domingo, 6 de dezembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°897 - Livro "As Grandes Piadas da Magali"

 

Em agosto de 1987 era lançado nas bancas pela Editora Globo o livro "As Grandes Piadas da Magali Nº 5". Nessa postagem faço ma resenha de como foi esse livro.

Com formato pocket com lombada 10,5 X 17,5 cm, 84 páginas e miolo em papel jornal, foi o primeiro e único livro de tirinhas da Magali. Na série "As Melhores Piadas" da Editora Abril a Magali não teve um título só dela e acabou tendo esse na série "As Grandes Piadas". Foi também o primeiro título próprio da Magali em bancas antes de ela ganhar revista própria em 1989. 

A capa foi ilustrada por uma tirinha bem bacana, com Magali recebendo visita do Ibope para saber qual seu programa preferido e ela responde mostrando que é assistir à geladeira. Na capa um logotipo diferente do que estamos acostumado, bem bonito também, que seria mudado quando ela ganhou revista própria, deixando com letras curvilíneas, estilo como era o logotipo da revista da Luluzinha. No frontispício, apenas um texto do Mauricio de Sousa falando sobre a edição, sem mostrar uma ilustração da Magali como nos livros da Editora Abril. Esses pockets da Globo não costumavam nem ter frontispício, começavam já com uma tirinha de 1 página.


Em seguida, vêm as tirinhas, foram 80 no total, incluindo a da capa, em preto e branco, uma por página em formato vertical, entre 2 a 4 quadros por tira. Foram republicações de tiras de vários jornais do Brasil entre 1977 a 1984, fora de ordem de quando produzidas.

Foram reunidas tiras clássicas da Magali, a maioria envolvendo a sua fome exagerada, os absurdos do que ela comia e os problemas que tinham com a sua gula. Vemos muitas vezes Magali egoísta, regulando comida para os amigos ou fazendo tudo para conseguir o que eles estavam comendo. Outras vezes os amigos que regulavam comida, escondiam quando ela se aproximava ou ela se dava mal por sua gula.

Como de costume nesses livros da Turma da Mônica, tinham bastante tiras que acabaram sendo republicadas nos gibis convencionais da época. Tiras entre 3 a 4 quadrinhos, eles colocavam depois no final do expediente dos gibis, só colorindo. 

Quem tinha esses livros de tirinha acabavam vendo as mesmas nos gibis e os pockets da Turma da Mônica ficam sendo menos atraentes do que secundários como Bidu, Penadinho e até mesmo Chico Bento, que mesmo tendo gibi, não costumava ter tiras desses livros nos gibis dele porque pegavam mais as dos anos 1970 nesses livros. Ainda assim, nesse livro da Magali tiveram bastante tiras raras que não saíram nos gibis, nas últimas edições que focaram bastante em tiras mais novas até então e que saíram em gibis depois.

Algumas tiras depois viraram piadas de tabloides, capas ou de histórias normais em gibis. E tiveram outras tiras que mais tarde foram redesenhadas para saírem nos gibis ou até mesmo redesenhadas em outras tiras de jornais. Essa, por exemplo, foi redesenhada depois em 3 quadros pra ser colocado como tira final de 'Magali Nº 42', de 1991.

Muitas tiras apareciam a Magali contracenando com Cebolinha, já que as tiras que saíam em muitos jornais tinham créditos ao Cebolinha. Apesar de ter o foco da sua personalidade principal, algumas não foram sobre comida, foram outros assuntos diversos como roupa, brincadeiras, etc. 

Em algumas ela fez participação, mas não era o foco central da piada como testemunhar Cebolinha aprontando com a Mônica, mostrar que Mônica é fofoqueira, etc. E teve uma tirinha em que ela não apareceu, mas foi citada pela Mônica, avisando para mãe que Magali ia jantar na casa e teria que cozinhar por um batalhão e, assim, era foco de comida.

Tiveram também tiras que não eram da Magali e, com isso, ela não apareceu, eram tiras de outros personagens. Anjinho, Humberto, Cebolinha e Cascão tiveram suas tiras solo nesse livro. Anjinho teve 3 tiras; Cebolinha, 2; Humberto e Cascão, 1. Já Mônica até teve piadas com ela, mas teve participação da Magali contracenando com ela.

Isso acontecia também em outros livros desses títulos com Mônica, Cebolinha e Cascão. Apesar de ter o nome estampado deles na capa, também tinham de outros personagens inclusos, só com foco maior e ter mais quantidade de tiras do personagem do título. 

Isso pode ter motivado depois de eles terem mudado o título para "As Grandes Piadas da Turma da Mônica" para colocarem tiras variadas de todos os personagens e não ter o erro da gente pensar que os livros teriam só tiras do personagem de capa como seria a proposta. 

Anjinho, aliás, teve bastante tiras nesses pockets da Turma da Mônica, tiras bem interessantes por sinal, podiam até ter feito um livro só dele, talvez não fizeram por não terem tiras suficientes pra fechar um livro, mas nada descartava de incluir algumas da Turma da Mônica pra fechar o livro. Perderam a chance de fazer um.

É um livro legal, sem dúvida, reunindo as tiras da Magali, sempre bom ver a Magali clássica com todos os absurdos de sua gula e cenas bem incorretas. De desvantagem é que quem tinha os pockets não deviam gostar de ver as mesmas tiras nas revistas em tão pouco tempo e pena não ser totalmente com tiras dela, mas a grande maioria foi e é garantia de diversão com todos os personagens. Vale a pena ter na coleção.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/11/livro-as-grandes-piadas-da-magali.html

Tiras N°14605 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia Internacional do Voluntário(05/12)!
Em 2021, Turma da Mônica e Garfield. E não será numa segunda. Encerramos aqui nossa participação na #ccxpworlds. Todos os anúncios, lives e o painel principal estão disponíveis no canal da Mauricio de Sousa Produções no YouTube. #mspnaccxp

Tiras N°14604 : Especial MIX nº502 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14603 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14602 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14601 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras Especial N°14.600 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14599 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14598 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9451 a N°9460





Charges/Cartuns! ★ N°108961 a N°108970