quinta-feira, 10 de junho de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°952 - Titi e Aninha: HQ "Você já conhece a Tatá?"

Mostro uma história em que o Titi  teve que se disfarçar de menina para a Aninha não desconfiar que ele estava dando em cima de uma amiga para ela. Com 5 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1995).
Capa de 'Parque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1995)

Titi vê uma menina nova no bairro, a Elisa, acha uma gatinha e resolve dar em cima. Titi pergunta se ela precisa de ajuda. Elisa diz que estava levando coisas para outro lado do quintal porque vai receber uma amiga pra um chazinho e o convida também. Titi aceita, fala que é bom ela fazer novas amizades e depois ele pode mostrar a vizinhança e o bairro.

A campainha toca e Elisa vai lá ver e deixa Titi arrumando o quintal. Era a Aninha, namorada dele, e Titi fica desesperado, ainda mais que Elisa falou que elas tinham companhia para o chá. Titi tenta abrir a porta, mas ele tinha trancado e nem lembrava e o jeito foi ele se vestir de menina com o vestido da Elisa que estava no varal e colocando cerda da vassoura no cabelo.

Aninha se apresenta e Titi diz que ele é a Tatá. Aninha pergunta se já a conhece porque o rosto é familiar e ele diz que não mora lá, só foi visitar uns parentes do bairro. Aninha olha os dentes e pergunta se é parente da Mônica. Tatá diz que Aninha está louca dizer que é parente da "baixinha e dentuça". Ele se toca que vacilou e diz que é parente da Mônica, sim. 

Aninha pergunta se Tatá tem namorado, ele a princípio fica com raiva e com ciúme, mas se toca e disfarça que ainda não. Aninha diz que tem um e ele emenda que sabe que é o Titi, é bem charmoso. Aninha estranha que Tatá conhece o Titi e ele disfarça que já ouviu falar e uma menina como ela teria bom gosto de escolher namorado. Aninha pergunta como conheceu a Elisa e Tatá diz que estava passando por lá na volta do futebol. Aninha estranha e Tatá disfarça que foi ver o irmão jogar e que detesta futebol.

Elisa volta com o chá e pergunta que não sabia que Aninha tinha levado uma amiga e cadê o menino simpático que estava lá. Aninha tira o disfarce da Tatá e descobre que era o Titi e pede explicações. Elisa pergunta se eles já se conhecem, Aninha fala que é namorado dela e Elisa diz que Titi só estava ajudando e sorte dela ter um namorado assim e Titi pergunta se Aninha não confia nele e, no final, Aninha faz Titi se vestir como Tatá por via das dúvidas de ele dar em cima da Elisa.

História muito legal com Titi  dando em cima de uma menina e se disfarça de Tatá para a Aninha não descobrir que ele está lá. Até que Aninha não terminou namoro com ele, mas, com ciúme e insegurança, o fez se vestir de Tatá para se sentir mais segura por não confiar nele. Fica a dúvida se Aninha já sabia que era o Titi desde o começo, para mim, ela pelo menos desconfiava devido a tantas perguntas que fazia para ele.

Muito engraçado vê-lo vestido de menina e dando uma mancada atrás da outra como conhecer a Mônica e o Titi pois havia falado que só estava visitando os parentes, ter ciúme da Aninha ao perguntar se tinha namorado, pensando que ia querer namorar com outro menino, dizer que passou lá depois de partida de futebol. Foi engraçado ele achar ruim que era primo da Mônica baixinha e dentuça, se ele era dentuço também. Os dentes até que são iguais, podiam ser irmãos ou parentes mesmo. Mônica e Titi até já fingiram que eram irmãos na história "O irmão mais velho" ('Mônica Nº 29' - Ed. Globo, 1989).

Essa história mostra a característica do Titi ser um galinha, trair a Aninha com outras meninas sem ela saber e não gostar se caso ela fizesse o mesmo. Titi era um dos personagens mais incorretos da MSP. O Rolo também  se encaixaria história assim, até tiveram histórias desse tipo com Rolo, eles tinham a mesma personalidade em relação a isso. Incorreta histórias assim hoje em dia por não ter mais crianças namorando e muito menos agindo como um galinha. 

Foi a única aparição da Elisa, como de costume de personagens secundários, mas até que ela tinha potencial de ser personagem fixo, formando triângulo amoroso entre eles ou apenas mais uma menina interagindo com a turminha por ter poucas meninas na época.

Bons traços, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. A colorização seguindo o degradê em todos os quadrinhos, inclusive as gramas, e tinham vezes que até os balões coloridos eram em degradê também, algo que marcou as revistas do segundo semestre de 1995, eu achava cores bem bonitas assim. A partir de 1996 deixaram degradê apenas em alguns quadrinhos no fundo, apenas o céu com os personagens em ambientes externos, sem ser dentro de casa ou lugar fechado, por exemplo, diminuindo cada vez mais, até abandonaram de vez o recurso.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/06/titi-e-aninha-hq-voce-ja-conhece-a-tata.html

Tiras N°15652 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!



A Volta do Mago Minguado e um Pai Felino passando pelo Segredo das Suculentas num Rolê da Roça. Sem falar no Misterioso Desaparecimento da Flor da Carmem da Esquina. Ufa! As historinhas de junho estão boas demais!
Cavalos, natureza, liberdade. Chico Bento já sabe quem levar para a estreia de Spirit: O Indomável! Voa, cavaleiro caipira!!! E boa sorte, Lucky! Universal Pictures 

Tiras N°15651 : Especial MIX nº668 - Blog do XANDRO!



Tiras N°15650 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15649 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15648 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15647 : GARFIELD - Jim Davis!





Ria...Se Puder! 😁 N°11781 a N°11790