quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°997 - HQ "A festa do Cascão"

Dia de 25 de novembro é aniversário do Cascão. Em homenagem, mostro uma história em que os pais do Cascão estavam sem condições financeiras para bancar uma festa de aniversário para o filho e tiveram que improvisar. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº 205' (Ed. Globo, 1994).
Capa de 'Cascão Nº 205' (Ed, Globo, 1994)
Nela, Cascão chega em casa e diz para a sua mãe que já convidou todo mundo para a sua festa de aniversário, mostrando na folhinha que falta uma semana. Dona Lurdinha tenta contar para o filho que neste ano as coisas andam difíceis e estavam pensando em não dar festa, mas desiste de contar e pergunta quantas pessoas o Cascão convidou e ele conta que foi pouca gente, só umas 50.

Dona Lurdinha corre para avisar ao Seu Antenor que o Cascão inventou de convidar todo mundo para festa de aniversário dele, logo quando estavam sem dinheiro e Seu Atenor vai conversar com o filho para tirar a ideia da cabeça dele. No quarto, Cascão pergunta ao pai qual das roupas era melhor para usar no dia da festa porque quer ficar bem bonito no dia. Seu Antenor pede licença e vai falar com a esposa, que vão ter que fazer a festa para não desapontar o Cascão. Dona Lurdinha pergunta como vão arrumar dinheiro e Seu Antenor diz que ele sabia desenhar bem e pode fazer a decoração e ela cozinha.

No dia seguinte, Seu Antenor vem da rua com o material para a decoração da festa. Cascão pergunta se vai colar cartolina em branco na parece e o pai diz que vai desenhar e conta que o pessoal do escritório encontrou balões, só que eram todos vermelhos e velhos, da inauguração da imobiliária que foi há 5 anos. Depois do jantar , ele começa a desenhar e comenta que era sopa de novo e Dona Lurdinha diz que está economizando para os ingredientes do bolo. Depois da janta, Seu Antenor tenta desenhar, mas estava com sono e acaba dormindo.

No outro dia, Seu Antenor começa a desenhar antes da janta. Cascão quer tema de super-heróis. O pai diz que sabe desenhar, mas a especialidade é patinhos. Ele desenha, só que bem feio, mas Cascão aceita para não desapontar o pai, diz que está ótimo e com uma pintura vai ficar o máximo. Assim, Seu Antenor desenha, Cascão pinta os heróis que ele desenhou e Dona Lurdinha recorta. Também ficam até tarde preparando chapeuzinhos de jornal e Dona Lurdinha enrolando docinhos às 3  horas da madrugada.

No dia da festa, acordam cedo e vão encher os balões, só que estouram por estarem velhos e o jeito é encher até a metade. Dona Lurdinha espreme os limões para a limonada enquanto Seu Antenor e Cascão penduram os enfeites na parede. Só que Cascão, logicamente, não lavou as mãos e suja toda a parede ao tocar com as mãos, precisando o pai limpar a parede.

Chegam os convidados da festa, todos curtem, com direito a menino em pé no sofá e outro com dor de barriga. Acham enfeites engraçados e ao saber que foi o pai do Cascão quem desenhou, Franjinha fala ao Seu Antenor que ensina a desenhar se quiser. Titi preferia refrigerante, mas só tinha limonada, mas não reclamam e acham gostosa e acham legal chapeuzinhos de jornal.

Um menino pergunta sobre a animação da festa como palhaço, mágico ou conjunto musical e Seu Antenor faz a animação e acham  o pai do Cascão muito engraçado. Depois, cantam Parabéns para o Cascão e na hora, com o calor, todos os balões estouram, dando susto no pessoal.

No final, todos se despedem, acham a festa bem original e os pais sentam no sofá exaustos. Dona Lurdinha diz que foi tudo bem simples e pergunta ao marido se a festa agradou. Cascão, todo contente, abraça os pais e agradece pela festa e quando ele está dormindo, Seu Antenor fala para a esposa que a festa foi um sucesso.

História muito legal com os pais do Cascão improvisando uma festa de aniversário para o filho mesmo sem ter muitos recursos financeiros só pra não tirar animação do Cascão. Conseguiram com o improviso de decoração de super-heróis desenhados em cartolina pelo Seu Antenor, balões velhos doados pela empresa dele, chapeuzinho de jornal, limonada no lugar do refrigerante, economia na comida comendo sopa todo dia para preparar bolo e docinhos. Tudo simples e ainda assim a festa fez grande sucesso, agradando os convidados e o Cascão, principalmente.

Foi legal ver a família toda reunida, por 1 semana empenhada com o preparo da festa, inclusive Cascão, sem reclamar e até gostando de ajudar. Foi bom também que as crianças acharam diferente, mas não acharam a festa ruim e nem ficaram criticando, só queriam curtir a festa.

Bonita mensagem de pais fazerem festa com o que eles podiam dar no seu orçamento para não deixar o filho triste e a gratidão do Cascão. A história provou que é possível criar uma festa de aniversário de sucesso para criança sem luxo, com pouco dinheiro e criatividade dá pra fazer. Foi tudo bem humilde e não deixou de ser uma grande festa. Serviu também como alternativas de inspiração para a vida real de pais que não tem dinheiro para bancar festa de aniversário para os filhos. 

