mesma história por ser a característica principal na época. 

Interessante ver as coisas bem datadas como gírias como "estar liso", "tostão", e também a moeda "Cruzado" que circulava na época e, principalmente, Cometa Halley, que foi o que mais chamou a atenção, que era a sensação de 1986, ano em que ele passou na Terra pela última vez. Naquele ano era o assunto do momento e a MSP não ficou de fora e criou capas especiais no mês de fevereiro e histórias especiais sobre o cometa e fora ainda ser citado algumas vezes ao longo das revistas de 1986 já que as histórias eram produzidas alguns meses antes de chegarem a bancas, como foi nessa história.

Os traços excelentes da fase consagrada dos anos 1980 que nunca deviam ter mudado, principalmente na Turma da Tina. Foi republicada depois no 'Almanaque da Mônica Nº 48' (Ed. Globo, 1995) e no 'Almanaque do Cascão Nº 40' (Ed. Globo, 1997). Curioso ser republicada em almanaques diferentes com 2 anos só de intervalo, histórias para republicações não faltavam, podiam estar com pressa para fechar a edição. quem sabe. Aconteceram outras vezes republicações recentes entre almanaques da MSP. Termino mostrando as capas desses almanaques republicados.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 48' (1995)


Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 40' (1997)

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/06/rolo-hq-casal-sem-vintem.html

Tiras N°15643 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

No calendário 2021 da MSP - Mauricio de Sousa Produções, homenageamos profissionais de diferentes áreas que, juntos, garantem a qualidade de vida de todos. As ilustrações de “Nem todo herói usa capa” estão disponíveis para download em http://turmadamonica.com.br/herois
Errada não está! Com um artista desse em casa, quem precisa de mais inspirações?

Tiras N°15642 : Especial MIX nº666 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15641 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°15640 : HAGAR - Dik e Chris Browne!



Tiras N°15639 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15638 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15637 : GARFIELD - Jim Davis!




Ria...Se Puder! 😁 N°11711 a N°11720





Ria...Se Puder! 😁 N°11701 a N°11710