domingo, 16 de agosto de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°864 - Livro "As Melhores Piadas da Tina"

Tina completa 50 anos de criação agora em 2020, em homenagem mostro uma resenha de como foi o livro "As Melhores Piadas da Tina", lançado pela Editora Abril em 1986, a primeira edição que a personagem teve um título próprio.

"As Melhores Piadas da Tina Nº 10" foi lançado nas bancas em abril de 1986, titulo em que cada mês um personagem diferente tinha o seu  livro de tirinhas. Teve formato lombada 10,5 X 17,5 cm, 84 páginas e miolo em papel jornal.

A capa foi apenas cartonada sem ser plastificada como foram a maioria dessa coleção. Da "Nº 7" até a "Nº 10" foram apenas capas cartonadas e depois voltaram a ser plastificadas. A capa foi uma tirinha com a Tina tentando tirar fotos dos seus amigos fazendo um equilíbrio entre eles, mas ela não sabia achar o botão da máquina pra tirar a foto. Abre com frontispício com Tina apresentando a edição e que os leitores tinham que colecionar outras edições da série como do Cascão, Chico Bento, Bidu, Penadinho, entre outros.
Em seguida, vêm as tirinhas, foram 80 no total, incluindo a capa, em preto e branco, uma por página em formato vertical, entre 2 a 4 quadros por tira. Foram republicações de tiras de jornais entre 1977 a 1979, da fase da primeira grande reformulação da Turma da Tina, fora de ordem que foi publicada nos jornais e sem mostrar anos originais, apenas uma tirinha que teve o ano 1979 inserido. Não foram republicadas depois em gibis, diferente dos outros números dos personagens da Turma da Mônica e do Chico Bento da coleção que muitas foram republicadas depois nas tirinhas finais de gibis.
Nos primórdios entre 1970 a 1977, a Tina era hippie, morava na Bahia e a princípio coadjuvante nas histórias de Toim & Toneco, mas que logo ela virou a protagonista mostrando a cultura hippie e enfrentando preconceitos com isso, principalmente do seu irmão Toneco e do seu pai. Em 1972, juntaram Rolo e Pipa, com Rolo como um amigo hippie dela, brincalhão, não queria nada com  emprego, e Pipa era a certinha do grupo, estudiosa e fazendo oposição à cultura hippie. Depois, entre 1974 a início de 1977, Tina e Rolo hippies protagonizaram histórias de comédia pastelão, agindo como crianças grandes, e Pipa ficou sumida dos gibis.
Com a reformulação de 1977, além da mudança radical de traços que surpreendeu muita gente, principalmente a Tina, com  um corpo esbelto e cabeça bem pequena, típica de como eram desenhadas as mulheres nos anos 1970 nos gibis, as características dos personagens também mudaram, passando a morarem em São Paulo, procurarem emprego, envolvidos com namoro, etc.  Tina era a típica jovem dos anos 1970, Rolo mais debochado, gostava da Tina e as vezes paquerava algumas mulheres, e Pipa dava em cima do Rolo, sem ser correspondida e era preocupada em fazer regime e emagrecer, com Rolo fazendo bullying por ela ser gorda.

As tiras desse livro, então, retratam justamente essa fase inicial "setentista" após a fase hippie. A intenção com a reformulação era ter um núcleo de personagens mostrando cotidiano de adolescentes e jovens adultos. As tiras publicadas nos jornais, ajudaram a promover e divulgar os personagens que foram mudados recentemente até então ao grande público  para que possam conhecer melhor e também serviram como uma forma de fazer experiências para ver o que poderia se encaixar melhor para definir personalidades deles, já que eles ainda não seguiam um padrão de características, tanto nas tiras mostradas, quanto nos gibis.

Nas tiras, Tina é mostrada como uma autêntica jovem preocupada com roupa, cabelo, namorados, emprego, vemos homens admirados com seu corpo e sua beleza, dando  cantadas nela e as vezes ela tinha interesse pelo Rolo. Em 2 tiras, mostraram Tina como enfermeira, talvez tinham intenção de colocá-la como enfermeira fixa, mas mudaram de ideia, e também as vezes ela aparecia sem óculos, afinal era tudo experiência para ver o que podia dar certo ou não. Além dos traços diferentes que muita gente estranhou, chama a atenção o estilo de roupa dela dos anos 1970, modelitos próprios daquela época.

