quinta-feira, 22 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°938 - Livro "As Grandes Piadas do Pelezinho"

Em outubro de 1987 era lançado nas bancas pela Editora Globo "As Grandes Piadas do Pelezinho Nº 7", o primeiro livro especial reunindo tirinhas do personagem. Nessa postagem faço uma resenha de como foi esse livro.

Pelezinho finalmente ganhou um pocket, já que nem teve na série "As Melhores Piadas" da Editora Abril. Mesmo a revista mensal dele ter sido cancelada em 1982, tinham almanaques semestrais dele e algumas edições especiais de Copa do Mundo reunindo inéditas com republicações e agora ganhou um livro de tirinhas. Com formato pocket com lombada 10,5 X 17,5 cm, 84 páginas e miolo em papel jornal, tiras em preto e branco, uma por página em formato vertical, entre 2 a 4 quadros por tira.

A capa foi ilustrada por uma tirinha bem bacana, com Cana Braba, vendo o Pelezinho doente,  telefonando para o amigo adiar o jogo de futebol ao invés de ajudá-lo. Não teve frontispício falando sobre a edição, na página 3 foi apenas uma tirinha de 1 quadro. Esses pockets da Globo não costumavam nem ter frontispício, começavam já com uma tirinha, com raras exceções. Com isso, essa edição teve 81 tirinhas no total, incluindo a da capa. 

Foram republicações de tiras de vários jornais do Brasil dos anos 1980, provavelmente entre 1982 a 1984, fora de ordem de quando produzidas. Por serem tiras dos anos 1980, vimos uns traços mais enxutos, já da fase consagrada da MSP, visto mais nas últimas edições do Pelezinho da Editora Abril e até mais evoluídos um pouco com eram as capas dos almanaques da Editora Abril depois de 1982.

As 13 tirinhas iniciais a partir da página 4 foram tirinhas seriadas, tinham uma piada em cada tirinha, mas eram só de um tema, que reunidas formavam uma historinha. Até a página 10, teve a tira seriada do time da Rua de Cima dando um presente para a turma do Pelezinho, mas como eram inimigos deles, todos ficaram com medo do presente e não tinham coragem de abrir a caixa pensando que era uma bomba ou algo do tipo, aí em cada tirinha uma piada em cima disso formando uma historinha e aumentando a curiosidade dos leitores em saber o que eles tinham ganhado. No final, era um bola, mas tinha um explosivo dentro quando chutaram.

Da página 11 até 14 teve tirinha seriada com o Pelezinho querendo fugir para se casar com a Neuzinha em segredo porque o pai dela proibia o namoro entre eles, mas Bonga conta para algumas pessoas e cada um vai fazendo fofoca e todos ficam sabendo. No final, o padre diz que não vai casá-los porque são crianças, só quando forem adultos e desistem de casar quando o padre fala em que eles vão ter filhos.

Um fato curioso que foram poucas tiras envolvendo futebol, que era a marca registrada da Turma do Pelezinho. Desde 1976 que ele tinha tiras em jornais, aí pelo visto nos anos 1980 já não tinham mais inspiração para criar piadas sobre futebol e dentre as que tiveram esse tema, provavelmente muitas foram remakes do que já tinha,m produzido. Com isso, foco maior foram tiras envolvendo outras características gerais dos personagens.

Tem piadas com todos os personagens fixos da Turma do Pelezinho, menos o Jão Balão. O grande nome foi o Cana Braba, foi quem mais teve tiras ou serviu de fazer a graça nas piadas. Tiveram também algumas com trocadilhos, coisa marcante nas tiras da MSP e sempre engraçadas, assim como tiras com absurdos, bandidos, diabos, que também não podiam faltar na época. 

Dentre as tiras com características dos personagens como Pelezinho namorar escondido com a Neusinha e o pai dela ficar em cima do namoro deles, o Cana Braba falar palavrão em excesso, meninos apaixonados pela Bonga, Samira com seus quibes duros ou personagens fazendo bullying com o nariz grande dela, etc.

Dentre as de futebol, vemos situações cotidianas em partidas de futebol, eles s epreparando para jogar, sufoco que podem passar, assim como absurdos da força do Pelezinho ao chutar bola, Frangão não agarrar a bola, brigas, entre outras. Sem dúvida, as retratando a força do Pelezinho chutando bola foram mais engraçadas.

Algumas tiras foram refeitas de tiras existentes da Turma da Mônica como, por exemplo, a tira em que o Pelezinho chuta o Cana Braba, quando ele fala para o Pelezinho chutar o que tinha na mão para adivinhar. No caso, já teve uma tira igual  só que protagonizada com Cascão chutando o Cebolinha.

Uma pena não mostrarem o ano em cada tira, eles colocavam do jeito que saíam nos jornais só ajustando posição dos quadrinhos, deslocando para esquerda ou para direita para ficar com vidual harmonioso nas páginas. Podiam também ter colocado uma ordem cronológica, mas também era característica desses livros serem em fora de ordem, maioria era assim.

Após esse livro, Pelezinho  teve ainda algumas tirinhas publicadas nessa coleção em "As Grandes Piadas da Turma da Mônica Nº 20", de 1988 (o último da coleção), em que metade do livro eram tiras da Turma da Mônica e a outra metade de metade de personagens secundários convidados, e naquela edição foi com o Pelezinho.

Depois disso, ele só voltou a ter livro de tirinhas na série "As Tiras Clássicas do Pelezinho" em 2 volumes em 2012 e 2013, respectivamente, reunindo tiras dos anos 1970 e que infelizmente a coleção não foi continuada, intenção era reunir tiras em ordem cronológica até a última  produzida, mas não aconteceu. E nem teve também título na coleção da Editora L&PM, título também lamentavelmente cancelado.

Como pode ver, "As Grandes Piadas do Pelezinho Nº 7" foi um bom livro, tiras bem raras, já que as mais conhecidas foram as dos anos 1970, até porque eram publicadas nas revistas mensais e almanaques dele, mas que também não deixam de ser raras. Mesmo não tendo muito futebol, mas os absurdos, trocadilhos e características dos personagens não deixam de ser divertidas. Vale a pena ter na coleção.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/04/livro-as-grandes-piadas-do-pelezinho.html

Tiras N°15403 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

NÃO ESTAMOS GRITANDO, MAS O MAIOR GIBI DO MUNDO MERECE LEGENDA TODA EM CAPSLOCK MESMO. FOI EM 2018 QUE A TURMA DA MÔNICA ENTROU PARA O LIVRO DOS RECORDES, O FAMOSO GUINNESS, COM O GIBI DE UM METRO DE ALTURA POR 70 CM DE LARGURA. A EDIÇÃO FOI LANÇADA NA 25ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO PELA
Panini Comics Brasil
.

 
A Importância da Vacinação! A vacinação contra a gripe é a melhor forma de proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor! E a Mônica dá o exemplo ao procurar um posto de vacinação.
#ProtegidoContraGripe #SanofiVacinacao #JuntosProtegemosAVida


Tiras N°15402 : Especial MIX nº625 - Blog do XANDRO!

Tiras N°15401 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15.400 : GARFIELD - Jim Davis!





Tiras N°15399 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°15398 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder! 😁 N°10871 a N°10880





Charges/Cartuns! ★ N°124991 a N°125.000 *-* Especialíssimo