quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°966 - HQ "Magali, a terrível"

Mostro uma história em que a Magali se tornou uma excelente jogadora de futebol após ser proibida de comer muito pela sua mãe por conta de um plano infalível do Cebolinha. Com 17 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 159' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Magali Nº 159' (Ed. Globo, 1995)

Começa com Cebolinha, Cascão e Franjinha bem cedo na casa da Magali contando para a mãe da Magali que ela comeu o lanche, pirulito e bebeu a fórmula do laboratório do Franjinha. Dona Lili acha que o apetite da filha está descontrolado e os meninos falam que é bom resolver porque ela pode ser presa ao assaltar um supermercado.

Eles vão embora e Cebolinha fica animado com seu novo plano infalível para derrotar o apetite da Magali. A Mônica estava viajando e resolveu fazer plano contra a Magali. Cascão diz que iam levar coelhadas da Mônica se não tivesse viajando e Cebolinha desconversa que eles têm que treinar para o jogo de futebol contra o Zecão e bolar um plano para derrotá-los.

Magali acorda e tem a surpresa que no café-da-manhã só tem sanduíche, maçã e leite. Ela pergunta para a mãe onde estão cereal, geleia, pudim, bolo, entre outros, e a Dona Lili diz que  não é mais para ter exageros, tem que se alimentar como uma menina normal. Magali diz que ela não é normal e Dona Lili diz que é sim e muito mal-acostumada e a partir de agora vai ter que educar o apetite dela.

Depois do café, Magali vai à rua dizendo que não vai adiantar nada o que a mãe fez porque tem crédito ilimitado nas barraquinhas de guloseimas. Só que para a sua surpresa, vendedores de sorvete, cocadas e cachorros-quentes não queriam vender para ela porque a mãe tinha avisado para não venderem mais fiado para ela. E até o Quinzinho recusa que ela coma as coisas da padaria, alegando que não deve comer tanto para o bem dela. Magali sai da padaria chorando e Quinzinho lamenta ter concordado com o plano do Cebolinha.

Magali lamenta que está sozinha, faminta e até a Mônica viajando e se pergunta se não pode comer, o que fará da vida, quando surge uma bola. Cebolinha manda Magali devolver a bola para eles e comenta ironicamente com ela que está fraquinha e se não está se alimentando bem ultimamente. Magali manda não falar em comida e com raiva dá um chutão na bola em direção ao Gol. Cascão e Franjinha ficam impressionados e Cebolinha diz que foi puro acidente e manda Magali ir para fora do campo porque eles iam jogar bola.

Enquanto jogam, Cebolinha torce o pé e precisa ficar de fora do treino. Para não ficarem com um jogador a menos, os meninos chamam a Magali no lugar. Cebolinha não gosta de justo ela e Magali aceita. No jogo, Xaveco rouba a bola fácil dela e Cascão comenta que é para ela imaginar que a bola é uma coisa muito importante para ela. Magali, então, imagina que a bola é melancia e parte pra cima, rouba bola, dribla e na frente do gol, imagina que a trave seria ela mesma querendo devorar a melancia e consegue fazer um belo Gol.

Ao fazer o Gol, Magali se sente satisfeita e quer repetir a dose. Com dribles fantásticos, ela consegue fazer mais 3 Gols sempre imaginando alguma comida no lugar da bola e ela no lugar da trave comendo o que imaginava no lugar da bola. Cascão pergunta como ela consegue fazer aquilo e ela diz que não sabe, só que o jogo a acalma.  Cebolinha a expulsa, dizendo que o treino acabou e amanhã o titular está de volta, que é ele.

Em casa, Magali come um prato normal no almoço, sem extravagâncias e vai assistir televisão triste. O telefone toca e eram os meninos convidando para jogar futebol amanhã e ela fica muito animada. No dia seguinte, Cebolinha chega para o jogo e tem a surpresa que eles convocaram a Magali no lugar e era Cebolinha ficar no banco de reservas por ser o maior perna-de-pau do time e com a Magali o jogo está no papo. Cebolinha fica uma fera e os meninos do time do Zecão acham uma piada que tem uma menina no time da turminha, achando que o jogo vai ser canja.

Durante o jogo, Magali brilha com altos dribles e faz 2 gols no primeiro tempo. No intervalo, Magali é ovacionada, o time do Zecão achando um vexame serem derrotados por uma menina e Cebolinha desolado que daquele jeito nunca mais será titular e Cascão comenta que o mérito era dele, se não tivesse criado o plano contra a Magali, ela não teria "fome de bola".

Cebolinha, então, oferece um pirulito para Magali, mas só vai dar se ela sair do time e ele ficar no lugar. Cascão intervém falando que não pode e Cebolinha diz, na frente da Magali, que se ele quem criou o plano infalível, ele também tem direito de acabar com isso, e, assim, entregando o plano. Ela se espanta que era um plano igual aos que ele faz com a Mônica. Zecão aparece e diz que, segundo as regras de futebol do bairro, menina não pode jogar para ver se ela saía do jogo, mas Magali se convida para jogar no time do Zecão.

Cebolinha volta ao time da turminha e Magali vai para o do Zecão. O time do Zecão ganha de 5 a 2, todos os gols feitos pela Magali. Zecão e seus amigos falam que com ela o time é imbatível e a convida para fazer parte do time deles para sempre e treinam no terreno baldio. 

