terça-feira, 15 de março de 2022

Submundo HQ N°408 - O "Esquadrão Supremo": A "Liga da Justiça" da Marvel...

"Esquadrão Supremo" da Marvel... Uma versão alternativa da "Liga da Justiça" da DC (com personagens genéricos inspirados em cada membro da "liga") ganha um encadernado deluxe pela Panini, com sua fase mais emblemática (anos 80) e parcialmente publicada no Brasil pela Editora Globo no "Gibi Marvel Force"!

Nesta matéria especial (e bem atrasada - porque demorei pra ler esse TIJOLO inteiro, rs), veremos um pouco das origens e trajetória do "esquadrão", pra melhor contextualizar este encadernado de material raríssimo e vintage!

Confira abaixo:

"Esquadrão Supremo" é basicamente uma história do tipo: "O Que Aconteceria Se... A Liga da Justiça Dominasse o Mundo e Assumisse o Controle de Tudo"? Em um universo muito semelhante ao nosso, os "Maiores Heróis da Terra" se deparam com uma sociedade em ruínas. Diante desse cenário sombrio, eles tomam a difícil decisão de assumir o controle do planeta. Mas será que a equipe resistirá ao peso do poder absoluto sem se deixar corromper? Antes de "Watchmen" e "Authority", o roteirista Mark Gruenwald (Cap. América) imaginou este distópico cenário, em uma saga que muitos consideram seu melhor trabalho! A edição da Panini (Marvel Vintage) tem capa-dura, 368 pág (R$ 132,90), e reúne as histórias publicadas originalmente em: "Squadron Supreme" (1985) 1-12 e "Cap. America" 314 (material produzido entre 1985-1986)!

Criado por Roy Thomas & John Buscema na revista dos "Vingadores" (em 1971), o "Esquadrão Supremo" surgiu inicialmente com o nome de "Esquadrão Sinistro" (imagem abaixo) e a cada aparição nos quadrinhos (até ganhar sua própria série solo) ia sendo melhor desenvolvido com novos integrantes (sempre baseados nos personagens da DC). Os "Vingadores" conheceram o "esquadrão" durante uma viagem à realidade da Terra-712 (ou "Terra-S"), uma dimensão paralela à Terra-616 (lar dos heróis Marvel tradicionais). Sempre é bom lembrar que o "esquadrão" possui várias versões alternativas de diferentes realidades e existe pelo menos uma meia-dúzia delas circulando pela cronologia Marvel (até mesmo uma variante "zumbi" em uma mini-série inédita por aqui). Entre seus integrantes temos: "Hypérion" (Superman), "Falcão Noturno" (Batman), "Princesa do Poder" (Mulher-Maravilha), "Dr. Espectro" (Lanterna Verde), "Rouxinol" (Canário Negro), "Tufão" (Flash), e por aí vai (é divertido ir catando as "referências" em cada personagem, rs)!    

O encadernado da Panini (com bela capa de Alex Ross) traz a principal série da equipe, que foi parcialmente publicada no Brasil (somente os 5 primeiros números) na revista: "Gibi Marvel Force" nº 2, 4, 6, 8 (capa acima, com a "Rouxinol") e 10 - Pela Editora Globo no início dos anos 90. O resto da saga permanecia inédita por aqui e é um material muito bom pra quem curte HQs oitentistas com um nível mais adulto e fora dos padrões convencionais (a falta de caráter e atitudes questionáveis e nada altruístas de alguns integrantes da equipe, dão o tom certo pra isso). Pra quem se interessar em buscar MAIS histórias do "esquadrão", recomendo a "CHM - Vingadores 8" (capa acima, com a "Saga da Coroa da Serpente") e a participação deles nos nº 5-6 e "Anual 98" da fase dos "Vingadores" de Kurt Busiek & George Pérez (publicada na coleção Salvat em 3 Vol. que compilava essa fase completa). Além, é claro da versão 18+ que saía na revista "Marvel MAX" (que começou com o nome de: "Poder Supremo" e depois passou a se chamar: "Esquadrão Supremo" - capa acima)! Recomendo (pra fãs da Marvel E DC, rs)!
 

Até+ 

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: https://submundo-hq.blogspot.com/2022/03/o-esquadrao-supremo-liga-da-justica-da.html

Charges/Cartuns! ★ N°178.801 a N°178.900