sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Submundo HQ N°397 - "Quarteto Fantástico - 60 ANOS": A Trajetória da 1º Família Fantástica da Marvel...

"4F" comemora 60 ANOS de existência... Tendo sido a série que deu início à "Nova Era Marvel" em 1961 (quando Stan Lee & Jack Kirby criaram todo um universo de "maravilhas"). Com histórias mais voltadas à linha sci-fi, a equipe de heróis permanece na ativa em HQs inéditas e relançamentos de clássicos! 

Nesta matéria especial, veremos um pouco da trajetória da 1º família no mercado brasileiro, suas principais sagas e aventuras, E acompanharemos alguns lançamentos recentes nesta data comemorativa: "4F - ANTOLOGIA", "4F - Antítese", e "Coleção Clássica Marvel 18 - 4F"!

Confira abaixo:

"4F" foi criado em 1961, por Lee & Kirby, sendo a 1º HQ da chamada: "Nova Era Marvel" (que deu início à todos os demais heróis Marvel na Era de Prata)... A série, que trazia a alcunha de: "O Melhor Gibi do Mundo", foi também a mais longa produção da dupla Lee/Kirby, com 102 edições regulares + 6 "Anuais". E cada história ou saga era uma explosão criativa, pois o leitor viu estrear na revista alguns dos heróis e vilões mais marcantes da Marvel em geral: "Dr. Destino", "Skrulls", "Namor" (resgatado da Era de Ouro pra se tornar um dos antagonistas do "Quarteto"), "Homem-Molecular", "Surfista Prateado", "Galactus", "Pantera Negra", "Inumanos", "4 Terrível", "Aniquilador", e muito mais! Com a saída de Kirby do título, Lee ainda continuou mais um pouco com John Buscema e depois, a revista seguiu adiante até chegar em 2º fase mais emblemática: A fase "BYRNE" (compilada em 2 OMNIBUS pela Panini). Byrne também teve um longo período à frente do título, marcando os anos 80 com uma sequência de ótimas HQs (acima, a capa dos "Maiores Clássicos" Vol. 1 do Byrne E uma edição importada de "Visionaries"). A década de 90 já não foi das melhores pro "4F", que se perdeu em equipes não muito criativas e a revista teve seu fatídico: "Último Número" na edição 416 (de 1996). Com numeração zerada, o título reiniciava na fase: "Heróis Renascem" (de Jim Lee) e "Heróis Retornam" (a partir daí, os artistas variavam bastante: Alan Davis, Salvador Larroca, Carlos Pacheco, etc)!
 
A Panini lança agora 3 edições que representam bem estas 6 décadas de "4F"... Na "ANTOLOGIA" (com bela capa de Alex Ross, reproduzindo a icônica capa de "Fantastic Four" nº 1), temos uma boa seleção de HQs estreladas pelo "Sr. Fantástico", "Tocha Humana", "Coisa", e "Mulher-Invisível" (R$ 144,90). São HQs publicadas em: "Fantastic Four" (1961), 1, 112, 200, 232, 245, 262, 587; "FF Annual" (1963) 2 e 6; Fantastic Four (1998) 1, 60 (tem de tudo um pouco aí: Kirby, Byrne, e até a "Origem Secreta do Dr. Destino": INÉDITA no Brasil há mais de meio-século)! Em "4F - Antítese" (HQ nova e inédita: R$ 52,90) temos uma aventura produzida por Mark Waid & Neal Adams (Batman). Um meteoro de origem desconhecida emerge do hiperespaço e tem como destino final a ilha de Manhattan, e se o Quarteto não conseguir impedir que atinja a Terra, milhões morrerão. Mas o pior ainda está por vir: Galactus desapareceu, e apenas ele teria o poder para derrotar seu equivalente da Zona Negativa: "Antítese" (não li, mas parece interessante)!   
 
E em breve deve chegas às bancas: A "Coleção Clássica Marvel 18 - 4F" (capa acima, com a "Ameaça na Lua")... Esta edição será muito nostálgica pro leitor brasileiro, já que trará as edições nº 11-15 de "Fantastic Four". Pra quem não sabe, uma dessas histórias foi a escolhida pra estreia da revista: "Quarteto Fantástico" Nº 1 da EBAL (capa acima, com a 1º aparição do "Fantasma Vermelho" e do "Vigia"). A nível de curiosidade, essa edição da EBAL é, também, a revista mais antiga da minha coleção (datando de 1971, rs). Outros destaques deste Vol. 18 da "CCM" são: A 1º aparição do "Homem-Impossível" e do "Pensador Louco", além do 1º confronto entre: "HULK X COISA" (uma edição histórica mesmo)! Pra fechar esta postagem comemorativa, selecionei algumas capas de edições nacionais essenciais pro "4F": A "CHM do 4F" Vol. 1 (com a saga: "O Dia do Juízo Final" - em que o "Destino" rouba a prancha e os poderes do "Surfista"), Os "4 Fantásticos" da RGE (revista que durou 14 números com 2 histórias cada - cobrindo a reta final da fase Lee/Kirby), "GHM 12" (da Abril - com um arco que trouxe desenhos do Byrne e foi republicado no 1º OMNIBUS), e "HULK" nº 5 (capa abaixo): que trazia a última saga escrita por Stan Lee (com arte de Buscema)! Vida longa ao "Melhor Gibi do Mundo", rs!
Até+   

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/12/quarteto-fantastico-60-anos-trajetoria.html

Charges/Cartuns! ★ N°164101 a N°164200