sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.111 - Um tabloide de Natal do Rolo

Compartilho um tabloide raro do Rolo em clima de Natal. Foi publicado originalmente em 'Almanaque da Mônica Nº 11' (Ed. Abril, Publicado em: novembro de 1981)

Papai Noel faz altas manobras no céu com uma prancha. Depois, Rolo ouve um barulho enquanto dormia, vai até a sala e descobre que era a prancha que pediu para ele e reclama que todo ano pede uma prancha nova e o Papai Noel sempre dá uma usada, só não sabe que é ele a usa antes de entregar. 

Vimos um Papai Noel surfista e fora dos padrões por usar presente antes da pessoa que ia ganhar, coisa que não se faz, nem para dar uma limpada antes para ver se disfarçava. Rolo teve razão de reclamar já que prancha tinha que ser nova, não tem direito de ganhar um presente usado. Ele podia mandar outra carta para ele, reclamando. Pode notar que a prancha é mágica enquanto o Papai Noel usa já que ele surfa no céu, sem ser nas ondas do mar, e quando vai parar nas mãos do Rolo se torna uma prancha normal.

Bem curioso um jovem na idade do Rolo pedindo e ganhando presente do Papai Noel, e não uma criança, mas como a ideia era que o presente tinha que ser uma prancha, aí seria mais conveniente o Rolo, já que criança não usa prancha nem surfa. Em 1981, as histórias da Turma da Tina ainda seguiam o estilo da segunda fase começada em 1977, ainda sem definição de personalidades dos personagens, as vezes agiam como na idade deles, outras vezes, agiam como crianças grandes como era na primeira fase hippie até em 1976 e isso também deve ter estimulado a colocar o Rolo assim nessa história.

Ficou sensacional a arte do Papai Noel surfando, um estilo de desenhos bem característicos no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, eram sempre encantadores desenhos assim. Nunca foi republicada até hoje, assim como todas as histórias desse e dos outros almanaques da Mônica com histórias inéditas da Editora Abril, por isso essa é rara e só quem o almanaque original de 1981 que a conhece. E raro também história de Natal com a Turma da Tina, aí se tornando mais legal.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/12/um-tabloide-de-natal-do-rolo.html 

Charges/Cartuns! ★ N°220.701 a N°220.800