Antes da Magali dar resposta, Dona Lili aparece e diz que o Quinzinho contou que ela não comeu os lanches dos meninos e fórmula do Franjinha e Quinzinho diz que não podia mais vê-la sofrendo. Dona Lili a chama a filha para almoçar e Magali diz ao time do Zecão que vai pendurar as chuteira por enquanto. No final, Magali fica saciada com o almoço, Mônica volta da viagem e convida Magali para jogar vôlei e ela dá sugestão de elas formarem  um time invencível de futebol feminino.

Uma história legal com a Magali sendo uma grande jogadora de futebol após ficar sem comer por culpa do plano infalível do Cebolinha contra a Magali. Ele queria tirar o apetite dela, envolvendo até a mãe dela para proibi-la de comer tanto, mas não contava que o feitiço foi contra o feiticeiro, que a fome dela serviu para jogar tão bem, que o fez tirar do time de futebol dos meninos.

Magali só jogava bem porque estava com fome e imaginava que a bola era comida e coisa muito importante pra ela. E interessante que a cada Gol que fazia, era como se tivesse comendo alguma coisa inteira que imaginava, como melancia, frango assado, bolo, etc. Só não seguiu carreira, pois como ia voltar a comer bem, ia ficar saciada e não teria a fome de bola igual como quando jogava com os meninos.

Personagens como esportistas sempre rendiam boas histórias. Foi divertido ver os meninos contando para a mãe que ela comeu tudo, os ambulantes tudo negando fiado pra ela, a cara dela de ver só uma refeição normal igual a todo mundo em vez do banquete que estava acostumada, o Cebolinha com inveja da Magali jogar bem e ele ficar no banco de reservas, mas o ponto alto mesmo foi ver ela jogando muito bem enquanto imaginava a bola como comida e se imaginar com boca aberta e comendo a bola no lugar da trave. Quando estava com fome, ela era capaz de tudo. Jogando nesse nível, dava para ir às Olimpíadas no futebol feminino tranquilo. Podia também ser no vôlei como a Mônica propôs no final da história, qualquer esporte com bola ela seria imbatível, só seguir a lógica de bola ser comida e traves e cestas ser ela comendo.

O Cebolinha gostava de fazer planos contra a Magali e o Cascão, não ficava só contra a Mônica. Com qualquer plano ele era criativo, na vantagem de que com planos sem ser contra a Mônica não apanhava, mas se dava mal da mesma forma. Na época, os meninos não jogavam futebol com as meninas, só quando um roteiro pedia isso. Se jogavam normal, eram sempre só os meninos como futebol masculino. Hoje em dia misturam meninos com meninas para não dá ideia de que futebol é só coisas para meninos e mostrar que as brincadeiras tem que ser com meninos e meninas juntos e não separados. Aí diálogo do Zecão falando que a Magali não podia jogar com eles porque é menina não ia acontecer nas revistas atuais.

Podiam ter colocado outro nome para o Zecão pra não confundir com o Zecão, namorado da Pipa. Se fosse criada a partir dos anos 2000, colocariam o Tonhão da Rua de Baixo, que passou a ser o menino encrenqueiro e mais velho fixo que implicava com os meninos da turma. A Magali ao trocar palavras perguntando sobre o café-da-manhã para a sua mãe, lembrou o Seu Madruga do seriado Chaves conversando com Seu Barriga, trocando barriga dele por outra palavra. Talvez roteirista quis prestigiar homenagem ao seriado nessa parte.

Os traços bons, típicos dos anos 1990 com personagens com língua ocupando maior parte da boca, com uma certa lembrança aos anos 1970. Normalmente traços assim eram em histórias que exigiam mais humor e mais frequentes entre 1993 a 1996. Só não gostei da mãe da Magali sem lábios e batom, coisa que também acontecia  com as mães dos personagens nos anos 1990 em histórias mais com humor ou as mães ficavam severas demais com os filhos. Eu preferia as mães com batom, ficavam mais bonitas. Porém, teve erro com alguns quadrinhos a Dona Lili aparecendo do nada com lábios, provavelmente porque desenhista já estavam acostumado com lábios e acabou faltando atenção nessas partes. Percebe-se que quando ela apareceu normal com lábios, ficou melhor. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/08/magali-a-terrivel.html

Tiras N°15887 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O Dia Nacional da Saúde tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida saudável.
Também é um momento importante para lembrar que o uso de máscara protege a nós e aos outros!!
#usemascara #protecaoesaude #dianacionaldasaude #cuidese
No mês das Olimpíadas e na semana do anúncio da coleção "Horácio Completo", o #TBT não poderia ser outro! Em 2018, Mauricio embarcava para Hamakita, no Japão. E adivinha com quem ele dividiu o assento?
A relação dos personagens com o esporte não é de agora, não!
No #TBT de hoje, algumas edições em que a Turma da Mônica se aventurou nos Jogos Olímpicos! #TimeBrasil #Toquio2020
Será que o time de vôlei do Limoeiro conseguiria uma vaga nas Olimpíadas? Se dependesse da gente, ganhariam medalha de ouro! #TBT da 4ª capa de A Capitã Cascuda - edição 24 da 2ª série de #TMJ.
Final perfeita com atletas representando MUITO e o Brasil tá no pódio! Pedro Barros é medalha de prata no Skate Park. #Tokyo2020 #TimeBrasil
Estamos entre a 3ª e a 9ª! E vocês? Qual Milena mais representa o seu #Mood nesta semana? #TMJ3 #TurmadaMônicaJovem

Tiras N°15886 : Especial MIX nº708 - Blog do XANDRO!




Tiras N°15885 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15884 : HAGAR - Dik e Chris Browne!




Tiras N°15883 : Toda MAFALDA - Quino!






Tiras N°15882 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!