O Cascão era considerado o mais pobrezinho da turma, já tiveram outras histórias com os pais com dificuldades financeiras e não é a toa que ele pegava coisas do lixo para construir seus próprios brinquedos. Gostava dessa diferenciação com a família do Cascão para mostrar que tem pessoas com menos condições financeiras e mesmo assim vai levando a vida numa boa.

Teve grande presença de personagens secundários, sem tanto os conhecidos da turminha. Interessante nas festas de aniversário da MSP que as crianças irem sozinhas sem nem os pais levarem, uma autonomia em tudo. Engraçado Cascão pedir para o pai escolher melhor roupa, só que eram iguais. Os personagens tinham guarda-roupa com várias peças da mesma roupa, por isso estão sempre se vestindo iguais. Descobrimos que o Seu Antenor trabalha em imobiliária.  E tempo que Cascão não lavava as mãos nem pra decorar a festa do seu aniversário, sujando parede e tudo, hoje ele lava as mãos tranquilamente.

Os traços ficaram bons, típicos dos anos 1990, com destaque a uma língua ocupando espaço maior na boca, que foi inspirado como era nos anos 1970. Só não gostei da Dona Lurdinha sem batom, eles deixavam as mães sem batom e sem lábios em algumas histórias dos anos 1990 quando queriam expressar mais humor nas histórias. Mesmo assim eu preferia as mães com batom e lábios. A Dona Lurdinha assim até lembrou um pouco como era na Editora Abril até em 1983, só que sem as sujeirinhas como do Cascão. Os pais dele também eram sujos como o filho, depois mudaram isso.

Essa foi primeira história de aniversário do Cascão desde que adotaram datas fixas de aniversário para os personagens. A partir daí, todo ano tem histórias de aniversário deles nos respectivos meses, no caso do Cascão, nos gibis de novembro de cada ano. E neste ano 2021, comemoramos aniversário de 60 anos do Cascão, criado em 1961 como o menino sujinho que nunca tomou banho, logo entrou no gosto popular e se tornou muito querido. Na sua trajetória, sempre se divertimos das formas que ele fugia do banho, muitas vezes bem absurdas. Com o tempo, com o politicamente correto o personagem se perdeu mais, adotaram outras características para ele para não ter mais apologia à sujeira. Não teve comemoração especial da MSP pelos seus anos 60 anos, nem história especial na sua revista mensal de novembro de 2021, mas aqui no Blog fica a lembrança e a homenagem nessa data tão importante e histórica para o Cascão.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CASCÃO!!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/11/hq-a-festa-do-cascao.html

Tiras N°16306 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

25 de novembro de 2021. Cascão completa sessenta anos. Muito mais do que um menino que tem medo de água, Cascão é inventivo, cheio de energia, engraçado, sempre aberto a aprender. Um craque que merece também sua homenagem. É só marcar #Cascao60. Viva!
Olhei e falei Í-C-O-N-E! Cascão está de aniversário. E com a ajuda dos fãs, separamos alguns momentos marcantes do nosso herói em TMJ. Parabéns, Cascão. O mais tranquilo do bairro! #Cascão60 #TurmadaMônicaJovem
Cascão na releitura de As Bolas de Sabão, de Édouard Manet (1867).
Falando nele, amanhã é seu aniversário. #Cascão60
Um dia importante para se posicionar contra a violência que atinge meninas e mulheres no mundo todo, Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, (Dia Laranja), e vai até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização se inicia no período de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Desde 2016, a personagem Mônica abraçou esta causa e trocou seu famoso vestido vermelho pelo laranja, seguida nos anos seguintes por todas as nossas personagens meninas.
A prevenção da violência de gênero é necessária para que ela não ocorra em primeiro lugar. Mas, quando ela ocorre, os serviços essenciais devem atender às necessidades das mulheres e meninas, e a justiça deve ser implacável na defesa de seus direitos.
A estratégia da ONU Mulheres Brasil, no Brasil faz parte do Programa Emblemático Global da ONU Mulheres Prevenção e Acesso aos Serviços Essenciais para Erradicar a Violência contra as Mulheres e Meninas. Ações inovadoras nas áreas de arte, cultura, educação, esportes, tecnologias da informação e comunicação, mídia e campanhas são meios pelos quais a ONU Mulheres promove a prevenção da violência de gênero. A MSP - Mauricio de Sousa Produções é signatária dos WEPS e apoia a ONU Mulheres no combate à violência. Em 2021, nestes #16Dias, o chamado é “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres e meninas - Vida e dignidade para todas”. #PinteOMundoDeLaranja #OrangeTheWorld #16Days #UNASE #Unite #GeraçãoIgualdade #GenerationEquality. Vamos pintar o mundo de laranja juntos?
Que presentão, Cascão! Para fazer essa ilustração comemorativa, Camilo Solano usou alguns elementos bem sensíveis. “Pensei o quanto ele é um personagem que ama o Sol, o que pode ser entendido como uma espécie de otimismo”. De fato, Cascão não curte nuvens pesadas. Ele é das coisas simples, da imaginação, de tudo aquilo que permita sonhar. Iluminado que chama. Parabéns, Cascão. #Cascão60

Aniversário e o Cascão já tá no clima de comemoração!!! Mas peraí tem alguma coisa rolando... Novo episódio de Mônica Toy, já disponível no Youtube: https://youtu.be/hpJMlfow5yw

Tiras N°16305 : Especial MIX nº781 - Blog do XANDRO!












Charges/Cartuns! ★ N°160701 a N°160800