sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°863 - Cebolinha: HQ "Figurinha difícil"

Em agosto de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Figurinha difícil" em que o Cebolinha sofre para pegar uma caixa de sapatos do Cascão para conseguir a figurinha que faltava para completar o seu álbum. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 44' (Ed. Globo, 1990).

Cebolinha está abrindo vários pacotes de figurinhas, inconformado que só tinham repetidas e reclama que falta só uma figurinha para completar o álbum, já faz 2 semanas que está atrás dela e nunca consegue encontrá-la. Na rua, não para de pensar na figurinha e deseja pôr as mãos nela, ver que cor ela é.
Aparece o Cascão com uma caixa de sapatos e tinha a figurinha faltante colada na caixa e Cebolinha desmaia. Quando acorda, Cebolinha fala que ela é linda, do jeito que imaginou. Cascão não entende e nessa hora, Cebolinha pensa  que não pode revelar sobre a figurinha porque o Cascão coleciona também o álbum e não vai querer que ele complete antes dele e também uma vez recusou de dar para o Cascão uma tampinha que servia de roda para o carrinho e era a última que faltava na coleção dele.
Cebolinha disfarça que a caxa de sapatos que era linda e pergunta se podia dar para ele. Cascão responde que não porque vai servir de casa para o Eurico, seu sapinho de estimação que pegou na beira do lago de manhã. Cebolinha reclama que Cascão prefere um sapo do que seu melhor amigo. Cascão fala que ele tem casa e o Eurico não.

Cebolinha oferece cinco cruzeiros pela caixa e Cascão estranha por que ele quer tanto aquela caixa. Cebolinha inventa que sua família está com dificuldades financeiras e ele vai ter que vender papelão. Cascão estranha que como estão duros, como ele ia pagar 5 cruzeiros pela caixa. Cebolinha diz que pagaria depois que as coisas melhorarem, e, com isso, Cascão joga um monte de papelão velho que tinha e nem precisa pagar. Cascão não deixa ele levar a caixa do Eurico e aí Cebolinha vai embora sem querer levar nada.

Depois, Cebolinha vai até á casa do Cascão e quando ele se ausenta para pegar o Eurico, Cebolinha tenta pegar a caixa, mas Cascão volta logo e Cebolinha se esconde debaixo da mesa. O sapo foge e vai para debaixo da mesa, em cima da cabeça do Cebolinha. Cascão pensa que o Eurico tinha ficado feio e logo percebe que era o Cebolinha, que fala Bidu. Cascão fala que poderia jurar que era o Cebolinha e ao tentar se levantar, bate a cabeça na mesa e Eurico foge pela janela.

Cascão fica triste e fica sem saber o que fazer com a caixa que fez para o Eurico. Cebolinha fala para dar pra ele. Cascão pergunta se ele vai morar dentro da caixa de sapatos, mas dá pra ele. Cebolinha comemora que finalmente vai poder colar a figurinha no álbum, mas quando vai ver, a  figurinha estava furada, pois era o local que seria para o Eurico respirar.

Cebolinha desmaia e quando acorda confessa que queria era a figurinha colada na caixa para completar o seu álbum. Cascão fala que já completou o álbum e tem aquela figurinha difícil repetida e é dele por 5 cruzeiros e mais a tampinha que falta na sua coleção. Cebolinha agradece e fala para o Cascão ir lá na casa dele depois. Na hora que vai colar a figurinha no álbum, Eurico aparece bem no momento e a figurinha fica colada no sapo. No final, Cebolinha corre desesperado atrás do Eurico e Cascão comenta que ele não aprendeu que os sapos preferem as lagoas.

Muito legal essa história. Cebolinha faz de tudo para conseguir a figurinha que estava na caixa que servia de casa do sapo Eurico, a que faltava para completar o seu álbum. Toda criança coleciona álbum de figurinhas e eles gostavam de mostrar realidade do cotidiano delas nas histórias. 

Engraçadas as tiradas com Cebolinha inventando que sua família estava com problemas financeiros, entrar escondido no quarto do Cascão, se esconder debaixo da mesa, tudo para conseguir a bendita figurinha. Foi inesperado o final do Eurico entrar logo na hora que estava colando a figurinha e Cebolinha correr atrás dele para conseguir recuperá-la. Ficou um final aberto para o leitor imaginar a sequência se o Cebolinha conseguiu ou não recuperar, muito comum finais assim na época.

Nessa história Cascão teve um sapo de estimação, o Eurico, que não apareceu mais. Foi bom o trocadilho quando Cebolinha fala Bidu e o Cascão pensar que era o cachorro do Franjinha. "Bidu" era uma palavra antiga, que significa que a pessoa era esperta, sabichona, e, inclusive, isso foi inspiração do Mauricio de ter colocado o Bidu com esse nome quando foi criado em 1959.

Atualmente implicariam do Cascão criar sapo e deixar dentro de uma caixa de sapato, talvez mudariam dando um final feliz para o Cebolinha já que hoje não fazem finais tristes. Alterariam a palavra "Droga!" no início, a moeda "Cruzeiro" para ficar algo atual e colocariam o Cebolinha pensando sem trocar o "R" pelo "L". Na época, ele trocava as letras até nos pensamentos, hoje, por padrão, o colocam pensando certo já que alegam que quem tem dislalia na vida real falam errado, mas pensam certo.

Os traços ficaram muito bonitos, era ótimo ver desenhos assim. Teve um erro do Cascão falando de boca fechada na página 7 da história (página 9 do gibi) e isso eles também iam alterar para corrigir o erro. Muito bom relembrar essa história marcante há exatos 30 anos.

Charges/Cartuns! ★ N°98410

Charges/Cartuns! ★ N°98409

Charges/Cartuns! ★ N°98408

Charges/Cartuns! ★ N°98407

Charges/Cartuns! ★ N°98406

Charges/Cartuns! ★ N°98405

Charges/Cartuns! ★ N°98404

Charges/Cartuns! ★ N°98403

Charges/Cartuns! ★ N°98402

Charges/Cartuns! ★ N°98401

Charges/Cartuns! ★ ESPECIAL N°98.400

Charges/Cartuns! ★ N°98399

Charges/Cartuns! ★ N°98398

Charges/Cartuns! ★ N°98397

Charges/Cartuns! ★ N°98396

Charges/Cartuns! ★ N°98395

Charges/Cartuns! ★ N°98394

Charges/Cartuns! ★ N°98393

Charges/Cartuns! ★ N°98392

Charges/Cartuns! ★ N°98391

Charges/Cartuns! ★ N°98390

Charges/Cartuns! ★ N°98389

Charges/Cartuns! ★ N°98388

Charges/Cartuns! ★ N°98387

Charges/Cartuns! ★ N°98386

Charges/Cartuns! ★ N°98385

Charges/Cartuns! ★ N°98384

Charges/Cartuns! ★ N°98383

Charges/Cartuns! ★ N°98382

Charges/Cartuns! ★ N°98381

Charges/Cartuns! ★ N°98380

Charges/Cartuns! ★ N°98379

Charges/Cartuns! ★ N°98378

Charges/Cartuns! ★ N°98377

Charges/Cartuns! ★ N°98376

Charges/Cartuns! ★ N°98375

Charges/Cartuns! ★ N°98374

Charges/Cartuns! ★ N°98373

Charges/Cartuns! ★ N°98372