domingo, 11 de outubro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°878 - Cebolinha e Anjinho: HQ "Preparando a cama"

Em outubro de 1990, há exatos 30 anos, era lançada a história "Preparando a cama" em que Cebolinha estava marcado para morrer e Anjinho tentou impedir de ele morrer. Com 7 páginas, foi história de miolo publicada em 'Cebolinha Nº 46' (Ed. Globo, 1990).

Anjinho estava preparando uma cama no Céu para a chegada de um novo anjinho e pergunta quem seria. O Anjo Encarregado mostra que é um moleque bem levado e Anjinho se assusta quando vê no computador que era o Cebolinha. Anjinho fala que não pode fazer isso com ele, ainda é tão criança e o Anjo Encarregado fala que são ordens superiores, não terá dor nem sofrimento, chegou a hora dele e só falta programar um acidente qualquer e estará entre eles.

Nisso, Cebolinha tenta dar nó nas orelhas do Sansão e Mônica o flagra. Ao bater nele, pensamos que ele ia morrer com a surra dela, mas Anjinho surge e apanha no lugar. Depois, Cebolinha corre, falando que o Anjinho é um anjo mesmo porque apareceu na hora certa. Distraído, não vê que estava à beira de um precipício. Acaba caindo, mas Anjinho salva a tempo. 

Anjinho avisa que Cebolinha tem que tomar cuidado, mas não pode falar agora porque estão sendo observados. Cebolinha pensa que são pelo leitor. Anjinho fala que é alguém lá em cima, quando vê um cofre caindo do Céu e empurra o Cebolinha e é o Anjinho que fica embaixo do cofre. Cebolinha acha que está ficando perigoso e corre.

Quando Anjinho sai do cofre, nota que Cebolinha sumiu e o Anjo Encarregado lá no Céu fala que o que tiver que ser, será, mais cedo ou mais tarde o pegará. Anjinho vai procurar o Cebolinha e encontra deitado em frente a uma árvore. Anjinho pensa que ele havia morrido, mas estava só dormindo. Ele dá gargalhada e Cebolinha pensa que está maluco.

Cebolinha tenta ir embora e Anjinho vai atrás. Nessa hora, Cebolinha é atingido inesperadamente por um raio e morre. Anjinho começa a chorar muito com o corpo do Cebolinha no seu colo e nessa hora surge a mão de Deus e faz ressuscitar o Cebolinha. Ele acorda sem lembrar o que aconteceu e Anjinho diz que foi nada.

Anjinho volta para o Céu todo feliz. O Anjo Encarregado fala que Anjinho conseguiu deixar Cebolinha viver e Anjinho responde que foi graças a Deus. No final, o Anjo Encarregado diz que deu sono essa mudança de ordens e como a cama que montaram para receber o Cebolinha estava vazia, o Anjo acaba dormindo nela, deixando Anjinho indignado, não acha justo porque foi ele que trabalhou mais na construção dela do que o Anjo.

Muito legal essa história com Anjinho fazendo de tudo para o Cebolinha não morrer. A princípio acabou não conseguindo, mas Deus ficou com pena e acabou ressuscitando o Cebolinha. Foi bom ver cama e computador no Céu feitos de nuvens, as tentativas frustadas do Anjo Encarregado matar o Cebolinha com os acidentes até que finalmente consegue e também a parte do Anjinho encontrá-lo dormindo na árvore e pensar que tinha morrido e emocionante o Anjinho chorando com o corpo do Cebolinha no seu colo, mas felizmente tudo se resolveu logo, ele ficou morto só alguns segundos. Interessante que no ano que Cebolinha completou 30 anos de criação acabou morrendo.

Eles sempre tiveram cuidado das coelhadas da Mônica não matar ninguém, apenas machucar. No máximo ter histórias de planos infalíveis com os meninos se passarem de mortos para pesar a consciência dela, como teve em "O plano sangrento" (Mônica Nº 89 - Ed. Globo, 1994) e outras histórias. Normalmente quando personagens caíam em precipícios ou caía um cofre ou coisa pesada na cabeça dos personagens ou quando caiam em buraco, eles não morriam, só ficavam machucados e era tratado como humor pastelão, atualmente não deixam personagens nessas situações, mesmo só se machucando. 

Dessa vez não foi a Dona Morte que quis matar e ressuscitar alguém com sua foice, foi o Anjo Encarregado que tentava matar o Cebolinha programando algum acidente no computador celestial e depois Deus que o ressuscitou. Pelo visto não quiseram inova rum pouco e não  ter um crossover com a Dona Morte, ou seja, quiseram algo diferente, mas ficou bom assim mesmo. Esse Anjo Encarregado só apareceu nessa história.

MSP de vez em quando gostavam de matar os personagens. O Cebolinha nessa história ficou morto por alguns segundos e já morreu depois em "Ghost de Cebolinha" (Cebolinha Nº 83 - Ed. Globo, 1993) e fora outros personagens que também morreram como o Cascão uma vez ("Cascão no Céu" - Cebolinha Nº 105 - Ed. Abril, 1981), Chico Bento algumas vezes, como em "Vivinho da silva" (Chico Bento Nº 92 - Ed. Globo, 1990), em "Do Outro lado da vida" (Chico Bento Nº 138 - Ed. Globo, 1992), e outras, e até o cachorro do Chico ("Chico Bento e o velho cão" - Mônica Nº 38 - Ed. Globo, 1990) já morreu. Hoje em dia não fazem mais histórias de mortes de personagens principais para não traumatizar as crianças. 

Traços muito bem desenhados que davam gosto de ver. Destaque para a capa com referência ao "Estatuto da Criança e do Adolescente" que tinha sido criado recentemente até então e também está completando 30 anos agora em 2020. Falei mais detalhes desas capas comemorativas do ECA nesse post AQUI. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/10/cebolinha-e-anjinho-hq-preparando-cama.html

Tiras N°14249 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física!

Tiras N°14248 : Especial MIX nº456 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13247 : HÁ POUCA ELIPSE - Laerte!

Tiras N°14246 : Viva Intensamente/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°14245 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14244 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14243 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14242 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14241 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14240 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°103371 a N°103380