Vemos também um Rolo debochado, cara-de-pau, do estilo perde o amigo, mas não perde a piada. Passa a procurar emprego, tem certo interesse pela Tina e as vezes paquerava, trocava ideia e namorava as mulheres, embora não ser o foco principal essa característica nessa fase. Além disso, o vemos com preconceito com mulheres feias e gordas, só queria mulheres bonitas.

Já as tiras da Pipa vemos preocupada com seu peso, fazendo regime, passando sufoco por ser gorda e sofrendo com bullying, principalmente por parte do Rolo, que a humilhava.  Pipa também gostava do Rolo, mas não queria nada com ela por causa de ser gorda, só queria namorar mulheres bonitas e com corpo exuberante. Foram muitas piadas retratando a gordura da Pipa, hoje em dia nem pensar mostrar conteúdo assim na MSP.

Era bem curioso que quando um tinha interesse em namorar outro não era correspondido. Tipo, Pipa gostava do Rolo, mas ele não dava bola para ela. Quando Rolo tinha interesse pela Tina, não era correspondido, assim como quando a Tina tinha queda pelo Rolo, também não acontecia nada. Provando que eles não tinham personalidade definida e faziam testes para ver o que se encaixa melhor, Pra mim, a Pipa dando em cima do Rolo e ele não querer nada com ela, saía mais engraçada, podiam ter deixado apenas assim nessa fase.

Tiveram também algumas tiras de Tina e Rolo ou Rolo e Pipa agindo como crianças grandes, sem contradizer com a idade deles, lembrando um pouco o estilo dos últimos anos da fase hippie com Tina e Rolo. Eles preferiram a Pipa no lugar da Tina em situações assim nessa fase, apesar de as vezes Tina também ter comédia pastelão, ficando os 3 juntos como crianções nos gibis.

Teve uma tirinha com o Toneco, marcando a volta do personagem que estava sumido desde 1973 até então. Ele seguiu como criança e o estilo de traços de quando foi criado, mas adaptado do jeito dos traços de 1977 com bochechas menos pontiagudas. Lembrando que nos gibis o Toneco ainda era um personagem esquecido, estava sem aparecer, só retornou em 1981.

Curiosamente, teve também uma tirinha com a fase hippie. Mesmo a Tina com capacete dá pra notar que os olhos e boca sem lábios pertencem à fase hippie, antes da reformulação. Em suas últimas aparições de 1977, a Tina hippie já estava com corpo mais curvilíneo, variando roupas de vez em quando, só a cabeça que ainda era antiga. Sinal que tiveram algumas tirinhas de jornais da fase hippie que estão perdidas até hoje.

Dá pra ver que esse livro "As Melhores Piadas da Tina Nº 10" foi muito bom, material bem raro dos anos 1970 da primeira reformulação da Tina e sua turma. Dá para notar grande diferença nos personagens, não só nos traços, mas também nas personalidades e percebe que foi uma fase de experiência, testar tudo que vinha pela mente, e só conseguiram deixar a turma dela consagrada, todos com personalidades definidas, a partir dos anos 1980, principalmente quando criaram o Zecão, o namorado fixo da Pipa em 1982. Sem dúvida nos anos 1980 foi a melhor fase desse núcleo.

Foi legal ver boa parte desse material de tirinhas da Turma da Tina dos anos 1970, muitas incorretas e impublicáveis hoje. Como não foram republicadas depois nos gibis convencionais se torna mais raras ainda. Podiam ter criado outros volumes nessa coleção ou até terem criado um pocket da Tina na Editora L&PM, colocando essas tiras e outras perdidas que eles têm, pois existem tirinhas deles desconhecidas até hoje, inclusive da fase hippie. Com certeza "As Melhores Piadas da Tina Nº 10" vale a pena ter na coleção e foi bom recordar  essa edição nos 50 anos de criação da Tina.

Mais detalhes da evolução da Tina de todos os tempos, pode ver nesses links:

Ria...Se Puder! 😁 N°8460

Ria...Se Puder! 😁 N°8459

Ria...Se Puder! 😁 N°8458

Ria...Se Puder! 😁 N°8457

Ria...Se Puder! 😁 N°8456

Ria...Se Puder! 😁 N°8455

Ria...Se Puder! 😁 N°8454

Ria...Se Puder! 😁 N°8453

Ria...Se Puder! 😁 N°8452

Ria...Se Puder! 😁 N°8451