
Neste último dia de Carnaval, compartilho esta clássica HQ onde Mônica e Cebolinha se comprometem a fazer com que Cascão comemorem essa respectiva festividade junto com eles. no início, eles não dizem bem como fariam para precaver o Cascão de levar alguns jatos de água no meio da folia, mas, diante da certeza que deram, o coitado vai se arrumar, todo feliz.
Ela foi publicada originalmente na revista da Mônica n°22, em Fevereiro de 1972. Eu a tenho através da republicação no antigo Almanaque do Cascão n° 3, cuja página de expediente diz em letras minúsculas que esta é uma edição especial da revista do Cebolinha n° 90, de Julho de 1980.
Curiosidades
Nota-se que os almanaques eram tidos como edições especiais remetidos ao número de algum título em banca, como se fosse um material a mais que nos era fornecido - bem diferente do que acontece hoje em dia, quando os almanaques passaram a ser bimestrais e, com isso, bem mais comuns.
Este almanaque tem o preço da época, na capa, de Cr$ 37 (trinta e sete cruzeiros). Daí vemos a diferença na economia:
- em 1980, revistas em quadrinhos que antes custavam cerca de trinta e sete cruzeiros, contendo cem páginas e capa em papel mais grosso e envernizado.
- em 1985, revistas como a do Cebolinha n° 151, por exemplo (vide postagens anteriores), com capa em couchê comum e 68 páginas, já custava dois mil e quinhentos cruzeiros; uma diferença galopante em apenas cinco anos, o que resumia bem a quantas andava o poder econômico brasileiro nessa época.
Bidu fez uma pontinha na terceira página. rsrs...
A seção de passatempos foi dividida, ficando uma página antes e outra depois da HQ.
Mesmo com um padrão de produção "diferenciado" porque normalmente o próprio Mauricio era quem desenhava as HQs (não havia muitos meios de agilizar sem que afetasse os detalhes de acabamento nos quadrinhos), percebe-se o intuito - que dificilmente se vê atualmente - de mostrar um cenário urbano onde rua, calçada e gramado foram colocados em alguns momentos. Claro que esse fato não acontecia muito. Foi algo pontual, talvez, porque ele decidiu que valorizaria o enredo em si.
Propaganda da Lojinha da Mônica, na Rua Augusta, em São Paulo - Capital. Hoje em dia a lojinha voltou, só que virtual, no site oficial da MSP.
-------- >>> Banco de Imagens <<< ---------
Que todos tenham um dia feliz.
Fabiano Caldeira.

Créditos;) Fabiano Caldeira > http://www.socializandohq.blogspot.com.br/2016/02/hq-o-carnaval-do-cascao.html